Cartão de Crédito em Viagem – Dicas e Cuidados





Confira aqui algumas dicas e cuidados que você deve ter com o seu cartão de crédito durante uma viagem.

Muitos são os relatos de pessoas que viajam ao exterior sobre o aumento dos bloqueios dos cartões de crédito. Saiba que nem sempre isso acontece porque houve uma clonagem ou roubo do cartão de crédito. A agência bancária pode, simplesmente, identificar alguma compra que você tenha feito como fora do padrão e bloquear a fim de não prejudicar o cliente. Já que houve esse aumento e você está preocupado, leia este artigo até o final, pois você vai descobrir quais atitudes tomar antes e durante a viagem e como proceder caso o seu cartão de crédito seja bloqueado.

O que fazer antes da viagem?

  • Providencie um seguro para o cartão de crédito. Na verdade, esta dica é recomendada até mesmo para quem não vai viajar;
  • Contrate serviços que enviam um SMS para seu celular assim que é feita uma transação por meio do cartão de crédito;
  • Ligue para o seu banco e avise que você fará uma viagem ao exterior. Não se esqueça de dizer o lugar, quando vai e quando pretende voltar;
  • Tenha mais de um cartão de crédito em mãos caso não dê certo desbloquear. Uma dica é você pedir um cartão Nubank que não tem anuidade e pode ser um bom curinga para situações assim. Levar dois cartões que possuam bandeiras diferentes também evitará problemas em relação à aceitação dos estabelecimentos.
Veja também:  O Que Fazer em Manaus - Roteiro de Passeios

O que não fazer durante a viagem?

  • Se você utilizar um WiFi público ou compartilhado com outras pessoas, evite ao máximo fornecer online os dados de seu cartão de crédito;
  • Acredite se quiser: hotéis de luxo são os mais perigosos em questão de clonagem de cartão de crédito! Procure evitar o máximo possível transmitir informações pessoais quando estiver usando o Wifi, não solicite novas senhas ou realize pagamentos. Se você precisar acessar a internet, a melhor opção é adquirir um chip de celular que disponibilize uma boa conexão 3G/4G.

Meu cartão foi bloqueado, e agora?

Se o seu cartão foi bloqueado, a atitude tem que ser rápida porque as compras irregulares serão cobradas em questão de uma ou duas semanas caso você não comunique o bloqueio à instituição financeira.

Veja também:  Dicas de turismo na Suiça - Museus e Castelos



Não entre em pânico, pois em apenas alguns minutos você poderá resolver o problema. Na parte de trás do cartão de crédito há o número de telefone do suporte que você pode ligar quando acontecer algum problema. O melhor de tudo é a central de atendimento dos bancos que funciona, geralmente, 24 horas por dia e esses números geralmente aceitam ligação a cobrar. Caso o seu banco tenha bloqueado simplesmente porque confundiu a sua viagem com um roubo de cartões, o desbloqueamento é imediato.

Peça que o atendente confirme os seus dados pessoais e liste quais compras foram feitas durante um determinado período. Ouça atentamente, confirmando quais você tenha realizado e cancelando quais não foram.

Veja também:  Turismo em Serra Negra (SP) - Dicas de Hospedagem

Caso o bloqueio tenha sido ocasionado por conta da clonagem do cartão, o melhor a se fazer é redigir uma carta seguindo as instruções do atendente, escanear e enviar por e-mail. Dessa forma, você evitará cobranças indevidas.

Ter um cartão de crédito bloqueado em uma viagem no exterior pode ser uma grande chateação para quem está viajando. Porém, resolver isso não é um bicho-de-sete-cabeças, especialmente se você for rápido. Desbloqueamento de cartões de crédito e cancelamento de compras indevidas são, felizmente, serviços que os bancos são muito eficientes em prestar. Tome muito cuidado com o uso da internet, sobretudo no preenchimento de senhas não só de cartões, mas também de sites. Na dúvida, use a sua conexão de dados.

Você já teve um cartão bloqueado no exterior? O problema foi difícil e demorado para resolver? Como você conseguiu resolver? Deixe um comentário contando sua experiência.

Escrito por: Jéssica Lima Cochete



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *