Chapada das Mesas – Quando Ir, Como Chegar, O Que Fazer, Onde Ficar



Confira aqui mais informações para conhecer a Chapada das Mesas.

A Chapada das Mesas é um parque nacional que, segundo o endereço eletrônico da Secretaria de Estado de Turismo do Governo do Maranhão, compreende mais de 160.000 (cento e sessenta mil) hectares de cerrado nas seguintes cidades: Riachão, Estreito, Carolina e Imperatriz. Os planaltos aí existentes lembram o formato de mesas, daí a região ser batizada com o nome de Chapada das Mesas. O município de Carolina é o principal ponto de acesso à chapada.

Município de Carolina

O estado do Maranhão está localizado na região Nordeste do país. É o único da região que é ocupado por parte da floresta amazônica. A sua capital, São Luís, é patrimônio histórico da humanidade. O turismo ecológico, religioso e cultural são destaques desse estado, que possui o segundo maior litoral do Brasil.



O município de Carolina é uma cidade do estado do Maranhão. Recebeu esse nome em 1823, em memória à imperatriz Maria Leopoldina, cujo nome completo era: Carolina Josefa Leopoldina Francisca Fernanda de Habsburgo-Lorena. O povoado de Carolina tornou-se vila em 1831 e recebeu a denominação de cidade em 1859. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população da cidade é de aproximadamente 24.322 (vinte e quatro mil, trezentos e vinte e dois) habitantes, estimativa feita em 2019. Portanto, uma cidade pequena com todas as vantagens de uma.

Veja também:  Turismo em Bournemouth (Inglaterra) - Dicas de Passeios

O que fazer em Chapada das Mesas

No Parque Nacional da Chapada das Mesas você vai encontrar: cavernas, cânions e cachoeiras, além de piscinas naturais. Terá, portanto, contato com a natureza, longe do estresse do meio urbano. As principais cachoeiras são: a cachoeira da Prata e a de São Romão. E no Morro das Figuras, você pode ver inscrições rupestres e ter contato com a pré-história do nosso país. Se é do tipo aventureiro, você pode também praticar rapel, canionismo, trekking e trilhas. É comum os visitantes fazerem trekking no Morro do Chapéu, o ponto mais alto da região: 365 (trezentos e sessenta e cinco) metros de altura.



A melhor época para ir à Chapada das Mesas é fora do período de chuvas, para aproveitar tudo que a natureza pode lhe oferecer, ou seja, maio a setembro é o período que os aventureiros recomendam. Mas arrisque-se! Não fique limitado a esse período. Curtir a vida é sair do lugar de conforto e ter experiências diferentes da maioria. Você não precisa seguir um padrão.

Veja também:  Turismo em Madrid (Espanha) - Várias opções Turísticas

Gostou? Então fique atento(a), há apenas 03 (três) voos por semana para o município de Carolina. Mas você pode optar pela BR 230 e ir de carro.

Onde ficar

Em uma rápida pesquisa na internet, descobrimos alguns locais onde você pode se hospedar no município de Carolina:

  • Pousada Paraíso Vidal: wi-fi e estacionamento gratuitos, todos os quartos com banheiro.
  • Rancho das Estrelas: wi-fi e estacionamento gratuitos, churrasqueira, aceita animais de estimação.
  • Pousada dos Candeeiros: centro histórico de Carolina, wi-fi grátis, piscina, todos os quartos com ar-condicionado, a 3,5km (três quilômetros e meio) da estação rodoviária de Carolina.
  • Novo Hotel: estacionamento e wi-fi grátis.
  • Hotel Lírio: centro da cidade de Carolina, wi-fi gratuito, a 500 (quinhentos) metros da estação rodoviária.
  • Pousada do Lajes: piscina, wi-fi e café da manhã gratuitos, ar-condicionado em todos os quartos, estacionamento grátis.
  • Canto das Águas Pousada: estacionamento grátis, churrasqueira, wi-fi gratuito.
  • Pousada del Rio: wi-fi grátis, todos os quartos com ar-condicionado e banheiro.
Veja também:  Blumenau (SC) - Um pedacinho de Alemanha no Brasil

Faça uma pesquisa mais detalhada sobre cada um desses lugares. Entre em contato com eles para saber o valor das diárias e condições de pagamento. Pesquise também outros locais de hospedagem. Enfim, planeje-se. Uma boa viagem deve ser bem planejada. Isso garantirá que você terá apenas prazer e nenhuma aporrinhação. Curta suas férias na Chapada das Mesas.

Texto escrito por Warley Souza.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *