Natal em Lisboa (Portugal) – Como é, O Que Fazer





Confira aqui as principais dicas para passar o Natal em Lisboa (Portugal).

Como é o Natal em Portugal?

A maioria da população portuguesa é cristã, dessa forma, o Natal é uma data importantíssima, onde toda a família se reúne anualmente. No decorrer da sua viagem será perceptível para você que o país muito se mobiliza em torno dessa festividade.

Durante o mês de dezembro inteiro, é possível presenciar programações culturais para adultos e crianças das pequenas até as grandes cidades, iluminações natalinas por toda a cidade e mercados temáticos. Porém, tanto o dia 24 de dezembro quanto o dia 25 são sagrados para os portugueses e eles se dedicam apenas às pessoas que são mais próximas.




Por esse motivo, a programação desses dois dias é indispensável. Normalmente, indicamos que os turistas optem por cidades maiores para se hospedar, pois, assim, você terá suporte mínimo de restaurantes (caso você não esteja pretendendo fazer uma ceia em uma casa alugada ou de parente com a sua família) e supermercados, além de mais conforto.

Veja também:  Turismo Parque da Costeira (Natal) - Praias e Atrações

Como é o Natal em Lisboa?

Um brilho a mais toma conta da noite da cidade de Lisboa nessa época de fim de ano, havendo coloridas luzes espalhadas em suas principais avenidas e ruas e também todo o centro histórico. Além do mais, em Lisboa há uma programação especial de Natal composta por inúmeras apresentações, exposições e diversas atividades totalmente gratuitas que são organizadas pela Câmara Municipal.


As luzes de Natal são inauguradas entre os últimos dias do mês de novembro e os primeiros dias do mês de dezembro, sendo obrigatoriamente na sexta ou no sábado. Tanto os portugueses quanto os visitantes aguardam ansiosamente esse momento e a iluminação fica presente até o início de janeiro do ano seguinte.

Mercados de Natal em Lisboa

Em Lisboa também está presente o costume e a tradição dos mercados de Natal. Eles são compostos por pequenos empreendedores e artesãos locais que fabricam ótimas opções de presentes e lembranças por um preço muito atrativo para os compradores.

Veja também:  Turismo Natal - Hotel e Pousada Bela Silvia

Além disso, nos mercados também há comidas deliciosas, especialmente doces de Natal artesanais.

O que fazer em Lisboa na véspera de Natal?

Normalmente os estabelecimentos fecham mais cedo no dia 24 de dezembro, portanto é importante checar o que estará aberto com antecedência. Entretanto há algumas atrações que costumam abrir nessa data e são excelentes opções de passeio. Como, por exemplo:

  • Museu Benfica
  • Museu do Azulejo
  • Palácio da Ajuda
  • Torre de Belém
  • Centro Cultural de Belém
  • Oceanário
  • Museu do Fado
  • Zoológico
  • Mosteiro dos Jerónimos

Galerias comerciais, lojas, supermercados e shoppings fecham 18h.

Quem pretende ir a Missa do Galo ou a Missa da Noite, há paróquias de Lisboa que realizam essa celebração na virada do dia 24 para o dia 25 de dezembro. São elas:

  • Igreja de São Mamede (próximo ao Largo do Rato)
  • Igreja de Nossa Senhora da Encarnação (Chiado)
  • Sé Catedral
  • Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes (Parque das Nações)
  • Brasília da Estrela

Onde fazer a Ceia de Natal em Lisboa?

Optar por um lugar para cear é desafiador. O Natal é uma data em que as famílias se reunem, dessa forma, a maioria dos restaurantes fecham. mas separamos duas sugestões de onde cear em Lisboa.

Veja também:  4 motivos para visitar Lourinhã, em Portugal

Restaurantes de grandes hoteis: não é necessário estar hospedado no hotel e, por mais que os valores sejam mais altos, o menu é completo, a noite é especial e a comida é muito boa.
Alugar um apartamento: é uma opção mais ecônomica que pode funcionar muito bem se a sua viagem for em família, possibilitando que vocês preparem a ceia juntos.

O que fazer em Lisboa no Natal?

Quase tudo estará fechado no dia 25 de dezembro, entretanto o transporte público segue funcionando, mesmo com a frota reduzida.

As atrações que geralmente continuam abertas nessa data, são:

  • Zoológico
  • Oceanário
  • Pastéis de Belém

Caso não esteja chovendo, passear pela cidade a pé para conhecer seus jardins abertos, praças, igrejas, ruas e apreciar a vista também é uma agradável opção.

Por: Isabella Proença



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *