Tamanho de Sapato e Tênis Europa x Brasil

  


Conheça as numerações no continente europeu e saiba como fazer a conversão pro tamanho brasileiro.

Esse assunto geralmente não é pensado. A gente planeja a viagem toda bonitinha para a Europa, pensa nas roupas e sapatos maravilhosos que podemos comprar em Paris e em Milão, por exemplo, mas se esquece de algo crucial: as númerações de vestimentas e calçados são diferentes em diversas partes do mundo!

Pensando nisso, resolvemos preparar esse texto, para que você não se perca ao comprar sapatos na Europa. O número que você usa no Brasil pode ser achado de acordo com a correspondência do que isso simboliza nas terras européias, bem como em outros pontos diferenciados do globo como os EUA, a China e até mesmo o Reino Unido, que apesar de fazer parte da Europa, nem sempre utiliza o mesmo padrão de numeração. Vamos lá? Confira!

Primeiro, vamos falar sobre os tamanhos do Brasil. No Brasil, a maioria dos sapatos vão do número 34 até o 42, no caso de formas adultas. Outra forma de saber qual é seu número de calçado é baseando na quantidade de centímetros que seus pés tem. Vamos aos valores:

Veja também:  Melhores Bares de Brasília (DF)

O número 34 brasileiro é para um pé de aproximadamente 23,5 centímetros; Segue as outras numerações brasileiras com seus respectivos tamanhos em centímetros:

  • 35 = 23,8;
  • 36 = 24,5;
  • 37 = 25,1;
  • 38 = 25,4;
  • 39 = 25,7;
  • 40 = 26,0;
  • 41 = 26, 6.

Como podemos perceber, a maioria dos tamanhos tem diferença de 3 cm de um para o outro. Vale lembrar que as formas e formatos das marcas de calçados podem variar, portanto, essa é apenas uma base referencial.

Agora vamos aos números de calçados europeus:

  • 34 no Brasil = 36 na Europa;
  • 35 no Brasil = 37 na Europa;
  • 36 no Brasil = 38 na Europa;
  • 37 no Brasil = 39 na Europa;
  • 38 no Brasil = 40 na Europa;
  • 39 no Brasil = 41 na Europa;
  • 40 no Brasil = 42 na Europa;
  • 41 no Brasil = 43 na Europa.
Veja também:  Destino da Viagem - Objetivo e Foco



Levando em consideração os centímetros e também a numeração usada em território nacional, é possível prever qual será a sua numeração quando chegar às lojas européias, assim, você não ficará perdido na hora de provar e pedir seus tão preciosos sapatos internacionais!

Sempre que experimentar um sapato, observe que há 3 numerações geralmente: uma do Brasil, uma da Europa e uma dos Estados Unidos, nominados como BRA, EUR e EUA, respectivamente, no solado ou na parte de dentro do sapato. É bom observar também essa informação, já que é possível se situar através dela!

O padrão europeu e brasileiro usa numerações maiores, enquanto nos EUA, a numeração começa em 6 para 34 brasileiro (e 36 europeu) e vai aumentando 0,5 ou 1 para cada numeração que sobe (ou seja, 6 para 34; 6,5 para 35; 7,5 para 36; 7,5 para 37 e assim por diante, seguindo no número europeu: 36,37,38 e 38, respetivamente.

Veja também:  Inglaterra é o terceiro país na preferência dos brasileiros

Vale a pena carregar uma tabela consigo caso não tenha decorado direitinho como fazer a conversão. No caso de esquecimento, dê aquela olhadinha no seu sapato atual e procure a numeração maior discriminada como EUR na sola. Vale lembrar que com um bom inglês, é possível se comunicar tranquilamente com as vendedoras, que serão bem prestativas para te orientar.

E agora que você já está pronto para comprar sapatos na Europa, onde é a próxima parada? Não se esqueça de compartilhar conosco suas experiências de compras, seja no continente europeu ou em qualquer outro lugar onde a numeração é diferente, através dos nosso comentários!

David Ferreira






Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *