Ecoturismo – Melhores Lugares para Conhecer no Brasil




Confira aqui a dica de 6 destinos incríveis para realizar Ecoturismo.

O Ecoturismo é um segmento no Brasil que vem crescendo ao longo dos anos. É uma forma sustentável de usar um patrimônio natural, como forma de conscientizar, incentivar e conservar o meio ambiente, promovendo bem-estar entre as pessoas.

O Brasil possui destinos incríveis de Ecoturismo, que são reconhecidos no mundo todo. A combinação de lugares naturais junto a programas personalizados visam a apresentação das belezas naturais do país, em busca de desenvolvimento e atividades turísticas. Para conhecer alguns desses lugares, continue lendo.


1. Berço de Dinossauros

Localizado no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT), o Berço de Dinossauros dá um show de Educação Ambiental e é considerado um verdadeiro museu a céu aberto. Toda a região é composta de enormes paredões rochosos, onde viviam dinossauros e invertebrados marinhos, há mais de 65 milhões de anos.

O parque conta com mais de 40 sítios arqueológicos, que possuem fósseis catalogados, pinturas antigas e inscrições rupestres. O local tem esse nome, devido ao fóssil de um dos maiores carnívoros terrestres do período cretáceo que foi encontrado, o Pycnonemosaure.

Veja também:  Ecoturismo São Bento do Sapucaí (SP) - Pedra do Baú

2. Oásis

Localizado no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), um dos cenários mais diferentes dos destinos incríveis de Ecoturismo do Brasil. Para o ambiente ter a beleza que tem hoje, foi preciso um processo geológico raro de milhões e milhões de anos.


A areia branca, forma um deserto em um horizonte sem fim, formando picos e vales e algumas lagoas formadas pela chuva de água transparente. Fica aberto para visitação o ano todo, e é indicado para visitar principalmente durante as estações mais chuvosas, como maio e setembro. Nessa época as lagoas estão mais cheias. As principais lagoas do Oásis são a Lagoa Bonita, Lagoa Azul, Lagoa da Gaivota, Lagoa da Esperança e Lagoa da Betânia, além de outras.

3. Paraíso das Cachoeiras

Em Minas Gerais, no Parque Nacional da Serra da Canastra, os paredões de rocha em combinação com cachoeiras enormes, impressionam principalmente os turistas estrangeiros, além da rica biodiversidade do Cerrado. É um dos passeios mais escolhidos entre os amantes de aventuras e esportes ao ar livre. Dentro do parque há sinalizações que podem ser acessadas de carro, dependendo das condições do tempo.

Veja também:  Turismo e Ecoturismo em Rio Branco (Acre) - Coração da Amazônia

Os principais pontos e destinos incríveis de ecoturismo que podem ser encontrados dentro do parque são o histórico: Rio São Francisco, a Cachoeira Casca D’anta, a maior queda do rio, com mais de 186 metros de altura. Além disso, o turista também pode aproveitar de piscinas naturais e vistas maravilhosas.

4. Parque Nacional do Itatiaia

Localizado na Serra da Mantiqueira, entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, um dos destinos incríveis de Ecoturismo para quem procura aventura nas alturas, além de longas travessias e cachoeiras.

Dentro do parque é possível encontrar picos altos da Serra, além de atividades como escalada e montanhismo, caminhadas e longas travessias que duram até dias, dependendo do trilheiro e do trajeto a ser feito. Um dos melhores lugares para observação de aves do país.

5. Ilha de Rio

A menos de 100 km da Capital do Amazonas, o Parque Nacional de Anavilhanas é um convite a todos que queiram apreciar e conhecer um pouco mais da biodiversidade da Amazônia. A área possui mais de 350 mil hectares que são protegidos pelos limites da conservação.

Veja também:  Turismo com muita Aventura em Morretes, PR

O local exige um pouco de atenção com relação as temporadas de chuva. Nesses momentos a vazão é muito grande e alguns passeios podem ser perigosos, como as trilhas aquáticas por exemplo, nos igapós. Para os corajosos, o rapel em macucu é uma diversão garantida.

6. Museu Natural da Pré História

Um relevo e uma das regiões de clima mais alternados entre chuva e seca, que mudam muito a paisagem da Caatinga. O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, guarda mais de 170 sítios arqueológicos abertos à visitação do público. É possível ver por lá uma diversidade de flores, e durante as estações mais quentes, são as formas rochosas que ganham destaque. Um dos destinos incríveis de ecoturismo com paisagens e cenários belíssimos e naturais.

Por Susan NogArt



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *