Jet Lag – O Que é e Como Evitar





Saiba aqui o que é Jet Lag e o que fazer para evitá-lo.

Quando as pessoas realizam viagens muito longas, elas consequentemente saem totalmente de uma rotina para entrar em um novo ambiente e precisam encarar todas as adversidades deste novo espaço. E um dos grandes problemas relatados após horas e horas de deslocamento é o jet lag. Aliás, muitas pessoas não sabem o que significa essa expressão e também não possuem conhecimento de como evitar ou amenizar os transtornos causados pelo jet lag. No texto de hoje, vamos explicar o significado desse termo e também dar quatro sugestões para exterminar os desconfortos após uma viagem longa.

Afinal o que é jet lag? E o motivo dessa alteração?

Com toda certeza você já deve ter ouvido esse termo da língua inglesa. Mas, você tem conhecimento de fato para explicar para outra pessoa o que significa essas duas palavras? Pois bem, jet lag é o desconforto causado pela mudança do fuso horário. Afinal, você deve saber que existem diversos fusos horários. Por exemplo, durante essa época do ano, grande parte da Austrália está 10 horas à frente do Brasil. Com isso, ao desembarcar em uma cidade australiana, são grandes as chances de você sentir um cansaço extremo, dor de cabeça, náusea, sono desregulado e tantos outros desconfortos.

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Obviamente todas essas alterações têm uma explicação. Para qualquer ser humano o dia tem a duração de 24 horas e ao decorrer desse tempo você realiza todas as suas atividades no fuso horário do país em que você mora. Quando vamos para um lugar muito longe e que tem muitas horas durante todo o deslocamento, esse ciclo fica todo desregulado, pois você não vai realizar as tarefas que possui o costume de efetuar. Por isso, por mais que algumas pessoas não gostem, a rotina é algo essencial para uma vivência de qualidade.

Primeira dica para diminuir todo o mal estar causado por essa situação

Uma boa viagem começa antes mesmo de você ir para o aeroporto. Para que os sintomas sejam menos agressivos, uma dica é que você consiga ter, pelo menos, um ou dois dias bem descansados antes de viajar. Por isso, tente dormir cedo para que seu corpo fique relaxado.


Segunda sugestão ainda está relacionada com a pré-viagem

Essa sugestão está relacionada com a primeira, antes desses dois dias, se você for para um local em que o fuso é muito diferente, como a Austrália ou o Japão, por exemplo, tente na semana da viagem despertar durante a madrugada. Isso vai fazer com que você já se acostume. Pois, uma vez que no Brasil ainda está em período noturno nesses lugares citados as pessoas já estão realizando atividades diurnas. Além disso, procure por passagens noturnas para que você possa descansar durante o voo.

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Terceira indicação está relacionada com a chegada ao seu destino

Neste quesito realizaremos um compilado de dicas. Primeiramente, tente desembarcar durante o dia. Na verdade isso é bom, pois você pode aproveitar a cidade de forma mais intensa, você estará mais relaxado, será mais fácil se adaptar ao horário da localidade em que você passou.

Além disso, dois objetos que vão lhe ajudar e muito é o óculos escuro e fone de ouvido. Pois, em alguns lugares existe uma grande luminosidade e esse excesso de sol nos olhos pode fazer com que você fique incomodado. Por isso, nos primeiros dias permaneça de óculos escuros. Já o fone favorece quanto à poluição sonora. Uma grande metrópole é castigada, muitas vezes por diferentes ruídos e isso pode contribuir para dores de cabeça e patologias auditivas. Por isso, monte uma playlist que gosta em seu celular e aproveite para escutar suas músicas favoritas.

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Por fim, abuse de águas termais. Esse produto é ótimo para revitalizar a pele e ajudar a combater calores excessivos combatendo a fadiga. Então, coloque em sua bolsa um frasquinho e faço uso sempre que julgar necessário.

Quarta dica é adaptar os seus hábitos para qualquer lugar do mundo

São grandes as chances de você ter uma rotina no Brasil, não é mesmo? Pois bem, a ideia aqui é que você “transporte” algumas de suas atividades, sobretudo os exercícios físicos. Se você já realiza normalmente um treino pela manhã, faça isso também no lugar em que você está. Se você treina no período da noite, na viagem tente colocar suas atividades pela manhã. Pois, assim as chances de você ter um sono regulado a noite são muito mais altas. Uma vez que você “cansou” o seu corpo e ele vai pedir por uma pausa maior, assim acontece o sono.

Essas foram as indicações para evitar o jet lag. Que você aproveite essas indicações e faça uma ótima viagem.

Isabela Castro.



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