Ano Novo em Portugal – Como É, Dicas e Curiosidades





Saiba aqui mais detalhes de como é o Ano Novo em Portugal.

Se você está planejando viajar para Portugal nesse fim de ano e quer saber como é a passagem de ano por lá, confira a seguir algumas dicas de locais para a virada de ano, além de algumas curiosidades sobre esse período.

A cada ano que passa, Portugal se torna um destino de viagem mais procurado e desejado pelos brasileiros, especialmente por não ter um inverno tão rígido quanto nos demais países da Europa. Inclusive, esse motivo o torna uma excelente opção de revéilon europeu, além de ser extremamente divertido!




Como é o ano novo em Portugal?

Diferente do Brasil, em Portugual não há o costume de se vestir de branco para a virada. Na verdade, durante o inverno essa cor sequer é usada pelos portugueses. Pode-se dizer até que usar branco durante o inverno é visto com maus olhos por eles. Muito provavelmente, você presenciará pessoas vestidas de preto ou de outras cores escuras, como azul marinho e verde militar.

Veja também:  Reveillon Salvador 2011- Águas Mágicas

Ainda sobre roupas, o ano novo em Portugal geralmente é só entre as mulheres, que têm o costume de utilizar uma calcinha azul com o intuito de ter sorte.


Outro costume recorrente é o de comer uva passa a meia noite, mas esse também é feito no Brasil e, por sinal, essa tradição foi trazida de Portugal.

Como bem sabemos, comida farta e gostosa é algo super importante em Portugal culturalmente falando e, é claro, no ano novo não é diferente. Se trata de uma tradição haver uma ceia com muita fartura no ano novo, seja em restaurantes ou dentro de casa.

Se você já estiver de viagem marcada, recomendamos que encontre um lugar agradável para que essa experiência gastronômica seja rica, ainda que o valor desembolsado para tal seja alto. Lá, em estabelecimentos bem simples, a ceia custa em torno de 60 euros por pessoa, mas pode chegar a custar 150 euros se o restaurante escolhido por mais renomado.

Por mais que o valor seja alto e até possa assustar um pouco, ele inclui absolutamente tudo: prato principal, sobremesa, bebisas, uva passa e o tradicional espumante da meia noite. É muito legal e a comida é excelente!

Veja também:  Reveillon em Santa Catarina - Resort Ponta dos Ganchos

Pode parecer chato passar a véspera de ano novo sentado em volta de uma mesa, mas é bom saber que não é desse jeito que funciona. A ceia costuma começar somente as 22h (podendo chegar ao local antes, se preferir) e, como se trata de inúmeros pratos, você certamente levará um tempo para comê-los.

Além disso, no momento da contagem regressiva para a virada de ano, o restaurante se torna uma festa enorme e, em diversos estabelecimentos, um DJ é contratado para agitar o restante da noite. Porém também há a opção de ir para alguma festa após a ceia, pois ocorrem inúmeras em baladas e também na rua, que contam com excelentes shows ao ar livre.

Atenção: se você pretende ceiar em algum restaurante, não se esqueça de reservar com certa antecedência. Inclusive, se a sua escolha for por restaurantes famosos, já poderia ter feito isso ontem! Faça hoje. Caso seja um restaurante mais simples, o prazo máximo é de 2 semanas antes, para não ter dor de cabeça. Caso não saiba onde pode procurar um restaurante para esse fim, pesquise na internet, em sites como tripadvisor, ou peça auxilio ao hotel onde você se hospedará, pois certamente eles saberão te orientar com maravilhosas sugestões.

Veja também:  Réveillon 2014 em Copacabana (RJ)

Locais para passar o ano novo em Portugal

Lisboa: em Lisboa há diversas festas ao ar livre e a maior delas se localiza na Praça do Comércio, que conta com shows e queima de fogos.

Porto: no Porto a maior festa ocorre na Avenida dos Aliados e lá há a fama de ter a melhor queima de fogos de Portugal. Além disso, há a opção de virar o ano em um barco no Rio do Ouro ou na Ribeira do Porto.

Dicas do ano novo em Portugal

Todos os estabelecimentos fecham à 18h do dia 31/12 e no dia 1º não há praticamente nada aberto.

Por. Isabella Proença.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *