Festival de Inverno de Campos do Jordão 2022 – programação


Festival de Inverno de Campos do Jordão vai de 2 a 31 de julho. Os concertos acontecem entre 9 e 31.

O Festival de Inverno de Campos do Jordão chega a sua 52° edição e deve contar com mais de 80 concertos. De acordo com os organizadores, o evento acontecerá em quatro locais de Campos do Jordão, além da Sala São Paulo.


Em 2022, o festival, que é considerado o maior e mais tradicional de música clássica latino-americano traz o tema ''Modernos Eternos'' – assunto que será apresentado na sala São Paulo.


Programado para acontecer de 02 a 31 de julho, o Festival de Inverno de Campos do Jordão também terá programação pedagógica. No total, subirão aos palcos 84 concertos, a maioria terá entrada gratuita. Os locais para acompanhar as apresentações são:


  • Auditório Claudio Santoro;
  • Parque Capivari;
  • Palácio Boa Vista;
  • Igreja de Santa Teresinha.

No tradicional auditório Claudio Santoro, situado no Parque Felícia Leirner, as comemorações acontecem de sexta a domingo. Enquanto no recém-inaugurado Parque Capivari, os shows estão programados para os sábados e domingos.


Já no Palácio Boa Vista, a ideia é fazer as apresentações, nos sábados e domingos, em um palco externo e também utilizar a Capela de São Pedro. Nas sextas-feiras, a histórica Igreja de Santa Teresinha recebe o evento. Ela está localizada no Centro da cidade.

Sala São Paulo

Por aqui, segue uma programação variada. A agenda da sala São Paulo é diária, que vai de apresentações divididas entre a Sala do Coro e a Sala de Concertos. Quanto as apresentações, elas devem marcar o evento deste ano com os Artistas do Festival.

Programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão

A abertura do evento terá a presença ilustre do pianista canadense Jan Lisiecki e dos concertos da Osesp, uma das principais companhias de músicas da atualidade. E assim segue parte da programação:

  • 09 de julho – a Experimental de Repertório (Theatro São Pedro e a de Mogi das Cruzes);
  • 16 de julho – Orquestra Filarmônica de Goiás;
  • 22 de julho – Pianista Lucas Thomazinho;
  • 23 de julho – Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba;
  • 24 de julho – Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo;
  • 30 de julho – Maestro Giancarlo Guerrero;
  • 30 de julho – Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas;
  • 31 de julho – Orquestra do Festival com o violoncelista alemão Leonard Elschenbroich;

Programação do módulo pedagógico

A organização informa que ao todo passarão pelo evento mais de 52 professores e 142 alunos. Nesse quase um mês de festival serão oferecidos mais 1 mil horas-aula, que englobam seis masterclasses – que contarão com dois professores de destaque no cenário internacional.

O pianista Alexei Grynyuk e o violoncelista Leonard Elschenbroich estão na agenda do dia 29, e seguem entre os mais aguardados. Como de costume, o Prêmio Eleazar de Carvalho também será o destaque do evento.

A programação completa está disponível no endereço eletrônico do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Para acompanhar a agenda completa é só clicar aqui!

Prêmio Eleazar de Carvalho

A renomada premiação homenageia o maestro criador do Festival, onde foco central é premiar o músico de maior destaque. No entanto, a premiação vai além dos aplausos. O Prêmio Eleazar de Carvalho deve entregar ao destaque das apresentações uma bolsa mensal no valor acima de 1 mil dólares.

Segundo a organização, a premiação é válida para custear os estudos e tem validade por um período de até nove meses. Fica a critério do premiado selecionar a instituição estrangeira. Além disso, o prêmio cobre várias outras despesas de translado entre o Brasil e o exterior.

Também haverá premiação da Fundação Osesp, que deverá premiar outros bolsistas – aqueles que se destacarem no evento. Neste aqui, o prêmio é referente as bolsas na Academia de Música da companhia.

Para mais informações sobre a programação, endereço das unidades e valores dos ingressos acesse a área virtual do evento.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.