Categorias: Passagens Aéreas

Como Economizar em Passagens Aéreas: Dicas para Viajar Gastando Menos

Viajar costuma ser um desejo de grande parte das pessoas, seja para conhecer um local específico, sair da rotina, espairecer longe da correria do dia a dia ou ter a experiência de andar de avião, por exemplo. Porém, nos últimos anos, em razão da alta nos preços das passagens aéreas, realizar esse desejo se tornou um pouco mais difícil.

Conforme dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado, os preços das passagens aéreas subiram mais de 40%, inviabilizando as tradicionais viagens de fim de ano de muitos brasileiros. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), entidade que reúne diversas empresas de aviação que operam no país, afirmou, em nota, que o aumento no preço das passagens é reflexo da alta no valor dos combustíveis e sofre também com a cotação do dólar em relação ao real, além de outros fatores externos. A alta do dólar comparado ao real influencia diretamente, segundo a Abear, pois itens como o querosene de aviação, conhecido como QAV, são precificados a partir da cotação da moeda americana.

O QAV é, conforme a Abear, responsável por cerca de 40% dos custos de uma empresa de aviação e, apenas no ano de 2022, o preço desse combustível aumentou em 60%. Outro detalhe importante é que, em razão da política de preços adotada pela Petrobrás, embora 90% do QAV seja produzido no Brasil, os valores cobrados são calculados como se o combustível chegasse ao país importado. A Associação assume uma posição crítica quanto a isso, uma vez que essa política de preços concorre para o aumento dos custos com as aeronaves e, consequentemente, com a alta no preço das passagens.

Outro ponto a se considerar sobre o aumento do custo das passagens aéreas foi a baixa procura durante a pandemia de covid-19. O professor de economia da FGV, Mauro Rochlin, comenta que, nos anos pandêmicos, as cadeias globais de turismo foram severamente impactadas, e voltaram a se reestabelecer apenas no último trimestre do ano passado. Além disso, a guerra entre Rússia e Ucrânia impacta o mercado de commodites e, nesse cenário, Rochlin ressalta que ainda há vários entraves para as passagens aéreas tornarem-se mais acessíveis.

Mas calma, embora o cenário não seja assim tão positivo, existem vários truques que podem te ajudar a economizar na hora de comprar passagens aéreas. Para isso, preparamos uma lista com oito dicas valiosas para você economizar na compra das passagens e realizar a sua tão sonha viagem. Sem mais demora, vamos às dicas:

1. Reserve as passagens com antecedência

Não seja impulsivo, decida com certo tempo qual o destino e qual a melhor data para a sua viagem. Isso porque as passagens aéreas geralmente são mais baratas quando reservadas com antecedência. Tente reservar suas passagens com pelo menos 2 a 3 meses de antecedência para obter as melhores tarifas.

2. Seja flexível nas datas

Para encontrar o melhor preço, considere as datas com certa flexibilidade, pois as tarifas das passagens aéreas podem variar muito conforme a data da viagem. Se possível, tente ser flexível nas datas da viagem para encontrar as melhores tarifas.

3. Use sites de comparação de preços

Atualmente, há várias opções de sites que comparam os preços das passagens aéreas de diferentes companhias. Adotar a prática de pesquisar em sites desse tipo pode te ajudar a encontrar as melhores ofertas.

4. Seja flexível no destino

Considerar diferentes destinos pode ajudar a economizar dinheiro em passagens aéreas. Se possível, faça uma lista dos destinos desejados e pesquise o custo da passagem aérea para cada um. Assim, você pode decidir qual a mais em conta.

5. Aproveite promoções e ofertas

Especialmente em virtude da baixa procura durante a pandemia, as companhias aéreas têm frequentemente oferecido promoções e condições especiais em passagens aéreas. Aproveitar essas promoções pode ser uma ótima alternativa para encontrar uma boa oferta.

6. Viaje fora da alta temporada

É claro que a viagem de fim de ano é sempre tentadora, passar o réveillon na praia ou mesmo em uma cidade turística, porém, os preços das passagens aéreas podem ser muito mais altos durante a alta temporada. Se possível, viaje fora das datas com maior procura, garantimos que assim será possível encontrar passagens a preços menores.

7. Use milhas ou pontos de fidelidade

Considere se cadastrar em programas de milhas ou pontos de fidelidade. Assim, você pode acumular e usar as suas milhas ou pontos para obter descontos preciosos em passagens aéreas.

8. Escolha voos com escalas

Sim, nós sabemos, fazer escala não costuma ser uma boa experiência, contudo, voos com escalas geralmente são mais baratos do que voos diretos. Se você não se importa de fazer uma parada no caminho, pode economizar uma quantia de dinheiro considerável.

Dica bônus: Tenha calma. Pesquisar com antecedência e se programar para a viagem costumam ser as dicas mais valiosas na hora de descobrir passagens mais acessíveis, pois assim é possível encontrar as melhores datas e os destinos que mais te agradam e, ao mesmo tempo, economizar na hora de comprar a passagem.

Posts Recentes

Turismo rural no Alentejo: Experiências autênticas e inesquecíveis em Portugal

O Alentejo, com suas paisagens deslumbrantes e vinhedos renomados, está se destacando como um dos destinos turísticos mais procurados de… Leia Mais

Rock in Rio Lisboa: Line-up de 2024 promete grandes estrelas

Rock in Rio Lisboa comemora 20 anos com uma programação de tirar o fôlego, incluindo shows de Ed Sheeran, Doja… Leia Mais

Novas passarelas das Cataratas do Iguaçu atraem visitantes

A nova passarela das Cataratas do Iguaçu promete proporcionar uma vista ainda mais espetacular da Garganta do Diabo, atraindo milhares… Leia Mais

Férias em Foz: eventos culturais que você não pode perder

Itaipu celebra 40 anos com uma festa comunitária aberta ao público no Refúgio Biológico Bela Vista, prometendo muitas atrações culturais… Leia Mais

Dos Andes às Galápagos: explore os contrastes incríveis do Equador

Aventure-se pelo Equador e descubra paisagens de tirar o fôlego, uma rica herança cultural e uma natureza exuberante que torna… Leia Mais

Parque aquático em Atibaia: diversão garantida a apenas 65 km de São Paulo

Com brinquedos aquáticos para crianças e adultos, o novo parque aquático do Tauá Hotel Atibaia promete ser o destino favorito… Leia Mais