No mês de julho começam as férias em todo o Brasil e para aproveitá-las, nada melhor do que visitar o Ceará, pois várias regiões do Estado oferecem muitas oportunidades de divertimento durante todo o mês.

Confira abaixo algumas atrações.

Todos os finais de semana de julho, haverá shows de Música Popular Brasileira, desde as mais clássicas ao pop, nos 32 municípios cearenses, entre eles, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Crato, Barbalha, Maranguape e Caucaia. Os shows serão gratuitos e terão início sempre às 20h. Além de Gilberto Gil, outros cantores e bandas marcarão presença, como Vanessa da Mata, Roberta Sá, Cidade Negra, Jorge Benjor e Seu Jorge.

Outra ótima atração para quem pretende visitar o Ceará, é o Fortal 2012, que estará em sua 20ª edição, e que traz o slogan: "A maior folia faz 20. É alegria multiplicada por 20". Serão 4 dias de folia e agitação.

Além destas atrações, há também as praias da capital e interior, que são as atrações permanentes mais escolhidas por turistas.

Quem pretende ir a Fortaleza (CE), pode encontrar bons preços de passagens no site da CVC Turismo.

Por Monique Mota


No dia 20 de julho passado a cidade turística de Cananéia, litoral sul de São Paulo, recebeu o prêmio Top de Turismo da Revista Turismo Brasil.

A solenidade teve a participação do prefeito da cidade Adriano Cesar Dias, do secretário de turismo do Estado, Márcio França e do governador Geraldo Alckmin.

Cananéia agora faz parte dos 66 municípios do Estado que estão preparados para receber o turista, oferecendo um leque de atrativos turísticos.

Os pontos turísticos da cidade estão divididos em 3 blocos: a própria ilha de Cananéia, o Parque Estadual da Ilha do Cardoso e a área continental de Cananéia.

Alguns pontos que todo turista não pode deixar de conhecer são:

– Centro Histórico de Cananéia: Centro de Exposições, conjunto de casarios históricos, obelisco e canhões na Praça Martim Afonso, Igreja São João Batista;

– Baía dos Golfinhos: Ao atravessar de balsa ou passear de barco, você pode avistar o boto-cinza, que encontrou em Cananéia o habitat ideal para sobreviver;

– Cachoeiras: Cachoeira do Mandira, Cachoeira do Pitu, Cachoeira do Encantado, Cachoeira Rio das Minas;

– Circuito de Turismo Rural na Agricultura Familiar de Cananéia: A comunidade local oferece produtos agroecológicos e comida caseira de alta qualidade e sabor delicioso;

– Parque Estadual Ilha do Cardoso: Para chegar à ilha, somente de barco (que são alugados), incluindo monitores ambientais que na verdade parecem professores da  natureza. Na ilha encontram-se 6 comunidades, duas delas mais desenvolvidas, o Núcleo Perequê, e a comunidade de Maruja. Nesta ilha, há uma conscientização muito definida e clara sobre conservação do meio ambiente, por isso o turista deve ir preparado neste mesmo espírito.

Por Dorcas Rosicler

Fonte: Cananeiatur


Aysén é uma região chilena que vem ganhando cada vez mais atenção dos turistas, onde massas de gelo se estendem para todos os lados em parques nacionais e criam paisagens impressionantes.

Em uma extensão de 120 quilômetros estão os Campos de Gelo do Norte que além da bela paisagem oferecem diversos tipos de passeios, como: navegar, pescar, praticar trekking ou montanhismo e destacam-se o Monte San Valentin e a Laguna San Rafael.

Já os Campos de Gelo do Sul, que são a terceira maior extensão de gelo no mundo, com 17 mil quilômetros quadrados e, passa pelas regiões de Aysén e Magallanes, também pertence à Argentina. É um território com quase 50 glaciares divididos entre os dois países e é protegido por parques nacionais. Nessa região é possível realizar passeios por mar ou lagos, caminhadas sobre o gelo, além de cavalgadas.

Aysén está no sul do continente americano e situa-se na região patagônica. Seu visual é incrível, existem vulcões, cordilheiras e lagos de águas verdes. É uma região de pesca e atrai diversos tipos de turistas. Para informações sobre pacotes, acesse www.recorreaysen.cl ou www.exploreaysen.com.

Por Danielle Vieira


Situada no sul da ItáliaNápoles é a terceira cidade mais populosa do país e também um dos principais destinos turísticos. A mistura dos diversos povos que fizeram a história de Nápoles contribui para que sua cultura seja muito intensa e permaneça presente em diversos elementos, tornando-a uma cidade única e cheia de personalidade.

Uma das partes principais do patrimônio histórico e cultural de Nápoles fica na região de Spaccanapoli, com suas incríveis construções. Outro grande monumento de Nápoles que não deve deixar de ser visitado é a Cappela de SanSevero, famosa por suas belíssimas estátuas. Já o Museu Arqueológico Nacional de Nápoles é ideal para quem gosta de história e arte.

Nápoles é perfeita para ser visitada durante o verão, quando suas belas paisagens a beira mar viram ponto de encontro de turistas e moradores. Nas regiões nobres como a Santa Lucia e a Riviera de Chiaia, a brisa do mar cria um clima bastante agradável, tornando as ruas, repletas de lojas e luxuosos hotéis, bastante arejadas. Isso sem falar na beleza do mar do Golfo de Nápoles.

Por Juliete Lunkes


Bordeaux está situada no sudoeste da França e é famosa mundialmente pela sua produção de vinhos.  A cidade é cortada pelo rio Garonnentes e em 2007 foi classificada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, que reconheceu o incrível conjunto urbano que ela representa.

Bordeaux é sede de uma das maiores áreas metropolitanas do litoral europeu, e após anos de negligência, a cidade foi revitalizada e tornou-se e um dos destinos turísticos mais procurados da França.

Entre as inúmeras atrações turísticas da cidade, o que não pode deixar de ser visitado é a praça das Quinconces, a mais larga praça da Europa. O antigo Bordeaux com seus cafés e lojas de artesanato, as basílicas, o cais e suas belas fachadas e o Triangle bordelais também são parte essencial de uma visita a Bordeaux.

Por Juliete Lunkes


Não muito explorada por turistas brasileiros durante o verão europeu, a cidade de La Coruña está localizada na costa noroeste da Espanha e possui um dos mais importantes portos da Europa.

O município histórico banhado pelo Oceano Atlântico revela belezas naturais e principalmente arquitetônicas. A principal atração turística de La Coruña é sem dúvidas a Cidade Velha. Lá são encontradas importantes construções religiosas como a Igreja de Santiago, a Colegiata de Santa María do Campo, que possui um  museu de Arte Sacra, e também o Convento de San Domingos. O clima bucólico da Cidade velha dá um charme ainda maior às pequenas praças repletas de árvores que cercam o local.

Outro lugar que não pode deixar de ser visitado em La Coruña é a Praça de María Pita, localizada bem no meio da cidade. Construída no ano de 1860, a praça é o principal ponto de encontro dos moradores e turistas. É lá onde se encontra o edifício do conselho, que possui a maior coleção de relógios da Europa. Para a viagem ficar completa, uma passada pelo antigo farol que orienta os navios em uma das costas mais perigosas do mundo, também é essencial.

Por Juliete Lunkes


Com a chegada do verão europeu o turismo nas cidades costeiras começa a ficar mais agitado. Na costa espanhola, cidades como Valência são o destino favorito de turistas do mundo todo. A capital da Espanha reserva inúmeras atrações para todos os gostos e estados de espírito, desde seus belos monumentos arquitetônicos, como a vanguardista Cidade das Ciências e das Artes, até a exuberante natureza de seus parques e jardins, que deram à cidade o título de cidade das flores, além, é claro, das belezas do Mar Mediterrâneo e dos rios Turia e Júcar.

Cidade das Ciências e das Artes é uma estrutura composta pelo Museu das Ciências, pelo Palácio das Artes, por um planetário e ainda um Museu Oceanográfico. E para quem não dispensa um agito, não pode deixar de participar da noite de Valência, que começa com o pôr do sol e só termina com o nascer dele. A melhor região para a diversão noturna é o bairro universitário, onde se encontra a maior opção de baladas e bares, desde os mais elegantes e sofisticados até os mais alternativos e undergrounds.

Por Juliete Lunkes


Desbravar a  África e visitar seus principais destinos turísticos não é uma tarefa fácil, as opções são extremamente variadas, e existem lugares fascinantes que são pouco conhecidos e explorados por turistas brasileiros.

Tunes, a capital da Tunísia, faz parte desse grupo. Situada no norte do país, a capital tunisiana é uma das mais antigas cidades do mundo. A cidade é banhada pelo Mar Mediterrâneo, ou seja, possui paisagens paradisíacas e praias de água limpa e areia clara. Na região de medina é possível ter uma visão do lado mais antigo de Tunes, são inúmeros monumentos, mesquitas e escolas islâmicas que ajudam a construir a historia da cidade.

Mas há também a parte moderna, chamada Ville Nouvelle, que inicia a partir do Portão do Mar e é cortada pela Avenida Bourguiba, repleta de belos edifícios coloniais contrastados com estruturas menores. A cidade é repleta de cafés, a grande maioria voltada para os turistas que visitam a cidade. Nos bairros, eles costumam ser mais simples e com preços mais baixos, mas quanto mais perto da praia se chega, cafés mais luxuosos vão fazendo parte da paisagem.

Por Juliete Lunkes


A quarta maior cidade da Escócia, Dundee, está entre os destinos ideais para quem prefere viajar para a Europa durante o verão. Situada na costa leste escocesa, Dundee é banhada pelo encontro entre o rio Tay e o Mar do Norte.

A cidade mistura uma incrível beleza natural aos antigos prédios de arquitetura impecável, além de possuir uma cultura intensa e uma vida noturna agitada. A universidade de Dundee faz com que a cidade tenha um espírito jovem, com ótimos pubs que lotam a qualquer hora do dia.

A principal atração turística e cultural de Dundee é o Castelo de Broughty, construído na foz do rio Tay em 1496, onde atualmente funciona um museu. O Observatório de Mills, o McManus Galeria de Arte e Museu e seus inúmeros parques e jardins também são algumas das atrações que devem ser visitadas em Dundee.

Por Juliete Lunkes


O País de Gales nunca foi considerado um destino turístico certeiro para os brasileiros, que quando o assunto é Europa já resumem suas viagens em países como Inglaterra, França, Itália e Espanha. Mas Gales é capaz de surpreender com seus atrativos turísticos, que valem a visita tanto no gelado inverno quanto no verão.

No noroeste do país, há a inspiradora ilha de Anglesey, um pequeno vilarejo com clima bucólico e paisagens de encher os olhos. Mas apesar de pequena e pouco conhecida por turistas fora da Europa, a cidade possui uma ótima infraestrutura para receber seus visitantes, com ruas bem cuidadas e uma variada opção de bons hotéis e restaurantes.

A cidade é excelente para a prática de esportes náuticos, mas há também opções de passeios mais culturais, como uma visita à igreja de Santa Dwynwen, uma volta pela Ponte de Menai, construída em 1823, e um passeio até o belíssimo castelo de Caernarfon. É em uma das praias da ilha de Anglesey que está localizada a base da Força Aérea britânica em que o príncipe Willian serve.

Por Juliete Lunkes

Fonte: Extra


Pouco explorada por turistas brasileiros, que quando pensam em Reino Unido de cara já cogitam a Inglaterra, a Irlanda do Norte oferece uma variedade incrível de cenários, história e cultura.

Belfast, a capital e maior cidade do país, é um dos melhores destinos para quem gosta de unir diversão e cultura, principalmente durante o verão, quando o sol que ainda brilha às 23 horas é um convite para sair da cama. A cidade possui dezenas de pubs que ficam lotados principalmente de jovens a qualquer hora do dia, sempre bebendo a clássica cerveja Guinness. Os edifícios vitorianos de Belfast impressionam por sua beleza arquitetônica, um dos mais fascinantes é o edifício Scottish Provident, um típico representante da arquitetura vitoriana de Belfast.

A cidade possui excelentes hotéis, dos mais variados estilos e para todos os bolsos. Há desde os mais modernos, como o Madison's Hotel e o Malone Lodge, com seu estilo vitoriano, e também os albergues, como o Vagabonds e o City Backpacker, muito procurados por jovens.

Por Juliete Lunkes


Quando o outono dá as caras por aqui, anunciando que logo logo os dias frios virão, na Inglaterra a situação é outra. A temporada de sol, os dias mais longos e ensolarados começam a atrair os turistas para sua imensa gama de atrativos.

Na região Oeste da Inglaterra reinam soberanos os condados de Somerset, Devon e Cornualles, e ainda a bela cidade de Bristol. Nessa região, que fica próxima ao Sul de Gales, as praias são a grande atração durante os dias quentes e ensolarados. A vida social e econômica agitada de Bristol, que é o ponto de embarque e desembarque de transatlânticos, faz com que a cidade tenha incontáveis opções de lazer e diversão.

Bristol possui ainda uma cultura pulsante, através de suas igrejas, como a de St. Stephens, de suas mansões datadas do século 17, o Blaise Castle House Museum and Estate, a Aldeia de Blaise, uma coleção de casinhas com telhado de palha construídas no século 19 e a belíssima ponte Clifton Suspension Bridge.

As opções de hospedagem na cidade também são muito variadas, e vão desde luxuosos hotéis em forma de castelo, como o Thornbury Castle, até albergues com preços super acessíveis.

Por  Juliete Lunkes


Gramado não é só conhecido pelo Festival de Cinema, mas também pelas gostosuras do chocolate. Várias lojas oferecem uma variedade dessa guloseima pra lá de tentadora.

No inverno a cidade fica charmosa, ótima para casais que podem desfrutar de um jantar romântico com direito a lareira.

A herança de italianos e alemães deixada na cidade é vista nos museus, parques temáticos e algumas propriedades rurais abertas à visitação de turistas, a degustação nesses passeios é obrigatória! Normalmente é servido salame, queijo, vinhos, linguiças que são produtos típicos da região.

Alguns atrativos em Gramado merecem ser visitados, tais como: o Harley Motor Show, que é uma mistura de museu com bar, com motos clássicas espalhadas e sofás de couro, sendo uma decoração extremamente exuberante ao som do Elvis Presley.

O Mini Mundo é um parque temático da Dinamarca, com castelos, casas e ferrovias. Ainda citando parque temático, outro que merece uma visita é o Mundo Encantado, também é em miniatura, porém a diferença é que este mostra a herança de Gramado, dos imigrantes italianos e alemães.

O Museu Hollywood Dream Cars, é uma amostra de carros antigos. Em Gramado também tem um museu da cera, chamado de Dreamland Museu de Cera.

Entre os dias 07 e 24 de abril acontece o evento Chocofest, que conta com a Casa do Coelho, a Rua Encantada e desfiles.

Por Viviane Lima


A Turquia fica com o “pezinho” entre a Grécia e a Roma, isso porque ela se localiza entre o Oriente e o Ocidente. Seu território já foi conhecido como Tróia e teve como capital Constantinopla, devido a essa belíssima história é rica em castelos, mesquitas, igrejas e palácios.

Sua capital é Istambul e é uma cidade fascinante, que o viajante jamais esquecerá, é a cidade de “Mil e uma Noites”. Sua paisagem é composta por cúpulas, minaretes, o Palácio de Topkapi, as ilhas dos Príncipes, a ponte Gálata, e muitos outros monumentos e locais históricos. Esta é uma cidade que formou o berço da civilização européia!

Istambul atualmente é a cidade das compras, e está empenhada em se tornar umas das maiores cidades do mundo em relação a isso. Ainda neste ano será lançado um evento denominado Shopping Fest, esse evento ocorrerá durante 40 dias e será um dos maiores no requisito da moda. A data prevista é 18 de março a 22 de abril.

Os hotéis já estão quase todos lotados para o grande evento e também devido ao feriado da Páscoa. O Ministério do Turismo está preparando vários outros eventos locais, isso tudo para atrair ainda mais turistas para a cidade.

Um roteiro para seguir é visitar a Mesquita Azul, a cisterna Yerebatan, o Palácio Topkapi, o mercado perto da Santa Sofia, ir à Torre Gálata, conhecer o mercado de especiarias o Misir Çarsisi, o Palácio Dolmabahçe (é considerado um dos mais bonitos, pois foi residência de sutãos), fazer um cruzeiro no Bósforo da onde dá para ver o Palácio Beylerbeyl, fazendo esse passeio de cruzeiro você irá deparar com um restaurante chamado “O Pescador” onde pode saborear um belíssimo prato de frutos do mar, ir a Capadócia e visitar igrejas por onde passaram os primeiros cristãos do Oriente.

A companhia aérea é a Turkish Airlines e os hotéis sugeridos são: Erguvan, Star Holiday Hotel, Túnel Residence, Tria Hotel e Amisos Hotel.

Por Viviane Lima


Para quem nunca ouviu falar, Úmbria é uma região localizada na Itália e é conhecida como “o coração verde da Itália”, esse nome é devido aos seus campos verdes e o ar puro.

A região não tem fronteira com o mar, seus atrativos ficam por conta da natureza, a cultura e a história. Suas ruas são de calçadas irregulares, possui muitas escadarias e ladeiras.

Sua história surge no fim da Idade Média, desde então passou por várias mudanças culturais; nas igrejas encontram-se obras de Pinturicchio, aliás, a cidade é um verdadeiro museu ao céu aberto, pois pode-se encontrar várias obras de artistas espalhadas por vários lugares, como por exemplo, na praça que há algumas fontes assinadas por Giovanni Pisano, Andréa Pisano e Giotto.

As principais cidades são Perugia e Assis, sendo que a capital de Úmbria é Perugia e é conhecida pelos seus chocolates e pelo Arco Etrusco. O ideal é passear a pé pela cidade e apreciar suas construções rústicas, como por exemplo, a Fontana Maggiore.

Outra atração é a Basílica de Assis, localizada em Assis, construída para o santo São Francisco em 1228, logo depois de sua morte. Essa cidade também possui algumas fontes, igrejas e construções só encontradas por lá!

Aproveite também os vinhos, as trufas e a gastronomia da região. Uma boa pedida é a carne de porco, pois os animais são tratados a base de castanhas.

Contato de algumas agências que fazem pacotes:

– CTC: 11 – 3875-5666;

– New line: 11 – 3526-2524;

– Raidho: 11 – 3383-1200;

– Vivere: 11 – 3124-7100.

Por Viviane Lima


Em Paris há muito que se ver e fazer. Certamente os principais atrativos turísticos são: 

Torre Eiffel onde a visita é praticamente obrigatória, mas o turista tem que estar preparado para enfrentar filas. Os dias mais recomendados para subir a torre são as segundas e terças-feiras logo de manhã, às 9h.

O melhor é pegar o elevador, aproveitar para tirar muitas fotos e lá de cima apreciar a vista que é simplesmente magnífica. Os preços variam de 3,50 (Euros) a 9,90 (Euros). A página oficial dela é: www.tour-eiffel.fr.

A Catedral de Notre Dame também tem um dia melhor para visitar, domingo na missa das 17h:30 é possível ouvir o som do órgão de 7.800 tubos, um som certamente muito belo.

    O Arco do Triunfo pode ser visto por fora e também por dentro, há um museu ao soldado desconhecido, lá uma chama é acesa todos os dias às 18h:30 e a iluminação vinda dela é muito bonita.

Recomenda-se andar em Paris a pé, contemplar a beleza do rio Senna ou então usar o metrô que é bem eficiente e leva a diversos lugares.

Por Karin Földes


O Abismo Anhumas, localizado a 22km da cidade de Bonito (MS), compõe-se de uma fenda numa rocha, que leva a uma admirável caverna com um lago de águas límpidas, sendo que nas paredes da fenda pode-se praticar um rapel de 72 metros de altura.

Para realizar o rapel, é obrigatório realizar um treinamento antes de se iniciar a decida e, para mergulhar no lago de maneira autônoma, é preciso ter credencial; no lago também é possível flutuar, para observar toda beleza deste refúgio subterrâneo.

De acordo com a administração do local, a descida de rapel de 72 metros equivale a um prédio com 30 andares, enquanto a área da caverna equivale a um campo de futebol e o mergulho no lago (que possui 80 metros de profundidade) pode chegar a 18 metros de profundidade.

O limite máximo de visitas diárias ao Abismo é de 16 pessoas, portanto é interessante reservar a expedição com antecedência; além disso, um dia antes do passeio, a equipe do Anhumas realiza um  treinamento na sede da empresa, no centro de Bonito.

Para outros detalhes consulte o site www.abismoanhumas.com.br.

Por Laura Skws


Ver a Estátua da Liberdade de perto ou passear pelo Central Park parece coisa de cinema? Agora, a Submarino Viagens vai realizar o seu sonho: por apenas R$1.627,47 por pessoa, você pode passar seis dias inteiros em Nova Iorque. Há muito o que se ver e o se fazer nessa metrópole, principalmente compras: são eletrônicos, roupas, perfumes, tudo bem mais barato que no Brasil.

O pacote oferece voos pela Delta, com saída no dia 4 de maio de Guarulhos e volta no dia 8 do mesmo mês. A estadia é no New York Inn, no centro da cidade, próximo ao famoso Time Square e é cercado por teatros da Broadway, além de muitas danceterias, lojas e restaurantes.

Para ter uma visão panorâmica da cidade, suba no Empire State Building, onde o King Kong já esteve, e terá uma vista inesquecível, típica de filmes de Hollywood. Aproveite a oportunidade de se fazer feliz!

Informações e reservas pelo site www.submarinoviagens.com.br.

Por Flávia Yoshitani


Para aqueles que adoram o clima do sul do Brasil, a cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, a cerca de 140 km de distância de Porto Alegre, é uma ótima opção de viagem.

A cidade, que foi colonizada por europeus, recebe visitantes durante todo o ano, mas principalmente no inverno, quando a cidade fica ainda mais charmosa. Canela é muito conhecida por sua gastronomia que tem um requinte todo especial.

Mas a cidade oferece ainda diversas atrações: o Alambique Flor do Vale, que produz cachaça artesanal, oferece, além de toda a beleza de seu parque, restaurante e visitação à produção da bebida. Para os que gostam de aventura uma visita ao Alpen Park é indispensável, pois oferece diversas atividades de aventura com toda a segurança. Já o Parque Caracol é procurado por aqueles que querem um passeio tranquilo de teleférico pela belíssima paisagem.

Para ter informações completas sobre a cidade, suas atrações e hospedagem, acesse o site: www.canela.rs.gov.br.

Por Tamara Fonseca


Que tal ser recebido por homens vestidos com roupas de tradição local em uma cerimônia de boas-vindas? E, além disso, desfrutar de uma paisagem belíssima com praias, costumes diferentes e muita diversão?

Toda essa receptividade está à espera dos turistas que desejam conhecer o mais novo centro turístico entre os países que estão redescobrindo sua própria cultura e uma nova forma de liberdade: o Timor-Leste.

Dili é a capital da República Democrática do Timor-Leste, país que em 1999 conquistou sua independência de Portugal e da Indonésia. Para os brasileiros uma vantagem: uma das línguas oficiais do Timor é o português.

A cidade ainda está investindo em infraestrutura para receber os visitantes, mas vale a pena conhecer seus pontos fortes, como a Ilha de Atauro. O site timor-leste.gov.tl conta a história e traz imagens fotográficas e audiovisuais do novo país.

Por R. Tesch


Camurupim é uma palavra que tem vários significados, tais como: o Rio Camurupim; uma aldeia indígena; um povoado perto da cidade de Pilar (AL); um peixe ou uma linda praia localizada no estado do Rio Grande do Norte.

A praia fica a 35 km de Natal e é ideal para crianças, com mar calmo, sem ondas. Com dunas e enseadas, a praia é para quem gosta de caminhar tranquilamente. O movimento fica por conta dos buggys que perambulam nas areias cristalinas.

Possui algumas atrações, como parques aquáticos: o Parque dos Tubarões e o Pontal Parque Aquático. As maravilhas da natureza também têm sua participação em atrativos, como a Pedra Oca, que é uma gruta de formação rochosa somente visível na maré baixa, e a outra é a Lagoa de Arituba, que fica cercada por dunas formando uma paisagem de tirar o fôlego.

O local também conta com estrutura de ótimos restaurantes e hotéis. O mais novo hotel construído foi Travel Inn, é classificado como resort, porém o único inconveniente está sendo a falta de turistas na região, por se tratar de um local novo e por ser um pouco distante de Natal, o hotel está com planos de colocar vans para os hóspedes não se sentirem tão isolados.

Por Viviane Lima


O Balneário Camboriú (SC) é considerado um dos maiores pólos turísticos brasileiro, anualmente recebe milhares de turistas, principalmente os nossos vizinhos argentinos.

Não tem uma época específica para o turismo, pois até no inverno há atrações ou lugares para conhecer. O mais famoso de todos é o Parque do Beto Carrero, que fica a 37km do balneário.

Outros lugares interessantes para conhecer são: Cristo Luz, Parque Unipraias, Ilha das Cabras, Interpraias, Morro do Careca, Molhe da Barra Sul, Zoológico, Parque Ecológico, Ponte Pênsil, Capela Santo Amaro e o Centro de Cultura.

Quem vai para Camboriú quer curtir também a praia. E as melhores para serem conhecidas são: Estaleirinho, Estaleiro, Pinho, Taquaras, Taquarinhas, Laranjeiras, Central e Buraco.

Com toda uma infraestrutura completa de lojas, supermercados, restaurantes, shoppings, casas noturnas e passeios de barco, a cidade ganha um brilho ainda maior por investir em qualidade de vida e está entre as melhores cidades do país em desenvolvimento humano.

Por Viviane Lima


Poços de Caldas faz parte do Circuito das Águas, famosa pelas suas fontes de águas curadoras, faz jus ao seu nome, pois Caldas significa “águas quentes”, a cidadezinha de Minas é bem apreciada aos olhos dos visitantes.

E o que mais tem na cidade é fonte: Fonte Santa Terezinha, Fonte Santana, Fonte Martinico do Prado, Fonte da Vila Cruz, Fonte Luminosa, Fonte Antônio Rubbo, Fonte Vereador Eduardo Prada, Fonte Pedro Botelho, Fonte dos Macacos, Fonte dos Amores, Fonte do Monjolinho e Fonte das Rosas.

Poços de Caldas também conta com atrativos diversos como o teleférico, um Cristo Redentor, igrejas, um kartódromo, campo de golfe, ciclovia, parque aquático, praças e parques. Dentre os parques o mais famoso é o Parque José Affonso Junqueira, onde era a antiga biblioteca. Atualmente o visitante aprecia a bela arquitetura do prédio tomando um cafezinho estilo mineiro e claro o delicioso pão de queijo.

Para aquelas mulheres que adoram e não abre mão de sair da cidade de mãos vazias, Poços é excelente para compras, desde artesanato, cristais, sabonetes artesanais e doces caseiros! Há locais próprios para as feiras de artesanatos, como por exemplo, a Feira de Artesanato Véu das Noivas, o Mercado Municipal, e uma feira da Fepasa.

Além de tantos atrativos e pontos turísticos a pequena cidade também possui diversos eventos anuais.

Por Viviane Lima


Será a sede das Olimpíadas em 2016, sendo assim a capital espanhola já está se preparando para receber os turistas. Foram construídos 12 hotéis no ano de 2008, depois em 2009 mais 3 e está para sair mais 35 este ano.

A cidade tem estrutura para receber 80 feiras anuais, em média chega a 42 mil pessoas. Madrid possui também 21 espaços para exposições, 106 museus e 104 centros culturais. Para atender toda uma demanda turística, você pode contar com mais de cinco mil restaurantes, e poderá realizar um passeio no Mercado de San Miguel onde pode degustar vinhos e outros produtos. Mas, não é só no Mercado que você poderá degustar os vinhos, Madrid conta com 39 adegas e possui roteiros para conhecê-las.

É uma cidade que dá boas opções de compras, pois andando pelas ruas você pode se deparar com estabelecimentos antigos e lojas de grifes famosas.

Para os amantes do futebol, o estádio do Real Madrid, o Santiago Bernabéu, possui uma estrutura que conta com quatro restaurantes e alguns museus.

A vida noturna de Madrid também é bem agitada e não vai deixar nenhum “baladeiro” na mão. Você pode encontrar diversão nos 33 mil pubs, bares e nightclubs espalhados pela cidade.

Caso você aprecie, também tem as touradas, porém creio que este não é mais o foco de atração turística devido a tanta polêmica.

Mas para você que está pensando em viajar por lá, fique esperto com a Siesta (ela existe mesmo, não é lenda!), o pessoal dorme depois do almoço, o horário normal dos estabelecimentos é das 8h30 às 13h depois das 17h às 20h, há museus que funcionam somente nos finais de semana. Outro fator importante são os feriados, na Espanha eles comemoram seus padroeiros e a cidade literalmente fecha durante uns dez dias.

Por Viviane Lima


Paraty é um paraíso ecológico que fica no sul do Estado do Rio de Janeiro. Cidade histórica, área de reserva florestal e dezenas de praias que podem ser visitadas de forma especial em passeios de escuna ou baleeiras (barcos de pesca adaptados para turismo) são algumas de suas características.

Em Paraty e nos arredores o visitante pode surfar na praia do Cepilho, em Trindade, mergulhar em diversos pontos do litoral, acompanhando o ir e vir dos peixes, tomar a melhor cachaça da cidade, à beira mar, no Alambique Maria Izabel. Enfim, opções para quem gosta do contato com a água e dos benefícios que ela pode trazer.

Os passeios de escuna duram, aproximadamente, cinco horas. São feitas de três a quatro paradas por dia e os barcos têm serviço de bordo. Já as baleeiras podem ser alugadas por quem prefere fazer um roteiro diferente dos previstos nos passeios de escuna.

Os sites www.paraty.tur.br e www.paraty.com.br podem ajudar nas escolhas. 

Por R. Tesch


Gravatá é uma cidade com apenas 67mil habitantes, e uma das riquezas localizadas perto de Pernambuco.

Por incrível que pareça tem um clima agradável, e se você estiver em Recife também dá para aproveitar um passeio na cidade, pois a distância é de 85 km, e tem muitas atrações turísticas como cachoeiras, grutas e várias trilhas. Abaixo trazemos alguns pontos turísticos da região:

Alto do Cruzeiro – local onde tem o Cristo Rei;

Palácio Joaquim Didier – é a Prefeitura de Gravatá, o edifício tem estilo português;

Igreja Matriz de Sant’Ana;

Pólo Moveleiro – a principal economia da cidade são os móveis, sendo assim esse local é onde se concentra os fabricantes;

Estação do Artesão – centro de exposição de artesanatos;

Memorial de Gravatá – era uma cadeia pública, mas agora é um museu;

Feira Livre – é uma feira que vende frutas, verduras, artesanato, etc.

Além desses pontos turísticos, também pode-se aproveitar as redondezas da cidade, como as cachoeiras e banhos em açudes, piscinas naturais, serras e algumas fazendas históricas que possuem plantações de fumo.

Vale  apena para quem quer fazer uma viagem para o Nordeste e ter uma opção a mais além de praias e axé!

Por Viviane Lima


A região de Busan fica localizada na Coréia do Sul. Além de ser o maior porto da Coréia, também é um importante centro industrial, comercial e cultural (depois de Seul).

O seu principal atrativo é o mercado de peixes vivos, tradicional desde 1865, que é praticamente um mar inteiro, com mariscos, lulas, polvos, e muitas outras espécies (vivas ou mortas). O mercado se chama Jagalchi e além da variedade de animais marinhos outra curiosidade é a forma como são expostos, uns são arrumados em cestas ou pratos lembrando um buffet de flores, outros (vivos) ficam em bacias e os vendedores ficam “regando” com água (isso quer dizer que o mercado é também um lago).

Outra atração turística é conhecer o Aquário de Busan, onde as criaturas vivem em harmonia plena; água-viva, camarões, tubarões, entre outros. Outro passeio legal é o barco indoor.

A praia Haenduae, é turística e temos outra peculiaridade coreana, os nativos não usam saídas de banho, somente os turistas, isso porque é um costume local. Mas isso não tira o charme da região, com areia branca, muitos templos e o parque Fuknoka.

O cartão-postal da cidade é um edifício redondo, chamado Nurimaru APEC House. O local recebe vários eventos e fica aberto para os curiosos. Dependendo do ângulo da onde se tira a foto, pode-se pegar uma paisagem diferente, como por exemplo, a ponte suspensa Gwangan Grand, que tem 7,4 quilômetros de comprimento.

Outros lugares interessantes são: o Cemitério das Nações Unidas, o calçadão Kwangbok e a torre de Busan (com 120 metros de altura).

Por Viviane Lima


Conhecida também como Wan Li Chang Cheng e originalmente construída para afastar estrangeiros, a Grande Muralha da China atualmente atrai milhares de turistas que buscam conhecer o monumento que demorou cerca de 2.000 anos para ser concluído.

Com 6.000 km de extensão, esse monumento que dizem  que pode ser visto da Lua, contou com o trabalho de cerca de 1.000.000 de pessoas, dentre eles prisioneiros, soldados e camponeses.

Atualmente, o local mal consegue alocar a imensidão de visitantes e vendedores ambulantes. O melhor horário para visitar o monumento é no final da tarde, quando grande parte dos turistas já foram embora.

O trecho que mais atrai visitantes é um trecho restaurado que fica em Badaling e tem 1,6 km de extensão. Hoje somente um terço da construção original ainda permanece erguida.

Por Michelle Dantas


Viajando pela Suécia, o turista tem a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre a história dos vikings. Um país com lembranças medievais e uma capital, Estocolmo, conhecida como a Capital dos prêmios Nobel. É um país de primeiro mundo com uma organização incrível.

A Suécia é repleta de montanhas e lagos praticamente desertos. Estocolmo é cheio de museus interessantes e lindos jardins.

Abaixo estão algumas dicas de passeios:

Elevador Jatarina: ir ao topo para beber um drinque e aproveitar a vista sobre o parque de Djurgarden e sobre a baía de Riddarfjarden;

– Ir visitar o navio Vasa: com mais de 380 anos, o Vasa é uma parte da história dos vikings no país. O Vasa está no museu Vasamuseet;

– Visitar o Palácio Real e o Stadshuset, o prédio da prefeitura de Estocolmo;

– Passar um dia no Kungstradgarden, o jardim mais antigo da cidade;

– Passar um dia no parque de diversões Tivoli: programa ideal para as crianças e adolescentes.

Por Fernanda T. Sodré


Genebra é um importante centro de diplomacia do mundo, é conhecida como a “Capital da PAZ”, onde inúmeras convenções de diversas organizações internacionais são realizadas. Também é uma das mais importantes capitais financeiras do mundo, e tem orgulho de estar classificada entre as cidades com a maior qualidade de vida  do mundo.

Um dos mais exuberantes pontos turísticos e cartões postais da cidade é o famoso Lago de Genebra, o Lac Lèman,  com uma ampla área onde acontecem feiras e muitas atividades, além da fonte Jet d’Eau com jatos de água  no meio do lago.

Há na cidade ainda vários Museus importantes, entre eles destaca-se o Musée d’Art Moderne et Contemporain, com suas fantásticas esculturas, o Museu de Arte Natural, o Museu Etnográfico e o Museu Internacional do Automóvel.

Também em Genebra o visitante pode visitar a exuberante Catedral St. Pierre com arquitetura em estilo Gótico e Romano, e deliciar-se com os mais  famosos chocolates do mundo.

Por Silvane Romero


A capital da Suíça, Berna, conta com uma população de pouco mais de 200 mil habitantes e apesar de não ser um forte destino turístico para os brasileiros, a cidade reserva muitas belezas e inúmeros atrativos.

Berna é cortada pelo rio Aaree e seu imenso e belo patrimônio medieval, que travessou séculos, fez com que a cidade fizesse parte do Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO. Berna é uma cidade bastante tranquila e silenciosa, perfeita para quem busca, além da cultura, também o merecido descanso.

O mais interessante em Berna é curtir um passeio a pé pelas ruelas do seu centro histórico, onde estão as belíssimas e muito bem preservadas construções seculares. No centro da cidade as antigas fontes de água são uma atração a parte. Uma das mais interessantes e também a mais assustadora é a Kindlifresser, um monstro que come criancinhas.

A Catedral de Berna é outro belíssimo atrativo. Construída no século 15, a Catedral possui uma torre de onde se tem uma visão panorâmica da cidade. Próximo a Catedral está o famoso relógio construído em 1530, que a cada hora exibe figuras diferentes.

Por Juliete Lunkes

Fonte: Eco Viagem


A cidade de Santa Maria foi criada a partir de acampamentos militares, o que originou o nome da principal e mais extensa avenida da cidade, (do acampamento). Localizada no centro do estado do Rio Grande do Sul, Santa Maria é  intensa com muitas Universidades, incluindo uma das maiores do Brasil a UFSM.

Um passeio pela cidade é revelador expressado no multiculturalismo de influência portuguesa, espanhola e alemã que se reflete na diversidade da gastronomia local, seja em cantinas tradicionais ou em sofisticados restaurantes.

Entre as atratividades turistica a Vila Belga  com sua arquitetura eclética, a Catedral Diocesana em arte barroca e neoclássica, o Theatro Treze de Maio, também em estilo neoclássico e que recentemente foi restaurado, é palco de importantes apresentações culturais, a Basílica N. Sra. Medianeira um  dos maiores Santuario  do Brasil, o Museu Gama d'Eça, o Planetário, e muitos outros atrativos que encantam os visitantes.

Santa Maria é reconhecida como a cidade da Cultura, com uma expressiva feira de livros,encontros multiculturais, e outros eventos regionais.

Por Silvane Romero


Rio Pardo é um antigos municípios do estado do Rio Grande do Sul, esta localizado às margens do Rio Jacuí, cerca de 190 quilômetros da capital Porto Alegre.

Possui um valoroso patrimônio arquitetônico histórico Luso Açoriano, destacando-se a casa que hospedou D.Pedro II e Conde D’Eu (1865) e o Solar do Almirante Alexandrino de Alencar (1790), entre tantos outros prédios expressivos de grande valor  cultural.

A cidade também tem várias igrejas repletas de história, como a Igreja Matriz com altares Barroco, além do Museu de Arte Sacra, o Santuário de São Nicolau, cuja a construção da capela  foi realizada por Missionários.

A famosa Rua da Ladeira, calçada em estilo da Via Ápia Romana,  foi a primeira rua calçada do estado (1813), e também a Ponte de Arcos Romanos (1848).

A cidade é acolhedora e simpática com muitas opções de passeio. Na Associação de Artesanatos encontra-se preciosos souveniers em madeiras, escamas de peixe e materiais reciclados. Na Associação dos Sonhos, encontra-se preciosas iguaria  sonhos doces e salgados.

Por Silvane Romero


O município catarinense de Indaial possui variadas atrações naturais e históricas. A forte influencia colonial, pode ser vista através das inúmeras casas de estilo enxaimel, entre elas está a Sociedade de Atiradores Warnow, fundada em 1879. Deixada de herança pelos imigrantes alemães, entre os sócios da Warnow estava D. Pedro II. Outra antiga e belíssima construção da cidade é a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, construída em estilo romântico em 1904.

Um dos lugares mais visitados em Indaial é o Vale do Encanto. Com águas cristalinas, pedras e quedas, o ribeirão conta com boa infra-estrutura para turistas. Sobre ele está a belíssima ponte de madeira de estilo enxaimel. A ponte dos Arcos é outra atração do município. Construída em 1926, foi a primeira ponde de concreto erguida sobre o Rio Itajaí-Açu.

Já para quem gosta de esportes e quer um pouco de lazer e contato com a natureza, uma boa dica é visitar o Parque Municipal Ribeirão das Pedras. São 708 mil metros quadrados onde se encontra pista de MotoCross, de mountain bike, além de uma lagoa, camping e complexo esportivo.

Por Juliete Lunkes

Fonte: Santur Prefeitura Municipal


Localizada a sete quilômetros de Gramado, no Rio Grande do Sul, a cidade de Canela mais parece um cenário daqueles filmes de contos de fadas infantis. Ao passear pelo centro, pode-se contemplar as casas que parecem de bonecas, com cortinas coloridas e bonecos de pano.

E é no mês de junho que Canela abriga o Festival Internacional de Teatro de Bonecos, com apresentações em diversos pontos da cidade. Já no Natal, o Sonho de Natal é mais um atrativo, onde Canela ganha uma decoração toda especial. Outro atrativo são as reservas naturais, onde no caminho pode-se parar no Castelinho Caracol, para desfrutar do apfelstrudel, uma torta de maçã servida com sorvete ou creme de nata, tendo ainda chocolate quente ou chá de maçã como acompanhamento.

Já as crianças podem curtir o Mundo a Vapor, onde os processos industriais são representados em miniaturas.

Por Márcia V. L. Galvão


Um dos lugares mais atrativos na capital do Rio de Janeiro é o Aterro do Flamengo, uma área com 1.200.000 metros quadrados que, no centro da cidade, reúne praias, jardins e complexo poli-esportivo.

Com paisagismo de Burle Marx, por entre as árvores é possível andar de bicicleta, pedalinho ou fazer uma caminhada. Há pistas de skate e patinação, quadras de vôlei, basquete, futebol. A Praia do Flamengo, apesar de água imprópria para banho, tem vista privilegiada para o Pão de Açúcar e a paisagem alcança a Baía de Guanabara até a Praia de Icaraí, na cidade de Niterói.

Junto ao Aterro do Flamengo é também onde se aprecia as embarcações particulares estacionadas na Marina da Glória e o Monumento aos Pracinhas. Aliás, abaixo da bela escultura se situa o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, com ativa programação de exposições, cinema e variadas atividades artísticas. O Aterro se limita ao sul com as areias da Praia de Botafogo.

Por Karina Gonçalves





CONTINUE NAVEGANDO: