10 Melhores aeroportos do mundo – 2 no Brasil


Aeroportos Afonso Pena, de Curitiba, e Viracopos, e de Campinas, estão entre os 10 melhores do mundo em ranking da AirHelp.

Qual é o melhor aeroporto do mundo? Se eu te contar que entre os melhores há dois brasileiros, você acreditaria? Pasme! Pois, segundo informações da AirHelp, uma organização internacional de defesa dos direitos dos passageiros, o Aeroporto de Curitiba e o Aeroporto de Campinas estão no top 10 dos melhores do mundo. Veja a lista!


1 – Aeroporto de Doha

Sem muita surpresa, o Aeroporto de Doha, que foi inaugurado em 2014, obteve nota final de 8,39 pontos. Neste ano, o aeroporto aguarda mais de 53 milhões de passageiros, já que será a porta de entrada para a Copa do Mundo. Para isso, a capacidade anual será aumentada.


2 – Aeroporto de Tóquio Haneda

Sempre na lista dos melhores, o movimentado aeroporto japonês fica localizado no centro de Tóquio. A infraestrutura é sensacional onde o local conta com estação de metrô direto ao centro da cidade. Com voos internacionais e domésticos dentro do continente asiático, Haneda obteve nota de 8,38 pontos.


3 – Aeroporto de Atenas

Uma das novidades da lista ficou por conta do Aeroporto de Atenas, que só está entre os melhores do mundo por conta de um empate. O quesito que deu o terceiro lugar para o aeroporto foi a pontualidade.


Inaugurado em 2001, com intuito de atender a demanda dos Jogos Olímpicos de 2004, o ambiente é capaz de suportar até 25 milhões de passageiros por ano. A lista anterior colocou o Aeroporto de Atenas na 15° posição, como o mais movimentado da Europa. A sua pontuação foi de 8,38 pontos.

4 – Aeroporto de Curitiba

Outra novidade é o Aeroporto de Curitiba, o Afonso Pena, que obteve 8,37 pontos. Inaugurado em 1944, o aeroporto tem capacidade para receber até 15 milhões de passageiros por ano. Nas grandes marcas de pesquisas do Brasil, ele entra na lista dos melhores aeroportos do país com frequência.

5 – Aeroporto de Gdansk

Diferente dos acima, o Aeroporto de Gdansk, localizado no norte da Polônia tem apenas uma pista de pouso e decolagem. Nela, o comprimento é de 2.800 metros, que por sinal fica entre as últimas das maiores pistas do mundo. Foi inaugurado em 1974, mas em 2004 recebeu o nome do ex-presidente do país.

6 – Aeroporto de Moscou

O maior e mais badalado da capital russa atende cerca de 40 milhões de passageiros por ano. Só em 1959 o Aeroporto de Moscou foi convertido em aeroporto civil, já que antes funcionava como uma base militar. Como se sabe, a invasão da Ucrânia à Russa fez com que o movimento caísse de forma drástica.

7 – Aeroporto de Singapura

Apesar de ser premiado com frequência, o Aeroporto de Singapura chegou a sétima posição contrariando a análise. No Skytrex 2022, o aeroporto ficou entre os três melhores do mundo. E bem merecido, pois o ambiente oferece voos para 200 destinos, opera 80 companhias aéreas e ainda registra 5 mil chegadas e partidas.

8 – Aeroporto Internacional de Hyderabad

O aeroporto indiano foi inaugurado em 2008 e até hoje é considerado o maior do continente em área. Tem um único terminal e suporta cerca de 12,5 milhões de passageiros por ano. Na avaliação da empresa AirHelp, o Aeroporto Internacional de Hyderabad obteve 8,27 pontos.

9 – Aeroporto de Tenerife Norte

Na Espanha, o aeroporto de Tenerife Norte atende a maior ilha das Canárias. No total de pontos, ele obteve 8,26. Citar esse aeroporto é ligá-lo ao maior desastre aéreo da história da aviação. Dois Boeings 747 colidiram na pista matando 583 passageiros. O acidente fez com que o aeroporto fosse inaugurado um ano depois.

10 – Aeroporto de Campinas

Recebe 10 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto de Campinas, o Viracopos, chegou ao top 10 com a nota 8,4 pontos. Por aqui, ele também já foi eleito o melhor aeroporto do Brasil em 2021, de acordo com a pesquisa de satisfação da Secretaria de Aviação Civil.


Imagem: Aeroporto Afonso Pena é o melhor do Brasil e 4º melhor do mundo, segundo a AirHelp. Créditos: Aeroporto Afonso Pena.


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.