Chapada Diamantina – Quando Ir, Como Chegar, O Que Fazer, Onde Ficar



Confira aqui mais detalhes sobre a Chapada Diamantina.

A Chapada Diamantina fica localizada na região oeste da Bahia, a cerca de 420 km de Salvador, capital do estado. A vegetação é bem rica, compostas por bromélias, sempre-vivas e orquídeas, além da vegetação ter também plantas típicas da caatinga como os xerófitas.

A região é formada por serras, onde fica situado um dos picos mais altos da região Nordeste do Brasil: o Pico do Barbado, com cerca de 2033 metros de altitude. A cidade chama atenção principalmente pela beleza das cachoeiras, grutas, poços, rios e morros.



Qual a melhor época para ir

A Chapada Diamantina pode ser desfrutada em qualquer estação do ano, mesmo em época chuvosa, entre os meses de Novembro e Março, as chuvas não são intensas e a temperatura no verão varia entre 20ºC e 30ºC.

Nos meses de Abril e Maio, chove pouquíssimo na região, a temperatura em média é de 25ºC durante o dia, época ideal para fazer trilhas, e à noite cai para cerca de 15ºC. Sendo assim, você pode visitar a cidade em período de férias ou até mesmo em um fim de semana.



Agora em período de alta temporada, a Chapada costuma atrair muitos europeus e ser bem cheia. Os preços de hospedagem e alimentação costumam ficar mais caros.

Como chegar

Para viajantes vindos do Rio de Janeiro e São Paulo, a conexão pode ser feita por meio de Belo Horizonte, o aeroporto fica cerca de 20 km da cidade. Outra alternativa para quem vem de São Paulo, é usar A Azul Linhas Aéreas, com vôo operando uma vez por semana (Linha-São Paulo e Lençóis).

O aeroporto de Lençóis fica localizado a cerca de 20 km do centro e o aeroporto de Salvador fica a 420 km. Caso prefira desembarcar em Salvador, o acesso de carro a cidade pode ser feito pelas rodovias BR-324, BR-116, BA-052 (Ipirá), BA-488 (Itaberaba) e pela BR-242.

Leia também:  Dicas de Turismo na Chapada da Diamantina (BA)

E de ônibus, o acesso pode ser feito de Salvador a Lençóis, pela empresa Real Expresso, ou de Palmeiras e Vale do Capão, pela Águia Branca.

O que fazer na cidade

Vamos dar algumas dicas dos melhores lugares para você visitar em Chapada Diamantina

A Cachoeira das Orquídeas, fica localizada no Parque Municipal do Espalhado,onde também fica a famosa Cachoeira do Buracão. Com águas escuras e refrescantes, a cachoeira é uma ótima opção para quem estiver sem pressa, quiser relaxar e se banhar.

Uma das cachoeiras mais lindas da região, a Cachoeira do Buracão, impressiona pela beleza das quedas d´águas, com cerca de 85 metros de altura. A trilha até a cachoeira é de nível baixo, com poucas subidas e leva cerca de uma hora do Rio Espalhado caminhando.

Se você gosta de caminhar não deixe de subir até o Morro do Pai Inácio da Chapada Diamantina, onde a maioria dos turistas querem conhecer, para admirar a linda vista do alto do morro.

Outro local onde é possível fazer caminhada, porém com dificuldade mais intensa, é a travessia do Vale do Pati, é ideal para quem gosta de aventura. O passeio deve ser acompanhado por um guia e dura de três a cinco dias, onde você poderá fazer trilhas e dormir em casas de patizeiros.

A região também possui grutas, poços e cavernas, entre os mais famosos são: a caverna Pratinha, fica a cerca de 30 km de Igatu e Andaraí, perto dos Lençóis. O poço azul, entre os meses de Maio e Setembro é possível contemplar uma coloração mágica que ocorre quando o poço é iluminado pelo Sol.

E para quem não pode fazer tanto esforço físico, a indicação perfeita é a gruta Lapa Doce, fica na mesma região dos Lençóis, em Torrinha.

Leia também:  Turismo em Salvador - Investimentos

Lugares históricos e culturais

Se você gosta de arte, a Galeria Arte & Memória, é parada obrigatória na região de Andaraí, Igatu e Mucugê. Você também poderá visitar o Museu Vivo do Garimpo, o Cemitério Bizantino de Mucugê e por fim, apreciar a arquitetura do casario histórico de Andaraí e Mucugê.

Onde se hospedar

Em Chapada Diamantina, logo na entrada da vila, tem o hotel ecológico Canto das Águias, possui belos jardins, piscinas e sauna. Fica a cerca de 200 km do centro histórico de Lençóis.

Outra opção é a Pousada Vila Serrano, dispõe de varanda e decoração elegante, a pousada organiza passeios a cavernas e cachoeiras pela região.

Para quem deseja ter uma visão panorâmica do Vale do Capão, a Pousada com o mesmo nome é rodeada por áreas verdes e a preferida por casais, que particularmente adoram a localização.

Agora que você já sabe onde fica e o que fazer em Chapada Diamantina, não deixe de conhecer esse lugar tão maravilhoso!

Por Erika Balbino

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *