Como Fazer o Passaporte – Informações

  


Esse artigo foi escrito para retirar todas as dúvidas sobre como tirar o passaporte. Além de informar, quais são os países que a sua apresentação não é necessária para passar por suas fronteiras.

Passaporte:

O passaporte é um documento que identifica e comprova a nacionalidade do seu portador, perante as autoridades das outras nações. O documento possibilita a entrada e saída de outros países por portos, aeroportos ou vias de acesso internacional.

Alguns países possuem acordos regionais ou bilaterais e o uso do documento é dispensado para cruzar as suas fronteiras. Um exemplo disso é o acordo que o Brasil possui com alguns países da América Latina. É aceita a entrada de brasileiros sem passaporte nos países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela), nos países da Comunidade Andina (Bolívia, Peru, Equador e Colômbia) e no Chile.

Veja também:  Lugares mais Visitados de Natal (RN)

Passo a passo para tirar ou renovar o Passaporte:

Para tirar ou renovar o passaporte, preencha a ficha de emissão no site da Delegacia de Polícia Federal (www.dpf.gov.br). Caso surjam dúvidas no preenchimento do formulário, ligue para 194.

Após o preenchimento dos seus dados, será emitida a Guia de Recolhimento da União (GRU). A qual deve ser paga, respeitando sua data de vencimento. O valor atual é de R$ 156,07.




Com a GRU paga, agende o seu atendimento no site www.dpf.gov.br.

No dia agendado compareça a Polícia Federal munido dos seguintes documentos originais:

  • RG.
  • CPF.
  • Carteira de Reservista (apenas para solicitantes do sexo masculino).
  • Titulo de Eleitor.
  • Certidão de Naturalização (nos casos de pessoas naturalizadas brasileiras).
  • Comprovante bancário de pagamento da GRU.
  • Passaporte comum ou de emergência. (Quando houver).
  • Não é necessário levar fotografia, pois será retirada no local.
Veja também:  Dicas na hora de Alugar Casa Para Passar as Férias

Após a entrega dos documentos, o seu pedido pode ser consultado através do site da DPF (/www.dpf.gov.br). Quando o documento estiver pronto, será informado ao dono o dia e a hora para a retirada do passaporte.

No dia da entrega do documento é necessário que o próprio solicitante compareça a Delegacia de Polícia Federal, no horário agendado, com RG e o recibo assinado.

Espero que este artigo tenha sanado todas as suas dúvidas sobre como emitir o passaporte.

Por Aline de Oliveira






26 comentários em “Como Fazer o Passaporte – Informações

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *