Turismo em Fernando de Noronha (PE)
Confira as dicas de turismo em Fernando de Noronha, em Pernambuco.
A famosa ilha fica no estado de Pernambuco, a quase 550 quilômetros da capital, Recife. Conhecidas por suas belezas naturais, águas cristalinas, que variam o tom de azul, entre verde esmeralda e azul turquesa e areia dourada, além de deslumbrante vida marinha, corais, formações, rochosas e matas.
Por se tratar de um arquipélago, o acesso a Fernando de Noronha se dá apenas por meio de avião ou navio. Dentre as principais atrações do arquipélago, estão as praias do Sancho, do Leão e dos Porcos, que são três das dez ilhas mais bonitas do Brasil. Além das belíssimas praias, Fernando de Noronha conta com piscinas naturais, ganhando destaque a do Atalaia. O lugar conta ainda com seus cartões postais: morro dos Dois Irmãos e morro do Pico. O ecoturismo é muitíssimo explorado na região, que disponibiliza atividades como mergulho (com instrutor), surf, trilhas, passeios de bicicleta, passeios de buggy e de barco. Além dos corais e peixes, o arquipélago também conta com observação de golfinhos e nado com tartarugas.
Onde ir:
Preparamos uma lista para vocês que se interessam nas maravilhas de Fernando de Noronha, para que nenhum passeio falte na sua visita:
Praias da Cacimba do Padre, Baía dos Porcos e do Sancho:
Trata-se dos mais bonitos do arquipélago, tanto em terra, quanto submarino. Apesar do difícil acesso das últimas duas, vale totalmente a pena quando nos deparamos com a beleza de mergulhar em águas transparentes e cheias de peixes.
Ilha Tur:
Passeio de buggy que passa pelas principais ilhas, com paradas para mergulho, além dos mirantes da Vila dos Remédios.
Vila dos Remédios:
A vila de construções históricas preservadas abriga o núcleo urbano principal da ilha.
Observação dos Golfinhos:
Às 6h30, na Baía dos Golfinhos, se você tiver sorte, poderá observar os lindos marinhos descansando.
Praia do Atalaia:
Nesse local, é possível fazer mergulhos supervisionados – requer autorização do Ibama, portanto é necessário inscrever-se. No mergulho podemos avistar peixes coloridos, tartarugas, pequenos tubarões e até polvos.
Trilhas:
Fernando de Noronha dispõe de 16 trilhas, para serem executadas tanto a pé como de bicicleta.
Cultural:
No período noturno, no Centro de Visitantes, acontecem apresentações de documentários, a entrada é franca. Lá também acontecem debates.
Passeio de Barco:
De manhã e no período da tarde, acontecem passeios de barcos, com duração de 3 horas.
Por Carolina De Marco Brandenbergher