Dólar em alta: dicas para economizar na viagem

Realizar um sonho: meta de vida da maior parte das pessoas. Pode ser comprar um carro, ter a casa própria, conseguir uma vaga na faculdade ou fazer uma viagem para o exterior. Todos essse sonhos demandam muito planejamento e persistência para conseguir alcançá-los. Atualmente, viajar para um outro país tem se tornado algo complicado devido ao câmbio.

A busca pelo destino ideal, a realização de um roteiro, a contratação da agência de viagens, todas estas tarefas demandam tempo e muito empenho, no entanto, nada tem sido mais difícil nestes últimos tempos do que tentar ajustar a sua verba destinada para a viagem de acordo com o câmbio da moeda americana.

O dólar chegou ao topo na última semana, batendo os R$ 3,00, isso perturbou o sessego de quem pensava empreender férias tranquilas. Se você estava pensando em desistir perante esta situação ou adiar a viagem até que o câmbio fique equilibrado novamente, não tome nenhuma decisão precipitada.

Veja também:  Informações sobre o Turismo Social

Infelizmente, pela situação econômica do país atualmente e pela imagem do Brasil sob os olhos dos países influentes, a condição do dólar deverá permanecer a mesma durante um bom tempo. 

Mesmo que a previsão não seja muito boa e que o câmbio real/dólar não seja muito favorável, não vale a pena você desistir de conhecer uma nova cultura, por isso, serão abordadas algumas dicas para que você possa desfrutar da viagem.

A primeira atitude a tomar é comparar as taxas das casas de câmbio. Não troque o seu dinheiro no primeiro local que achar. Averigue e especule em vários lugar. 

Outra questão é não utilize o cartão de crédito para operações em outros países. Normalmente, o IOF é bem mais alto para comprar com essa forma de pagamento. Prefira pagar as suas compras com dinheiro vivo. Ainda sobre o cartão de crédito, verifique se ele possui seguro viagem, se ele tiver, ótimo, voce não precisará contratar este servico.

Veja também:  Brasil Secreto - Nova Série da National Geographic sobre o Pantanal


Os cupons de desconto são aliados na hora de uma viagem internacional. Procure por estes em sites como dealcatcher.com ou em aplicativos como o SnipSnap.

Não perca tempo à toa! Monte o orçamento usando sites comparadores de preços como o Voopter (voopter.com.br/?fl=true). Estes tipos de páginas são ótimos para quem está procurando passagens aéreas e hospedagem.

No que se refere à hospedagem, você pode optar por formas alternativas, como alugar quartos em casa de família, hostels que aceitem trabalho em troca de alojamento, entre outras. Os sites Airbnb, Worldpackers, WWOOF, Couchsurfing, são ótimos para achar estas formas de abrigo.

Por último, e não menos importante, é conversar com outras pessoas que tenham viajado para o mesmo destino. Pergunte sobre a experiência, sobre dicas de lugares mais em conta para visitar, entre outras questões que você tenha curiosidade em saber.

Veja também:  Grande Buraco Azul de Belize

Por Melina Menezes

Foto: divulgação





1 comentário em “Dólar em alta: dicas para economizar na viagem

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *