A Ilha de Marajó é um arquipélago com mais de 40 mil Km quadrados e possui 12 municípios. Localizado no estado de Pará e cercado pelo Oceano Atlântico e pelos Rios Pará, Tocantins e Amazonas, as cidades de "Soure" e "Salvaterra" concentram os seus principais pontos turísticos e as melhores praias.
Soure também e conhecida como a capital daquela região e a sua infra-instrutora comporta o turista que está à procura de uma boa comida e lugares incríveis. Passeios de barco e inúmeras pousadas compõe aquela região tão rica em sua beleza, que vai desde as suas praias, até o manguezais, contemplada por uma fauna única em sua diversidade.
O local é de fácil acesso, onde até motos fazem o serviço de taxi. As ruas são asfaltadas e as praias mais visitadas, a Praia do Pesqueiro e a Praia da Barra Velha ficam próximas a várias opções de hospedagens. Um porto para lanchas e bons restaurantes se misturam a um pequeno comércio local, que além de produtos típicos da região, trazem muita beleza e tradição do povo Paraense.
As opções de hospedagem nesse município são concorridas e um pouco mais caras, quando comparado a outros pontos de turismo, então uma pesquisa quanto a valor e datas deve ser feita e muito bem alborada.
"O Canto do Francês" é uma pousada bem conhecida em Soure e está um pouco afastada do centro, se tornando uma opção mais tranquila para quem procura sossego. Os quartos são mais básicos quando comparado a outras opções da região, mas o atendimento e o café da manhã se destacam, deixando uma vontade de não voltar pra casa.
O "Casarão da Amazônia" era uma fazenda colonial que foi restaurada e adaptada para hospedagem, oferecendo muito conforto e privacidade. Duas coisas que não são muito comuns daquela região, são oferecidas ali, piscina e chuveiro elétrico. Além disso, um turista mais exigente irá encontrar ar-condicionado, frigobar, televisão de tela plana e até colchões ortopédicos.
Uma terceira boa opção, está no Hotel Tucupi, onde o café da manhã com vários alimentos da região são oferecidos e se destacam nos elogios dos turistas que por ali passaram.
Falando do outro município turístico, Salvaterra tem uma boa infraestrutura e a cidade é mais bonita e possui preços mais baixos. Salvaterra fica mais próxima das praias, dos igarapés e das construções históricas. Esse município exala arte, tanto nas obras por ali expostas, quanto nas suas ruas e construções antigas.
A "Pousada Boto" tem chalés espaçosos e com uma bela decoração Marajoara, suprindo aquele turista exigente com um café da manhã e uma enorme área verde com várias árvores frutíferas.
A "Pousada Bosque dos Aruãs" é uma das opções mais próximas da praia e alguns dos seus chalés tem vista para a Baía de Marajó. Os seus chalés são de madeira e possui uma acomodação mais modesta. Isso não o deixa menos aconchegante, o deixa numa posição de simplicidade, sem perder o conforto.
Uma opção mais simples e mais em conta, está próxima ao Porto da Prainha, o "Marajó Hostel". Com piscina e um belo jardim e área de convivência, eles tem um recurso mais barato para o turista menos exigente.
Os outros 10 municípios são eles: Afuá, Anajás, Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari, Breves, Chaves, Curralinho, Ponta de Pedras, São Sebastião da Boa Vista e Muaná. Não é certo dizer que essas cidades devem ser ignoradas, mas é correto mencionar que elas não recebem muitos turistas e a sua situação não é atrativa para hospedagem e turismo.
Seja numa das opções acima, seja em casas de temporada ou seja nos redários, isso mesmo, redes para dormir, a Ilha de Marajó te aguarda para as suas próximas férias. Boa Viagem!
Fernando Ferreira Dias Junior
Inaugurado recentemente, o Recife Expo Center já conquistou os corações dos organizadores de eventos de todo o Brasil. Com uma… Leia Mais
Veja como ir até o Trajano Festival 2024. O Trajano Festival 2024 promete ser uma experiência inesquecível para todos os… Leia Mais
Descubra os encantos secretos de Valparaíso, uma cidade chilena que mistura história, arte e paisagens deslumbrantes. Conheça os famosos elevadores,… Leia Mais
Explore destinos escondidos na Grécia que oferecem uma experiência autêntica e longe das rotas turísticas tradicionais. A Grécia, com sua… Leia Mais
Explore o Peru com um roteiro de 8 dias, passando por Lima, Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu, descobrindo a… Leia Mais
Aproveite ao máximo sua viagem a Buenos Aires com um roteiro de 4 dias, explorando os bairros históricos e curtindo… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies