Sabe um daqueles lugares que você nunca vai esquecer que já esteve? Um destes é o Bar Manoel&Juaquim, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Não cito aqui, para fazer propaganda do lugar, mesmo porque acredito que é o do que menos eles precisam.
Cito porque é a escolha certa, numa noite em que se deseja uma boa comida, regada pela companhia de gente bonita, alto astral, paisagem de cinema e muita risada (discreta). É o que se encontra lá. Pergunte para um carioca de uma indicação em Copacabana e certamente ele vai citar este bar.
“Seu Manoel” está sempre lá na porta para confirmar que você é bem vindo. E se você também for simpático e se mostrar aberto para uma boa conversa, entre um atendimento e outro, lá ele irá te contar algumas histórias do Rio e de além mar.
Pela porta e janelas já é possível perceber que ali é um bom lugar para degustar um bom paladar e alimentar a alma, eles revelam o genuíno estilo açoriano do local, confirmando o sotaque português de seu Manoel.
Se resolver sentar do lado de fora, para apreciar a paisagem de Copacabana, pode ter certeza que o vaivém dos moradores, fazendo suas caminhadas no calçadão, lhe oferecerá muita energia e vontade de adentrar a madrugada.
No cardápio, todos os pedidos são certos. Mas, não deixe de provar o bacalhau, herança histórica que denunciam a origem portuguesa da cultura brasileira e da própria Cidade Maravilhosa. Ah, funcionando de domingo a sábado, o Bar só não abre no Revellion. Por quê? – “Orax, Manoel também é filho de Deus!”
Por Márcia Machinski
Deixe um comentário