Dicas de Passeios Gratuitos em Belém (PA)

  


Confira aqui algumas dicas de passeios gratuitos em Belém (PA).

O estado do Pará está localizado na região Norte do Brasil e faz fronteira com 6 (seis) estados brasileiros. Quatro estados da sua região (Amapá, Amazonas, Roraima e Tocantins), o estado de Mato Grosso na região Centro-Oeste e Maranhão no Nordeste. A sua capital é a cidade "Belém", que também é conhecida como "Belém do Pará", e segundo o IBGE, possui aproximadamente 1,5 milhões de habitantes.

Um dos pontos turísticos mais importante do estado é o Mercado do Ver-o-Peso. Tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o mercado é considerado a maior feira ao ar livre da América Latina e o mercado público mais antigo do país, ele foi inaugurado em 1901. Hoje existe uma grande variedade de produtos comercializados no mercado, como carnes, peixes, frutas, verduras, legumes e muitas ervas, seja dentro dele ou na sua área externa. Ele está localizado na Av. Boulevard Castilho França, no bairro Cidade Velha e a sua entrada é gratuita todos os dias, das 6 às 18 horas.

Veja também:  Passeios em Miami - Dicas do Que Fazer na Cidade

Mais um ponto turístico gratuito e que está no mesmo bairro do mercado é o "Mangal das Garças". Diariamente, às 10 horas, é feita a soltura de borboletas, já que ali existem um borboletário com 1350 m² e é considerado como o maior da América do Sul. Uma torre com 47 metros de altura também é aberta ao público, com uma plataforma com vista 360° da cidade de Belém. Com um total de 40 mil m², este parque abriga mais de 50 (cinquenta) espécies de aves.

O "Complexo Turístico Feliz Lusitânia" abriga o Forte do Presépio (com vista para a baía do Guajará), a Casa das 11 Janelas (ambos com entrada gratuita às terças-feiras), a Catedral Metropolitana de Belém, que foi inaugurada em 1771 e é conhecida por ter os seus 10 (dez) altares revestidos de mármore, e a igreja de Santo Alexandre. Está localizada na Praça Dom Frei Caetano Brandão, nº 117.

Veja também:  Turismo Boituva SP - Paraquedismo e Passeio de Balão

A Estação das Docas está localizada na frente da baia do Guajará e está dentro de três armazéns de ferro inglês do século XIX. Com um total de 32 mil m², este espaço possui bares, restaurantes, feiras de artesanato e uma área de lazer que tem até música ao vivo.




A Basílica Santuário de Nazaré foi construída no século XIX e é o ponto final da romaria do Círio de Nazaré, que acontece todo segundo domingo de outubro. Ela possui um estilo neoclássico com mais de 50 vitrais franceses , 36 colunas de granito italiano e a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, original em madeira que foi encontrada ali no século 18. Está localizada na Av. Nazaré nº 1300.

Encerrando as seis dicas de passeios, porém não a menos importante, o Espaço São José Liberto é um centro cultural que funciona dentro do Presídio São José, que foi desativado em 1998. Além do quartzo rosa de 2 metros de altura e com 8 toneladas que encontramos no Jardim da Liberdade, o turista ainda encontra o Museu de Gemas (com trabalhos primitivos), espaço para shows, um centro de artesanato e urnas funerárias de 2500 anos.

Veja também:  Turismo em Lisboa Portugal - Dicas de Passeios

Belém possui o Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira e o Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans (Júlio Cezar Ribeiro). Venha conhecer esta capital e o seu povo simpático, seja na área urbana ou em uma das suas 39 ilhas.

Por: Fernando Dias






Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *