Brasil subiu no ranking de competitividade do turismo



Brasil subiu 23 posições no ranking mundial, atingindo a 28ª posição em competitividade do turismo. Itens que influenciaram tal melhoria foram a infraestrutura aeroportuária, a infraestrutura turística e a competitividade dos preços.

O Brasil teve uma surpreendente melhoria no ranking mundial de competitividade do turismo. Essa melhoria da colocação do país ocorreu principalmente devido ao fato de que as obras feitas para recepcionar a Copa do Mundo e as Olímpiadas de 2016 melhoram sobremaneira a infraestrutura do País para o setor do turismo. O país saltou nada mais nada menos do que 23 posições no ranking, haja vista que ele era apenas o 51º colocado e agora é o 28º país com a economia mais competitiva do turismo mundial.

Esse ranking mundial é feito por meio de um estudo elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, em que são analisadas 14 dimensões relacionadas ao turismo e ao todo são avaliados 140 países espalhados pelo mundo. Conforme pôde ser verificado neste último resultado, o Brasil aparece em primeiro lugar na América Latina com dois lugares acima do segundo colocado da América Latina que é o México que ocupa o 30º lugar.



Os principais pontos fortes do turismo brasileiro elencados nos relatórios desta pesquisa foram os recursos naturais, quesito este em que o país ganhou em primeiro lugar, outro fator que ajudou sobremaneira a melhoria de colocação do País foi o quesito recursos culturais, o qual o país ficou com a oitava colocação, sendo que esta posição ficou 15 colocações acima daquela que havia sido registrada no relatório da pesquisa anterior que foi publicada no ano de 2013.

Entre os itens que foram considerados com maior evolução no País foram a infraestrutura aeroportuária, a infraestrutura turística e a competitividade dos preços.

Leia também:  Guia de compras no Paraguai - Melhores Lojas de Salto del Guairá


Contudo, como nem tudo são flores o País caiu em alguns quesitos, tais como, abertura internacional, ambiente de negócios e segurança.

Essa melhoria de colocação foi considerada como um estímulo, pelo governo brasileiro, a fim de que os pontos detectados como negativos sejam aperfeiçoados, pois o País não pode se acomodar, tendo em vista que ainda há muito a ser feito para que alcance posições ainda melhores neste ranking.

Par quem ficou curioso, os dez primeiros colocados neste ranking foram, respectivamente, os seguintes Países: Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Suíça, Austrália, Itália, Japão e Canadá.

Por Adriano Oliveira

Turismo no Brasil

Foto: Divulgação

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *