Guia para quem pretende viajar para Ilha Comprida (SP).

Uma Reserva da Biosfera (segundo a UNESCO) e Área de Proteção Ambiental (APA) desde 1987, Ilha Comprida está localizada a 210 km da capital, São Paulo.

Com quase 75km de praias belas e quase desertas, além de mangues, sítios arqueológicos, dunas, povoados, e natureza exuberante, é considerada um verdadeiro paraíso escondido na terra.

Possui uma população de pouco mais de 10.000 habitantes (IBGE-2014) e uma história rica, que inclui o fato de, possivelmente, ter sido a primeira cidade a ser inaugurada pelos portugueses; fato, esse, jamais comprovado, segundo seus moradores, exclusivamente por falta de documentos que atestem o fato.

Abaixo, segue uma lista com os principais pontos turísticos e locais a serem visitados por quem pretende viajar até a paradisíaca cidade de Ilha Comprida.

Boqueirão do Norte:

Considerada o “point” da Ilha Comprida, a praia do Boqueirão do Norte é recomendada apenas para quem gosta de agito.

Lá é realizado anualmente um disputado Festival de Inverno, shows de Blues e Jazz, eventos esportivos; além de lá encontrar-se os principais restaurantes, bares e zona comercial da ilha.

Praia das Pedrinhas:

A Praia das Pedrinhas é um lugar quase isolado, com uma pequena vila de pescadores, dunas, golfinhos, natureza quase intocada, águas agitadas, além de uma razoável infraestrutura que deve ser conhecida por quem pretende viajar para Ilha Comprida.

Fica a 60 minutos do Boqueirão do Norte, próxima à cidade de Cananeia, em um dos extremos da ilha.

Praia do Boqueirão do Sul:

Ideal para ser visitada no verão, já que no outono é invadida pelas temíveis águas-vivas, destaca-se pela sua imensidão e por ser um lugar semisselvagem localizado ao sul da Ilha Comprida.

Suas águas são limpas, tranquilas, porém não possui infraestrutura; o que obriga os visitantes a se deslocarem até a cidade de Cananeia (que não fica muito longe).

Museu Municipal de Cananeia:

Ao viajar para Ilha Comprida, não custa conhecer esse espaço modesto, simples, mas onde está registrado o passado da região.

Por R$ 3,00 o visitante irá admirar telas repletas de fotografias do passado, objetos, utensílios de pesca; além do seu grande destaque: um imenso tubarão branco empalhado (com cerca de 5,30 metros de comprimento), que seria o segundo maior do planeta.

Clube de Canoagem de Cananeia:

Para quem prefere uma aventura diferente, vale a pena conhecer esse clube onde o visitante terá o auxílio de um instrutor e equipamento profissional, para a prática da canoagem e do chamado stand up paddle.

É o lugar preferido para quem pretende praticar atividades físicas, tendo a natureza como pano de fundo.

Praia Ponta da Praia:

Já essa praia é uma das várias existentes em Ilha Comprida, onde o visitante estará cercado pela natureza, águas tranquilas e limpas, rios; além do sossego típico de uma praia quase deserta.

As principais curiosidades do lugar são suas casas em ruínas devido à ação do mar; além da possibilidade, se tiver muita sorte, de encontrar os famosos lobos-guarás.

Praia de Viareggio:

A Praia de Viareggio também não deve deixar de ser uma das opções para quem vai viajar para Ilha Comprida.

Fica entre a Praia das Pedrinhas e a Praia da Ponta do Sul e também é praticamente deserta.

Possui uma natureza quase intocada, águas tranquilas e limpas, praia bastante extensa, um dos mais belos visuais da ilha; além de repleta de golfinhos, baleias e demais animais silvestres.

Por Vivaldo Pereira da Silva


Você quer conhecer praias incríveis? Então faça as malas e vá para o Arquipélago de Abrolhos, que fica localidado a cerca de 75 quilômetros da costa da Bahia.

Em Abrolhos, o turista pode fazer mergulhos em grutas e naufrágios e se encantar com as mais de 160 espécies de molucos, peixes e crustáceos.

A maior ilha de Abrolhos, a Ilha Santa Bárbara, é a única com moradores e possui uma relíquia, o gigantesco farol de navegação. Já a Ilha Siriba, é a única em que se permitem a visita de turistas e o seu desembarque. Você vai ficar maravilhado com toda a beleza natural que Abrolhos reserva para as suas férias!

Por Layal Antanios


Quem não teve a fantasia de visitar uma ilha paradisíaca, com água para todos os lados, sem se preocupar com nada. Apenas diversão o tempo todo, além de mergulhos incríveis, rodeado apenas de natureza e pessoas como você, em busca de algo mais.

Pensando nisso, foi criada uma lista com 10 ilhas, baseada na preferência de turistas que foram para esses lugares, que cresce cada vez mais.

Cada uma possui uma peculiaridade, seja na beleza ou em sua riqueza histórica. São elas: Jamaica, Chipre, Malta, Bermudas, Ilha de Páscoa, Galápagos, Maui, Ilha Vancouver, Cozumel e Seychelles.

Fonte: Portal Terra

Por Fabrício Fuzimoto


Essa é para que é ou se acha VIP. A Ilha do Cavaco, também conhecida como Ilha da Fantasia, situada na Baía da Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro,recebe até 18 hospedes, com diárias  a partir de 10 mil Euros.

Se você souber a cotação do Euro, é só fazer a conversão em Reais.Se for um privilegiado, você vai desfrutar de uma estrutura completa na Ilha,para seu conforto: piscinas,quadras de esportes, heliponto e uma equipe de 7 pessoas para servi-lo, incluindo segurança particular. É ou não é para VIPS.

Tem mais um detalhe: O proprietário da Ilha faz questão de aprovar as pessoas que podem se hospedar lá. Se você tem poder aquisitivo, pode reunir até 18 pessoas e pagar os euros do aluguel, acesse o site www.tmbtours.com.br/ e Bom Divertimento Mas não esqueça que é o proprietário que vai escolher.

Salete Dias


O que esperar de um lugar que tem mais de 2000 praias, e mais de 300 ilhas, com tudo de bom que um turista pode querer? Então espere o melhor e este lugar maravilhoso é Angra dos Reis. Localizada no Rio de Janeiro, Angra dos Reis tem um dos mais belos paraísos aquáticos do Brasil e uma estrutura ótima para receber pessoas de todas as idades.

Os passeios vão desde uma simples caminhada, entre trilhas que levam a praias privativas e quase sempre desertas, até passeios em iates que levam os turistas de uma ilha pra a outra. Entre os passeios, vale mergulhar com os peixes super coloridos, aproveitar o comércio local, o artesanato e a culinária, além de aproveitar a vida noturna que é bem badalada. Ou seja, nas próximas férias venha conhecer esse paraíso bem perto do Rio de Janeiro.

Por Susan Mélany


Quem nunca pensou em conhecer esta ilha paradisíaca chamada Bora Bora? Localizada há 240 Km do Taiti, a ilha é visitada por turistas do mundo inteiro. A principal atração do lugar são as piscinas naturais, formadas pelas águas calmas e limpas que rodeiam Bora Bora.

Outra coisa que chama atenção na ilha são as cabanas construídas sob as águas, chamadas de over-the-water bungalow, este tipo de habitação tornou-se comum em toda laguna. E não é só na água que está a beleza do lugar; em terra firme pode-se passear pela ilha e conhecer os canhões deixados pelos americanos durante a Segunda Guerra Mundial.

Quanto aos turistas, nem é preciso fazer pesquisa para comprovar que a maioria dos visitantes é constituída por casais. Para todo lugar que você olha vê casais trocando carícias, em plena lua-de-mel. Também, não poderia ser diferente, num lugar tão afrodisíaco como Bora Bora.


Se você acha que o paraíso não existe e que o mundo não tem mais jeito, precisa conhecer Fernando de Noronha.

Com muito verde e águas que passam de azul para verde e que permitem conhecer um outro mundo, o mundo das águas. Para a prática de mergulho, o lugar é perfeito. Na verdade, o lugar é perfeito para qualquer coisa, até para ficar sentado, sem fazer nada, apenas admirando tudo a sua volta.

Uma das praias mais bonitas e que vale a pena ser visitada é a Baia dos Porcos. Rodeada por pedras e cheia de peixinhos coloridos, a extensão quase não tem areia.

Realmente, Américo Vespúcio, o italiano que explorou a ilha pela primeira vez, tinha razão… Sem dúvidas, Fernando de Noronha é um paraíso.

Por Larissa Nalin





CONTINUE NAVEGANDO: