Como Tirar Passaporte Brasileiro – Passo a Passo



Saiba aqui o passo a passo para tirar o passaporte brasileiro.

O prazo de espera para agendar a expedição de um passaporte comum no Brasil altera conforme a localidade no país e a temporada no ano. Os solicitantes precisam pagar o valor de R$ 257,25 para que o documento seja emitido, sendo que é válido por 10 anos. Após, precisa ir ao posto da Polícia Federal com a devida documentação. O novo passaporte deve ser entregue em um prazo máximo de seis dias úteis, conforme informações do órgão.

Abaixo, segue uns passos para solicitar a emissão do passaporte.



Passo 1: Será preciso preencher um formulário eletrônico solicitando nova emissão de passaporte, no site da Polícia Federal, no link https://servicos.dpf.gov.br.

Passo 2: Após, será originado um boleto para pagamento, no valor de R$ 257,25, para passaporte normal. Esteja alerta no prazo de validade do boleto.



Passo 3: O sistema fará, em seguida, um agendamento da data em que será necessário comparecer ao posto da Polícia Federal.

Passo 4: Compareça ao posto de atendimento de sua preferência, no dia e horário marcados, portando o protocolo da solicitação de emissão, recibo de pagamento do boleto, o comprovante de agendamento e os documentos originais a seguir:

  • Carteira de identidade (RG) ou documento equivalente com foto, mas é aceito a Certidão de Nascimento para menores de 12 anos;

  • Documento que confirme quitação com a obrigação do serviço militar, para homens de 19 a 45 anos;

  • Certidão de Casamento (para os solicitantes que tiveram o nome modificado por motivo de casamento ou divórcio) e Certidão de Nascimento (para quem alterou o nome por ordem judicial);

  • CPF, se por eventualidade não constar no RG, o número desse documento. Precisa apresentar o CPF do responsável, caso a pessoa seja menor de 18 anos;

  • Título de Eleitor e comprovação de voto ou que o voto foi justificado, na última eleição, em ambos os turnos;

  • Certificado de Naturalização, para os estrangeiros naturalizados brasileiros;

  • Para menores de 3 anos: uma foto da face, atual, tamanho 5X7, colorida, com fundo branco;

  • Em questões de perda, extravio ou roubo de passaporte anterior, é preciso preencher e levar a guia de comunicação de ocorrência, acessível no site da Polícia Federal, link http://www.pf.gov.br.

Leia também:  Turismo na Gruta do Lago Azul - Bonito (MS)

Passo 5: Será colhido as impressões digitais de todos os dedos, pelos agentes da Polícia Federal e também será tirado uma foto do solicitante.

Passo 6: O requerente irá receber um protocolo informando a data que será entregue o passaporte, que geralmente não ultrapassa seis dias úteis.

Passo 7: O próprio solicitante precisa retirar o passaporte, portando um documento de identidade. Caso não for retirado num prazo máximo de 90 dias, o passaporte será invalidado. Os menores de 18 precisam estar acompanhados dos responsáveis.

Lucineia Fatima Campos

Outros Conteúdos Interessantes

3 Comments

  1. Gostaria de saber valor de um pacote simples para ALGÉRIA Centro com hospedagem simples para férias

  2. Para lsrael há alguma dificuldade ou os procedimentos são os mesmos. Os idosos acima dos 75 anos há algum problema com a documentação ?
    Obrigado pela atenção.

  3. Gostaria de saber qual o valor da passagem de São Paulo para Itália milao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *