Perda do Passaporte ou Bagagem – O Que Fazer?





Saiba aqui o que fazer caso perca o passaporte ou bagagem em sua viagem.

Para quem passar o ano todo contando as horas para a chegada das férias, este pode ser o momento ideal para aquele descanso merecido ou para fazer aquela viagem dos sonhos e que há tanto tempo você esta se planejando.

Se você passou o ano todo juntando o seu suado dinheirinho, fez todo tipo de economia para comprar roupas, malas, comprou as passagens e já vem pagando parcelado, mesmo ante se embarcar, fez reserva de hotel, traçou o seu roteiro de viagem, gastou com despesas de passaporte e com vistos de entrada em outros países, nada mais merecido que se acomodar e relaxar merecidamente na poltrona do avião rumo ao seu paraíso de descanso tão sonhado.

Tudo perfeito sim, meu amigo! Mas saiba que este perfeito "céu" pode se transformar em um verdadeiro ‘inferno’ caso alguns dos imprevistos mais comuns possam vir a atormentá-lo durante a sua tão merecida férias.

Veja também:  Como Morar no Chile - Tipos de Visto e Documentos Necessários

Não estamos falando dos terríveis atrasos de voos ou das chatas conexões que fazem todo o viajante perder horas merecidas de seu descanso anual nas salas dos aeroportos.

Imagina você em plena viagem, depois de embarcar e chegar no seu destino e perder a sua bagagem ou perder o seu passaporte em terras estrangeiras e não poder nem sair do aeroporto que você acabou de desembarcar? Ou não poder voltar para o seu país sem esta documentação tão importante?

Perda de bagagem

Esta é uma verdadeira ´dor de cabeça´em todos os casos. Diante da constatação do fato, a única coisa que cabe ao passageiro fazer é procurar imediatamente o balcão da empresa aérea para comunicar o fato. É bom não esquecer o ticket que comprova que você fez o check-in ao chegar ao aeroporto.

Veja também:  Turismo Cervejeiro - Roteiros no Brasil




Saiba ainda que caso a sua bagagem seja encontrada, a empresa deverá remetê-la direto para sua casa. Caso contrário, o passageiro tem direito a uma indenização que gira em torno de R$ 500,00.

Cadê o meu passaporte???

Se você passar por esta situação, não hesite. A primeira providência é procurar a primeira delegacia ou unidade de polícia mais próxima e registre um boletim de ocorrência por perda ou extravio.

Logo a seguir, procure imediatamente um escritório do consulado ou embaixada brasileira e de posse do seu boletim de ocorrência, solicite uma autorização de retorno ao Brasil. Para isto, você deve apresentar também um documento pessoal de identificação que comprove a sua nacionalidade brasileira.

Caso você não tenha algum documento no momento, será preciso duas testemunhas que atestem a sua nacionalidade.

Veja também:  Japão - Como Tirar o Visto de Turista?

Para quem vai viajar, um conselho: leve sempre o seu RG ou documento que comprove a sua nacionalidade como a certidão de nascimento. Afinal, é sempre bom prevenir contra qualquer imprevisto deste tipo.

Emmanoel Gomes



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *