Turismo Cervejeiro – Roteiros no Brasil



  

A cerveja existe e é consumida desde a Antiguidade, mas nos dias de hoje ela tem despertado cada vez mais o gosto e a curiosidade de seus consumidores. Embora sua composição seja quase sempre a mesma, as variações de sabor que são causadas por simples alterações, como a adição de trigo, ou de aromas cítricos, ou até mesmo uma maior, ou menor, quantidade de malte, ou o tipo de fermentação, são inúmeras e fazem com que a cada dia as pessoas se interessem mais por essa bebida.

A apreciação da cerveja tem ganhado espaço no Brasil, há cada vez mais lugares em que se pode degustar bebidas de diversas nacionalidades, além disso, é cada vez maior o número de cervejarias artesanais no país.

Veja também:  Melhores destinos para curtir o Carnaval 2015

Com o crescente número de apreciadores e curiosos o turismo brasileiro passou a se interessar pelos “tours cervejeiros”, que já são bastante comuns na Europa e nos Estados Unidos, mas que aqui no Brasil ficavam restritos a tours para apreciação de vinhos.

Os roteiros incluem, normalmente, visita a fábricas, bares, lojas e restaurantes com a companhia de um especialista. Os pacotes disponíveis no Brasil levam o turista à  Morretes, no Paraná, a Blumenau (SC), ao interior de São Paulo e a Minas Gerais, além de novos percursos que devem ficar ativos até o final do ano, como no Pantanal (MS) e Bento Gonçalves (RS).




As visitas às fábricas ocorrem sempre com a presença de um profissional que entende da produção da cerveja e explica cada passo. O turista ainda tem a oportunidade de experimentar a cerveja diretamente do tanque, com os sabores dos ingredientes ainda bastante apurados.

Veja também:  Cruzeiros Marítimos - Submarino Viagens disponibiliza roteiros da nova temporada 2011

Os preços variam de R$180 a R$1.100, mas diferenciam-se por alguns oferecerem estadia e outros serem somente a diária.

Por Joana Junqueira borges






Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *