Para aqueles que gostam de viajar com frequência, seja de férias ou mesmo a trabalho, temos uma notícia muito animadora. Todas as seguradoras estão literalmente obrigadas a cobrir todas as despesas hospitalares, odontológicas e médicas em qualquer viagem internacional. A regra já está valendo desde março do ano passado e foi uma determinação expressa da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), que coordena as novas regras dos seguro viagem.
Deixaram de ser comercializadas as assistências viagens e agora somente o seguro viagem está sendo negociado. A diferença entre os dois é que na assistência viagem, a pessoa só poderia usar uma rede de prestadores específicos contratados pela empresa de viagem e se preferisse ser atendido em outra rede, poderia correr o risco de não ter o reembolso de todas as despesas médicas. Outro ponto negativo que contribuiu para a nova mudança é que como os serviços funcionavam em forma de assistência, caso acontecesse algum imprevisto durante a viagem, o viajante não poderia recorrer a SUSEP, que é a responsável pelo mercado de seguros em viagens internacionais, pois só haveria fiscalização em caso de morte por acidente durante o percurso.
Todos os pacotes de viagens estão sendo vendidos com seguros, onde uma seguradora é contratada para garantir cobertura total dos clientes em caso de morte acidental, despesas médicas e hospitalares, extravio de bagagem, entre outras. O viajante pode escolher o local de atendimento de sua preferência e posteriormente, solicitar o reembolso para a seguradora que tem 30 dias para fazer.
Outra boa mudança é que todo atendimento relacionado a doenças ou lesões crônicas, também terão cobertura pela seguradora, porém, com um menor valor para ser reembolsado, pois é considerado preexistência.
Para viagens ao exterior, a seguradora é obrigada a oferecer, além das coberturas de despesas médicas, odontológicas e hospitalares, serviços de translado de corpo, médico e regresso sanitário.
É sempre bom ficar atento as novas regras, pois elas não são muito divulgadas e o consumidor deve exigir seus direitos na hora de viajar e saber tudo que está sendo contratado para se evitar dores de cabeça, além de gastos extras.
Rodrigo Souza de Jesus
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?