Confira os principais pontos turísticos da cidade de Belém, no Pará.
Uma cidade que nasceu ditada principalmente pelo boom do comércio da borracha em tempos passados, a Belém atual mescla seu passado tradicional e bucólico, com a modernidade que os grandes centros oferecem. Conheça os melhores lugares para se visitar na capital paraense.
Museu Gemas do Pará – Fazendo parte do Espaço São José Liberto, o museu é uma amostra do potencial joalheiro do estado, tendo em seu acervo amostras de inúmeras pedras preciosas.
Museu do Porto de Belém – Sua exposição permanente conta a rica história da navegação do estado do Pará. Fundado em 2000, faz parte do complexo Estação das Docas.
Cidade Velha – Não é um espaço, propriamente dito. Trata-se de um bairro que traz toda a riqueza histórica da cidade, contando com museus, palacetes, casarões e igrejas do período neoclássico.
Orla de Icoaraci – Possui muitos restaurantes e bares, além de inúmeros pontos de artesanato. É também um local para aqueles que buscam tranquilidade.
Bosque Rodrigues Alves – Imagine um local que representa o que de mais valioso existe na rica flora da Amazônia. O parque possui centenas de árvores nativas e oferece as condições ideais para um passeio familiar.
Mangal das Garças – Próximo ao rio Guamá e possuindo mais de 40.000 m2, este parque ecológico oferece a riqueza das matas da região e uma grande quantidade de animais endêmicos da Amazônia. Nele é possível também encontrar inúmeras atrações, como um orquidário, criatório e viveiro de plantas, o Farol de Belém, o Museu Amazônico da Navegação.
Ilha do Algodoal – O local é o mais paradisíaco e sossegado de Belém. Além de praias belíssimas, a ilha possui grandes extensões de algodoais e conta com 19 km2, tendo inclusive uma área de proteção ambiental. O acesso se dá por barcos que saem da capital. Oferece pousadas rústicas para deixar o visitante com vontade de retornar sempre.
Basílica Santuário de Nazaré – Os fiéis contam que a imagem de Nossa Senhora foi encontrada às margens de um igarapé em Belém. A basílica, única da região norte, retrata o fervor religioso relacionado à descoberta da estátua em 1700 e sua importância cultural. Por conta disso, o Círio de Nazaré, procissão que ocorre na segunda semana de outubro, tornou-se uma das maiores manifestações religiosas do Brasil, reunindo mais de dois milhões de pessoas a cada ano.
Por Dan Dias
Deixe um comentário