Melhores cidades para ver neve no Brasil


O turismo da neve movimenta a Região Sul do Brasil no inverno. Confira as melhores cidades para ver neve

E aí, você sabia que existem cidades no Brasil onde faz tanto frio que neva quase todo ano? Pois é! Nosso país é imenso, e existe uma variedade enorme de climas e vegetação em nosso território. Ficou curioso? Então venha conhecer melhor o Brasil, e descobrir quais são essas cidades e onde ficam.



1 – Gramado

Vamos começar de baixo para cima! Gramado encontra-se no Rio Grande do Sul, o estado mais frio do estado. Devido à sua maior latitude, proximidade com o Polo Sul e maior exposição à Massa Polar Atlântica, esse território sofre com um frio intenso no inverno. A região serrana, então, é a que mais sofre, devido à sua altitude elevada. Gramado é, sem sombra de dúvida, uma das cidades mais bonitas de nosso país. É um ponto turístico que atrai muita gente. Muitos que moram nas partes mais quentes do Brasil vão para lá com o desejo de ver a tão afamada neve. Além disso, a cidade causa uma grande impressão por seus grandes atrativos. Gramado realmente parece ter vindo de um filme ou de uma história infanto-juvenil. Lá encontramos parques de neve, a belíssima Igreja São Pedro, lagos, jardins, museus, muitas lojas de chocolate (chocolate este que tem uma fama muito boa) e uma arquitetura extremamente zelosa, preocupada em criar um lugar de repouso e paz ao corpo e à alma. Mas, pertinho de Gramado existe uma outra cidade, que também é muito bela, muito fria, e atrai muita gente. É dela que falaremos a seguir.




2 – Canela

Canela e Gramado, esta é a grande dupla gaúcha que atrai gente do Brasil todo (e até do exterior) por seus grandes pontos turísticos e seu frio intenso! Canela neva no inverno, chegando a temperaturas negativas! Mas, falando de Canela, não posso deixar de citar sua grande catedral: Nossa Senhora de Lurdes, ou Catedral de Pedra, com 65 metros de altura. Além do nosso ponto principal, existem museus de automóveis e de moda, bondinhos, skyglass, vários parques temáticos, mundos gelados, uma cervejaria e uma cascata, a Cascata Caracol, sendo esta a atração que mais chama turistas para Canela. Não dá tempo de visitar todos os pontos turísticos dessas duas cidades em uma única visita.

3 – Caxias

Esta grande cidade tradicional do Rio Grande do Sul é a mais populosa do interior gaúcho, com 504.069 habitantes. Localizada a 760 metros de altitude, chega a temperaturas negativas no inverno, nevando eventualmente.

Apesar de não ser uma cidade tão voltada ao turismo, há muitas regiões interessantes e importantes para visitar. Há muitas igrejas, museus, algumas vinícolas, e pontos naturais, como cascatas e grutas. Trata-se de uma cidade maior, de pessoas muito sérias e trabalhadoras, que dão um orgulho imenso ao Rio Grande do Sul.

4 – São José dos Ausentes

Agora falaremos sobre a cidade mais fria do Rio Grande do Sul: São José dos Ausentes. Este lugar é de uma beleza natural formidável. Trata-se do ponto mais alto do Rio Grande do Sul, com o Pico Monte Negro chegando a 1403 metros de altura. A região possui inumeráveis cânions e cachoeiras, sendo o Cânion Monte Negro o mais conhecido deles. Há muitos outros, no entanto, como o Cânion Amola Faca, o Cânion da Boa Vista, o Cânion do Tabuleiro, o Cânion Realengo, o Cânion Coxilha, o Cânion da Cruzinha e o Cânion da Serra Velha. Quanto às cachoeiras, há o Cachoeirão dos Rodrigues, a Cachoeira do Perau Branco e Lindaura, e muitas outras. O lugar é incrível. Chega a temperaturas negativas e neva.

5 – Urubici

Como havíamos começado de baixo para cima, saímos do Rio Grande do Sul e entramos em Santa Catarina. Esse estado também possui regiões serranas suscetíveis a temperaturas muito frias, já que também é afetado pela Massa Polar Atlântica. Como no Rio Grande do Sul, há várias cidades que nevam, e selecionaremos algumas para ajudá-lo a planejar a próxima viagem.

A cidade de Urubici localiza-se a 915 metros de altitude, num Vale Plano de Santa Catarina. Possui muitas atrações naturais como a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Trata-se de uma capela construída em homenagem à Santíssima Mãe de Deus, Nossa Senhora de Lourdes, que se localiza atrás da cascata. Há dois níveis na capela, um inferior e outro superior, sendo este último acessível por uma escadaria.

Há muitos cânions, trilhas, cachoeiras e cascatas nessa cidade, o que nos mostra como a Região Sul do Brasil também é riquíssima em riquezas naturais.

6 – Urupema

Agora sim, meus caros, chegamos na cidade mais fria do Brasil. Bem-vindos a Urupema, uma pequena cidade da Serra Catarinense. O ponto mais alto da cidade, chamado Morro das Torres fica a uma altitude de 1726 metros. Existem alguns pontos turísticos, como o morro citado anteriormente, a Reserva Faldum, a Igreja de Santana e a Praça Municipal Manoel Pinto de Arruda – mas as principais são as duas cascatas que congelam. Pois é, parece que existem duas cascatas que congelam na cidade, a depender do frio. Como há pouco volume de água, elas congelam nas temperaturas negativas, quando acontece uma sequência de três ou quatro dias de muito frio. Eu só espero que isso não aconteça com ninguém dentro da água…

7 – São Joaquim

A cidade mais famosa pela neve de Santa Catarina e a que tem a melhor infraestrutura turística (hoteis, pousadas, cafés coloniais, restaurantes e pontos para ver neve) da região. Quase um sinônimo de frio e turismo de neve. Tecnicamente, não é a cidade mais fria de Santa Catarina, mas entre Urubici, Urupema e São Joaquim, é um mero empate técnico.

8 – Guarapuava

Agora que já falamos de algumas cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, vamos falar do Paraná. Guarapuava é uma cidade com temperaturas muitas baixas, que chega a nevar em alguns momentos. Há vários parques na cidade, mas o Parque das Araucárias se destaca pelo Museu Entomológico Hipólito Schneider e pelo Jardim Europeu de Guarapuava, um lugar extremamente belo e atrativo.

Além disso, há a maior queda d’água da Região Sul do Brasil: o Salto São Francisco, com uma queda livre de 196 metros. São feitas caminhadas e rapel no lugar, em determinadas épocas do ano. Não podemos deixar de citar a Catedral Nossa Senhora de Belém, de estilo Barroco, construída em 1841 e o Santuário Tabor das Vocações.

Muitas vezes pensamos em viajar para o exterior ao planejarmos nossas férias, o que não deixa de ser muito entusiasmante. Mas o Brasil é, provavelmente, o mais belo país do mundo. Temos uma variedade natural impressionante, e cada uma delas tem tantas riquezas quantas se possam imaginar. De norte a sul, temos paisagens impressionantes, além de cidades feitas sob a mais digna arquitetura. Muitas dessas belezas naturais são ignoradas e desconhecidas, mas basta darmos uma pesquisada rápida para renovar o entusiasmo de conhecer de Norte a Sul deste nosso grande país, Brasil, que um dia fora batizado como Terra de Santa Cruz.


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.