Bagagem de Mão – O Que Pode e Não Pode Levar no Avião


Confira aqui o que pode e não pode levar de bagagem de mão no avião.

Um assunto que sempre causa dúvidas em nós viajantes é o que pode e o que não se pode carregar na bagagem de mão. Sabemos que existem algumas restrições quando o avião vai decolar e/ou pousar, mas o que, definitivamente, não podemos portar dentro do avião?


Para evitar constrangimentos e situações embaraçosas na hora da inspeção de segurança, é preciso ficar atento ao que é permitido transportar dentro da cabine.


A Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC, incorporou recentemente algumas alterações referentes à bagagem de mão. A legislação vigente dita que cada passageiro pode transportar até 10 quilos, desde que a soma das medidas de altura, largura e profundidade não excedam 115 cm. O passageiro tem direito ainda a levar consigo um volume menor, que deve ficar debaixo do assento da frente enquanto a viagem acontece.


A bagagem de mão é ideal para acomodar dinheiro, documentos, remédios, eletrônicos, chaves ou ainda qualquer item frágil, independente do valor monetário que ele representa. É importante que tudo na bagagem de mão esteja acondicionado, a fim de não causar desconforto ou perturbação para os demais usuários do avião. A integridade fìsica dos outros passageiros também deve ser conservada.


Vale lembrar que a responsabilidade da segurança pela bagagem de mão, bem como os itens de dentro da bagagem, é estritamente do dono, sendo assim, a companhia aérea não se responsabiliza por itens da bagagem de mão que porventura se danifiquem a bordo, nem por perda ou roubo de objetos.

Algumas condições acerca da bagagem de mão variam de companhia para companhia. O transporte de animais é uma delas, entretanto, existe uma regra básica que todas as empresas devem considerar e acatar, independente das demais condições.

Leia também:  O Que Fazer em Gramado (RS) - Roteiro de Passeios

São permitidos na bagagem de mão: eletrônicos, líquidos (300 ml por cada frasco, não excedendo 1.2lt), alimentos (armazenados corretamente para evitar vazamentos), materiais esportivos (desde que não sejam de boliche e não estejam cheias, lembrando que equipamentos como pranchas skates, bicicletas e etc. devem ser despachados), instrumentos musicais e eletrodomésticos (que não possuam gás em sua composição).

Não são permitidas armas, sejam de fogo ou brancas e objetos pontiagudos e cortantes, substâncias inflamáveis, salvo algumas exceções no caso de voos internacionais.


Carolina B.


Outros Conteúdos Interessantes

10 Comments


  1. Boa tarde. Posso estar levando uma impressora como bagagem de mão?

  2. Bagagem de mão pode ser uma mala pequrna e uma frasqueira …..mas o peso de 10 kls tem q se das duas juntas ??

  3. Bom dia, eu sou eletricista e preciso levar alicates chaves de fendas…se levar bem embaladas ,protegidas, posso leva_las?

  4. Equipamentos de pesca carretilhas e linhas pode levar na bagagem de mão.

  5. luiz silva
    posso levar desorante spray ,protetor solar spray, perfume spray ,maguina de deaparar barba , potes de creme, remedios com receita e remedios para dor ,primeiros socorros sem receitas
    viagem nacional

  6. Eu posso levar Cremes de cabelo , chamei-o condiciador ?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.