Dicas de Passeios Gratuitos em Belém (PA)



Confira aqui algumas dicas de passeios gratuitos em Belém (PA).

O estado do Pará está localizado na região Norte do Brasil e faz fronteira com 6 (seis) estados brasileiros. Quatro estados da sua região (Amapá, Amazonas, Roraima e Tocantins), o estado de Mato Grosso na região Centro-Oeste e Maranhão no Nordeste. A sua capital é a cidade "Belém", que também é conhecida como "Belém do Pará", e segundo o IBGE, possui aproximadamente 1,5 milhões de habitantes.

Um dos pontos turísticos mais importante do estado é o Mercado do Ver-o-Peso. Tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o mercado é considerado a maior feira ao ar livre da América Latina e o mercado público mais antigo do país, ele foi inaugurado em 1901. Hoje existe uma grande variedade de produtos comercializados no mercado, como carnes, peixes, frutas, verduras, legumes e muitas ervas, seja dentro dele ou na sua área externa. Ele está localizado na Av. Boulevard Castilho França, no bairro Cidade Velha e a sua entrada é gratuita todos os dias, das 6 às 18 horas.

Veja também:  Turismo na França - Dicas de Passeios Gratuitos


Mais um ponto turístico gratuito e que está no mesmo bairro do mercado é o "Mangal das Garças". Diariamente, às 10 horas, é feita a soltura de borboletas, já que ali existem um borboletário com 1350 m² e é considerado como o maior da América do Sul. Uma torre com 47 metros de altura também é aberta ao público, com uma plataforma com vista 360° da cidade de Belém. Com um total de 40 mil m², este parque abriga mais de 50 (cinquenta) espécies de aves.

O "Complexo Turístico Feliz Lusitânia" abriga o Forte do Presépio (com vista para a baía do Guajará), a Casa das 11 Janelas (ambos com entrada gratuita às terças-feiras), a Catedral Metropolitana de Belém, que foi inaugurada em 1771 e é conhecida por ter os seus 10 (dez) altares revestidos de mármore, e a igreja de Santo Alexandre. Está localizada na Praça Dom Frei Caetano Brandão, nº 117.

Veja também:  Passeios em Nova York - Dicas dos Melhores Lugares para se Conhecer

A Estação das Docas está localizada na frente da baia do Guajará e está dentro de três armazéns de ferro inglês do século XIX. Com um total de 32 mil m², este espaço possui bares, restaurantes, feiras de artesanato e uma área de lazer que tem até música ao vivo.



A Basílica Santuário de Nazaré foi construída no século XIX e é o ponto final da romaria do Círio de Nazaré, que acontece todo segundo domingo de outubro. Ela possui um estilo neoclássico com mais de 50 vitrais franceses , 36 colunas de granito italiano e a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, original em madeira que foi encontrada ali no século 18. Está localizada na Av. Nazaré nº 1300.

Veja também:  Turismo Belém (PA) - Mercado Ver-O-Peso

Encerrando as seis dicas de passeios, porém não a menos importante, o Espaço São José Liberto é um centro cultural que funciona dentro do Presídio São José, que foi desativado em 1998. Além do quartzo rosa de 2 metros de altura e com 8 toneladas que encontramos no Jardim da Liberdade, o turista ainda encontra o Museu de Gemas (com trabalhos primitivos), espaço para shows, um centro de artesanato e urnas funerárias de 2500 anos.

Belém possui o Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira e o Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans (Júlio Cezar Ribeiro). Venha conhecer esta capital e o seu povo simpático, seja na área urbana ou em uma das suas 39 ilhas.

Por: Fernando Dias



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *