Lugares incríveis para conhecer viajando de carro


Apesar de o Brasil ser rico em praias, montanhas e construções históricas nas cinco regiões, a dificuldade de selecionar um local para visitar acaba pesando no orçamento familiar.

No entanto, a viagem programada pode sair do papel, no caso se a opção de transporte for um automóvel. Além de garantir economia, o veículo oferece um tempo maior para desfrutar das belas paisagens do percurso. Por isso, veja a seguir 5 lugares incríveis para conhecer viajando de carro.


1. Estrada Rio-Santos — Sudeste

Por ser montanhosa, a região se torna segura por conta dos poucos trechos que permitem ultrapassagem. A estrada Rio-Santos conta com cachoeiras, ilhas e baías nos seus mais de 150 quilômetros.


Ao parar no trecho fluminense, uma boa recomendação de visita é o centro histórico. Se preferir, pode conhecer também a baía de Angra dos Reis e a Ilha Grande. Se tiver tempo, dá até para uns passeios de barco.


Dando continuidade a viagem, o próximo percurso é Santos, que oferece diversas praias. Entre elas estão as de Bertioga, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião. Todas bem estruturadas e com belas paisagens naturais.



2. Rota dos Cânions — Sul

O Parque Nacional da Serra Geral e o Parque Nacional da Serra estão na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Por lá, o passeio de carro fica empolgante, pois conta com belas formações rochosas.

Essas formações, segundo a Prefeitura, possuem mais de 130 milhões de anos. Assim, a rota se tornou sagrada para quem conhece a história. O charme colonial do local se dá ao Cânion do Itaimbezinho, que oferece trilhas e os famosos paredões. Os paredões do cânion têm altura de 700 metros.

Outro importante paredão é o Cânion Fortaleza, com 900 metros de altura. Dentre eles, este é o mais largo. Ainda de acordo com informações do órgão responsável, a região tem 7,5 quilômetros. Para chegar ao Cânion Fortaleza é preciso disposição, já que está localizado na RS 427.

3. Rota das Emoções — Nordeste

Viajar pelo Nordeste é um grande desafio. A Rota das Emoções é a prova viva do que estamos falando. Nela, o viajante conhece 14 cidades de três estados. Maranhão, Ceará e Piauí fornecem mais de 650 quilômetros de percurso. No entanto, cada lugar apresenta dunas, praias, fauna e flora e lagoas exclusivas.

Conhecer essas belas paisagens e alguns atrativos culturais, Patrimônio da Humanidade, valem muito a pena toda essa viagem. Entre as atrações, o roteiro passa pelo Parque Nacional de Jericoacoara, Parque Nacional dos Lençóis Maranhense e pela Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba.

4. Rota do Pantanal — Centro-Oeste

Conhecida também como Transpantaneira, a via tem 150 quilômetros. Faz divisa com o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. A Rota fornece mais de 120 pontes de madeira com uma visão espetacular dos pântanos. Por lá, garças, capivaras, tuiuiús e jacarés são vistos com facilidade.

O passeio de carro pela região é ideal para quem explora a biodiversidade. Em períodos chuvosos, entre outubro e março, o recomendado é optar por veículos 4×4, pois a estrada fica encharcada. Em tempos assim, alguns turistas costumam passar de 3 a 4 dias nas fazendas da redondeza.

5. Rota 174 – Norte

O norte do país guarda grandes informações sobre a história dos índios. Por isso, o percurso, com 1100 quilômetros, nos remete à buritizais, savanas, cachoeiras, cavernas, grutas e reservas indígenas.

A Rota 174 liga Manaus, no Amazonas, a Pacaraima, no estado de Roraima. Além de fazer divisa com a Venezuela, a rota é a única que liga a cidade ao restante do país.

No caso de uma parada em Manaus não se esqueça de fazer um passeio de barco para visitar o Encontro das Águas dos Rios Negro com Solimões. Já em Roraima há dois lugares que todos que passam por lá necessitam conhecer: o Marco da Linha do Equador, em Rorainópolis, e o Parque Nacional do Viruá, no município de Caracaraí.


Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.