Força do turismo religioso no Brasil

  


Setor tem grande importância na movimentação da economia brasileira

O Brasil é conhecido por sua religiosidade e já na década de 70 o "turismo religioso" começou a ganhar força, já que o país é de grandes extensões e cada estado conta com suas tradições, culturas e atrativos religiosos.

À medida que o país melhorava sua infraestrutura e suas estradas, cresciam as viagens com destino aos principais centros religiosos e este mercado não parou mais de crescer.

A OMT – Organização Mundial de Turismo – estima que o mercado do turismo religioso movimenta anualmente, mais de US$ 3,5 trilhões e o Brasil é responsável por boa parte deste mercado. Por aqui, mais de 10 milhões de pessoas estão envolvidas diretamente neste setor que chega a movimentar quase 4% da economia nacional.

Veja também:  Ibirapuera está na lista dos parques mais belos do mundo

No Brasil o turismo se divide em vários setores, como o turismo rural, turismo de lazer, da terceira idade, entre outros, mas o turismo religioso tem sido um dos que mais vem crescendo e ele engloba as viagens para os retiros, as peregrinações, as romarias, os eventos religiosos em datas comemorativas, o turismo aos espaços sagrados e tem as festas religiosas que atraem milhões de turistas para este mercado.

O brasileiro tem o desejo de conhecer os lugares onde as pessoas vivenciam uma experiência maior da fé, lugares onde ocorreram milagres, aparições ou simplesmente onde há eventos religiosos que se tornaram tradições.

Só no ano passado, mais de 17,7 milhões de brasileiros movimentaram este setor, que é o do turismo religioso e para 2015 espera-se um número ainda maior, mesmo diante da crise, pois no caso da religiosidade as pessoas não se importam de gastar, pois veem isso como uma necessidade, um desejo, algo que lhes deixará em paz espiritualmente.

Veja também:  Melhores Pontos Turísticos de Brasília (DF)



Os principais destinos no Brasil do turismo religioso são:

– Trindade em Goiás, Romaria do Padre Cícero em Juazeiro do Norte, Círio de Nazaré em Belém, Basílica de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida, entre muitos outros.

Os eventos religiosos não são apenas aqueles voltados para a religião católica, muito pelo contrário. Em Goiás, por exemplo, há um grande número de eventos evangélicos, orientais, espíritas e muitos outros e estes eventos, católicos e de muitas outras religiões, acontecem por todo o território nacional.

O turismo religioso tem contribuído cada vez mais para o crescimento da economia, além de gerar milhares de postos de trabalho e abrir oportunidade para o empreendedorismo e tantos profissionais autônomos que tiram o sustento de suas famílias deste mercado.

Veja também:  Faturamento das franquias de turismo aumentou no Brasil

Por Russel

Turismo religioso no Brasil

Foto: Divulgação






Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *