Morar no Canadá – Como Imigrar Legalmente



Confira aqui algumas dicas caso esteja planejando imigrar e morar no Canadá.

Se mudar de país seja para estudar ou trabalhar não é uma tarefa fácil. A decisão fica ainda mais complexa quando essa mudança envolve a família. As adaptações ao novo ambiente é só um dos vários obstáculos que serão enfrentados. Para imigrar legalmente é preciso atender a uma diversidade de condições que precisam ser analisadas atentamente.

Logo abaixo trazemos para você algumas dicas do que fazer e quais os primeiros passos que devem ser tomados se o plano for se mudar para o Canadá, um dos destinos mais procurados pelos brasileiros.



Imigração:

Visitar o site da imigração, em um primeiro momento, pode parecer algo de outro mundo dada a quantidade de informações que ali vamos encontrar. Mas é necessário e com o tempo dá pra se acostumar e localizar melhor os tópicos. É indicado para esclarecer algumas dúvidas mais gerais. Mas é sempre bom procurar a ajuda de uma consultoria para ficar por dentro de temas mais pontuais e específicos. Neste link você pode conferir uma lista de alguns profissionais credenciados pelo governo canadense.

Habilitação:

Antes de se mudar de fato é preciso saber se a pessoa pode morar no Canadá. Sobre este ponto o site do governo do país pode te ajudar.



Visto de Casal:

No caso de casais, um dos cônjuges entra como aplicante principal enquanto que o outro vai como dependente. É mais uma questão da legislação canadense. Por exemplo, o aplicante principal é que fica responsável por boa parte da comprovação de renda. Caso o aplicante principal vá para o Canadá a estudo, o cônjuge não precisa tecnicamente ir também estudar. Aliás, ele ainda pode trabalhar legalmente no país. Acesse esse site e veja como pode ser feita a comprovação de renda pelo aplicante principal.

Leia também:  Cidades Mais Caras para Viajar e Passar o Final de Semana 2017

Visto dos filhos:

O casal pode fazer uso do sistema Express Entry ou até mesmo algum outro tipo de aplicação destinado a imigração. Se tiver filhos vale também buscar o visto de turismo ou de visitante. Lembrando que isso já dá direito às crianças para estudar na educação pública do país, já a partir dos cinco anos.

Express Entry:

O governo canadense, desde 2015, tem feito o uso desse sistema. Basicamente ele faz a seleção de trabalhadores que querem se mudar para o Canadá. O perfil do interessado é analisado online. O cadastro pode ser acessado por empregadores e pelo governo do Canadá. Estes por sua vez, podem convidar determinados profissionais para fixarem residência do país. Aqui você pode conferir maiores informações sobre o sistema.

Documentação:

Os documentos exigidos podem variar conforme algumas situações até porque de acordo com o caso, o consulado canadense pode solicitar alguma outra documentação. De qualquer forma os principais são:

– Cópia do RG de cada membro da família

– Duas fotos 3×4

– Cópia do passaporte

– Cópias da Declaração de Imposto de Renda

– Cópias dos três últimos holerites ou pró-labores

– Extrato bancário ou aplicação fixa

– Carta convite, no caso de visita a algum parente que more no Canadá.

Visite também os links abaixo para obter maiores informações nessa nova jornada.

Site sobre imigração do governo do Canadá;

Consulado do Canadá em São Paulo.

Por Denisson Soares

Outros Conteúdos Interessantes

4 Comments

  1. Eu gostaria de morar no Canadá, para abrir uma empresa, uma doceria, trabalho com isso e gostaria de montar aí…

  2. Gostaria de morar no Canadá, trabalho com informática atuando mais na área de infraestrutura e PABX também.
    Mas estou disponível pra trabalhar em outra áreas.

  3. Gostaria de morar no Canadá, não tenho problemas em trabalhar em qualquer área legal, não sei falar inglês mas já ouvi dizer que lá eles dão um curso para o imigrante.

  4. Quero muito morar no Canadá. Tenho experiência profissional na área de construção civil, montagem industrial, combustíveis em geral. Sou casado, temos uma filha, e o nosso desejo é aprender e ajudar muito no Canadá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *