Nazaré, Portugal – a cidade com as maiores ondas gigantes do mundo – o que fazer


Nazaré é a cidade onde foi batido o recorde mundial de maior onda surfada do mundo. Mas é um destino que vai muito além do surf. Conheça.

Uma onda de cerca de mais de 26 metros de altura levou a cidade de Nazaré, no centro-oeste de Portugal, à mídia de todo o mundo. O fato aconteceu em outubro de 2020 e o responsável por trazer holofotes à cidade foi o alemão Sebastian Steudtner, que teve seu recorde reconhecido em maio de 2022.



A concorrência foi dura, pois Andrew Cotton, um ex-encanador britânico, também surfou uma onda um pouco menor, assim como Rodrigo Koxa, capixaba que detinha o recorde anterior. Em 2011 algo parecido ocorreu com o americano Garrett McNamara, que também surfou uma onda de cerca de 30 metros.


O que esses quatro concorrentes têm em comum? Todos os seus recordes pessoais, que foram candidatos ou venceram o recorde de maior onda surfada do mundo, foram proezas realizadas em Nazaré.


A manchete deixou turistas de todas as partes com bastante curiosidade para conhecer a localidade. Mas Nazaré esconde um destino que vai muito além das suas ondas gigantes. Tem desafios para todos os estilos, paisagens impressionantes e lugares para curtir o verão português. Vem conhecer as principais atrações da cidade portuguesa.

Praia do Norte

Não poderíamos começar sem mencionar a Praia do Norte, justamente a praia onde se formam as ondas gigantes. Se você não é surfista, lugar não falta para apreciar as ondas gigantes, pois a praia é "decorada" por uma falésia, que permite uma visão do alto dessa maravilha da natureza.


Santuário de Nossa Senhora de Nazaré

O nosso percurso se inicia em um dos mais importantes sítios católicos da Europa. Aqui, a capela denominada como Ermida da Memória foi a que deu vida ao Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, que passou a ter mais importância com a presença do Rei Fernando I, em meados do século 14.

Além da Capela Ermida Memória, o lugar sagrado conta com mais dois santuários: uma gruta e a impressionante Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, um ambiente de tranquilidade que renova as energias de todos.

Pederneira

Os monumentos antigos e as casinhas brancas chamam a atenção de quem passa pelo bairro da Pederneira, conhecido também como um vilarejo de pescadores. Quem visita Nazaré não pode deixar de conhecer essa área, pois tem o prédio dos Antigos Paços do Concelho e a belíssima igreja de 1560.

Miradouro do Monte Branco

O lugar é ideal para quem ama fazer trilha, de preferência uma bem curta. O Miradouro do Monte Branco oferece vistas panorâmicas sobre a parte da antiga região e apresenta detalhes que deixam a vida mais radiante. A atração está localizada em um dos mais tradicionais bairros da cidade, no Jardim de Peralva.

Porto de Pesca

Além do vilarejo, a beleza de Nazaré é conectada ao oceano Atlântico através do Porto de Pesca. O ponto turístico é um dos mais importantes da cidade, pois recebe embarcações de pequeno porte todas as manhãs carregadas de frutos do mar.

Elevador de Nazaré

Uma pequena aventura pode ser adquirida pelo Elevador de Nazaré, que de 15 em 15 minutos realiza uma viagem de 318 metros. O elevador leva o turista a passear pelos 50 metros de túnel. Ele foi inaugurado em 1889 e daí então se tornou uma das principais atrações da localidade.

Praia de Nazaré

O litoral Oeste de Portugal não ficou conhecido à toa. Nazaré tem belas praias e uma das mais frequentadas ganha o nome da cidade. A Praia de Nazaré se destaca por conta da presença de pescadores, que entram na água com suas saias coloridas. Ao contrário da Praia do Norte, que é onde ocorrem as ondas gigantes, na Praia de Nazaré as ondas são mais calmas e é possível tomar um banho de mar.

Forte de São Miguel Arcanjo

O objetivo no século 16 era fazer o Forte de São Miguel Arcanjo ser o protetor do povoado. No entanto, o Forte de Nazaré, que também ganhou esse nome, foi muito além disso. Atualmente, o lugar é um dos mais procurados e acabou se transformando em um belo cartão-postal.

A entrada custa 1 euro e tem vista privilegiada das ondas gigantes de Nazaré.

E então, o que você achou de Nazaré, a cidade portuguesa? Ela pode ser um dos lugares que você pode visitar futuramente? Compartilhe sua opinião nas redes sociais, estamos ansiosos para ler o seu comentário!


Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.