Malharias e Porcelanas são Atrações Turísticas em Monte Sião (MG)

  


Distante apenas 18 quilômetros de Águas de Lindóia, Monte Sião tem quase a totalidade de sua população empregada direta ou indiretamente na indústria de malhas (clique em http://www.portalmontesiao.com.br/malharias.htm e acesse uma lista das melhores malharias e confecções de Monte Sião) .

As malharias familiares tecem anualmente milhares de peças que são vendidas em dezenas de lojas do centro da cidade. A cidade ostenta um título um tanto incomum: é o maior consumidor per capita de máquinas de tricô do mundo!




Outro produto em destaque é a porcelana branca com flores azuis: a única fábrica localiza-se na cidade e a produção é completamente artesanal. Atualmente a linha de cores foi ampliada: a louça já existe nas tonalidades verde/branca e marrom/branca, mas a produção ainda mantém sua característica mais importante: as peças são pintadas à mão, conferindo exclusividade a cada peça, já que não existe uma peça igual a outra.

Veja também:  Monte Verde (MG) - Turismo de Inverno

A tonalidade azul é obtida através de uma reação do dióxido de cobalto com a fumaça da lenha usada no cozimento das peças. Exatamente do mesmo jeito que na China medieval.

Créditos: Cris Keller






Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *