Maravilha Alhambra de Granada, na Espanha – construída por sultão árabe


Datada do tempo em que os árabes dominavam a península ibérica, a Alhambra é uma fortaleza que parece desafiar a gravidade.

Alhambra de Granada, na Espanha, uma maravilha do mundo


O Palácio Alhambra é um dos lugares mais visitados da Espanha; os ingressos precisam ser comprados com até dois meses de antecedência.


Localizado em Granada, sul da Espanha, o Palácio Alhambra é um conjunto de castelos de beleza impressionante. Ele foi construído no monte Subika, no século XIII, pelo Sultão Alhamar, fundador da Dinastia Nasrid, sendo considerado como um dos lugares mais admirados do mundo.


Ao mesmo tempo, também é conhecido como o lugar onde a água desafia a gravidade, impressionando engenheiros e turistas. Seus jardins, piscinas e fontes de águas são abastecidos pelos rios Darro e Genil, por meio de uma complexa e eficiente obra de engenharia que leva água pelas colinas até o monte para suprir o palácio.


Como surgiu o Palácio Alhambra

O palácio foi construído para servir como um ponto militar de defesa da dinastia Nasrid contra os seus adversários. Até 1492, o palácio foi a residência real e também serviu como a Corte de Granada, até ser tomado pelos cristãos durante a reconquista pelos monarcas católicos.

Até os dias atuais, o lugar desperta a admiração de arquitetos e engenheiros, não apenas pela beleza, mas também pela ousadia da época e que tem se sustentado até hoje.

Um legado secular que ainda impressiona

A beleza arquitetônica islâmica do século XIII encanta qualquer visitante. Ao mesmo tempo que a engenharia empregada para levar água dos rios Darro e Genil até o complexo palaciano também é igualmente incrível.

Na época foi construída uma barragem para distribuir água para outros canais de menor porte. Logo em seguida, foram instaladas rodas d’água para que pudessem levar água até os pontos mais altos. Foi a partir daí que toda a água que chegava no palácio era distribuída entre piscinas, cisternas e diversos tubos que formavam uma emaranhada rede de encanamentos. Daí, toda a água era transportada para os jardins de Generalife – a residência oficial de verão do rei, com belos jardins e fontes – e, assim, para todo o palácio de Alhambra.

Visitas obrigatórias para os turistas

Qualquer um que for visitar Granada, precisa conhecer o Palácio Alhambra. Chega a ser quase uma parada obrigatória!

Os seus castelos, salões e torres conferem uma experiência inigualável que merece ser vivida, como a Torre das Armas, da Torre de La Vela, do Salão dos Abencerrajes, o Salão dos Reis e o Quarto Dourado.

Mas existem outros lugares que merecem ser destacados.

  • Jardins do Generalife

Fica localizado no Cerro del Sol. Com seus pomares e hortas, foi originalmente projetado como local de descanso e lazer dos Sultões da época da Dinastia Nasrid, funcionando como vila de verão dos reis de Granada.

  • Os Palácios Nasrid

São as áreas mais visitadas, onde é possível encontrar os salões e os edifícios onde moravam os Reis de Granada. Existem três prédios separados:

– Mexuar: onde funcionava a área de audiência;

– Palácio de Comares: a casa oficial do rei;

– Palácio dos leões: a residência da família real.

  • A Alcazaba

Muitos afirmam que ela foi construída sobre o que restou de um antigo castelo. O local era usado pelo exército como ponto de defesa do lugar.

  • Plaza de Armas

Era um conjunto de edifícios onde eram prestados diferentes serviços aos moradores da fortaleza.

E esses são apenas alguns dos lugares para se conhecer em Alhambra, onde também existe o Salão das Duas Irmãs, o Palácio de Carlos V, o Corredor, o Salão Carlos V e diversos outros pontos turísticos.

Como visitar Alhambra

Para quem deseja conhecer Alhambra, é preciso ser persistente e ter paciência, porque para comprar um ingresso, é preciso aguardar – pelos diversos canais de vendas disponíveis – uma fila de espera que pode durar até dois meses.

A visita ao Palácio pode durar até quatro horas e, por mais cansativa que pareça, é a garantia de uma experiência que será lembrada com muita satisfação pelo resto da vida.



Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.