O Que Fazer em Atenas (Grécia) – Roteiro de Passeios



Saiba aqui o que fazer quando viajar para Atenas (Grécia).

Atenas foi uma das cidades mais poderosas da Antiguidade, ocupando o posto de centro do mundo grego. Ainda hoje a cidade é um dos pontos turísticos mais visitados da Europa e, caso você esteja pensando em passar uns dias na cidade, segue agora uma lista de passeios que você precisa fazer em Atenas.

Existem dois “modos”, digamos, para conhecer a cidade: o modo “para quem tem pressa” e o modo “ideal”. Os nomes já dão uma boa dica do que esperar.



Modo “para quem tem pressa”

Neste modo você ficaria apenas um dia em Atenas, o que seria suficiente para conhecer somente a Acrópole. Mas o que é a Acrópole?

A Acrópole foi um complexo arquitetônico que servia como base para três funções básicas na Grécia Antiga: centro político, fortificação militar e santuário religioso. A Acrópole se situa 156m acima do nível da cidade de Atenas, e “acrópole” significa justamente a parte mais alta das cidades. A construção da Acrópole de Atenas mistura os dois principais estilos arquitetônicos gregos, o dório e o jônico, e também apresenta, sobretudo nas pinturas e esculturas, influências da arte persa e egípcia. A grande maioria das construções que formam a Acrópole datam do século 5 a.C.



A primeira e valiosa dica: compre com antecedência seu ingresso para a Acrópole. A compra pode ser feita pela internet e você não perde tempo enfrentando filas. Os ingressos podem ser comprados diretamente no site oficial: https://etickets.tap.gr/ (que está em grego).

Existe uma fila que inevitavelmente você precisará enfrentar, é a fila do raio-x para entrar no Museu da Acrópole. Outra dica para fugir das filas é buscar a ajuda de um guia turístico.

Leia também:  O Que Fazer em Jericoacoara - Roteiro de Passeios

Roteiro “para quem tem pressa”

Chegue cedo para entrar na Acrópole, assim que ela for aberta. Logo se dirija para o Teatro de Dionísio, o mais importante teatro da Grécia Antiga e considerado o berço da tragédia e do teatro como o conhecemos no Ocidente. Uma vez no Teatro de Dionísio, aproveite para conhecer o Propileu, que é a porta monumental para entrada na Acrópole. Visite também o Odeão de Herodes Ático, outro teatro localizado na parte sul da Acrópole e construído em torno do ano de 174. Aproveite para conhecer também o Templo de Atena Nike, dedicado à deusa Atena, e o Partenon, templo dedicado também à deusa Atena e construído no século 5 a.C.

Modo “ideal”

Neste modo, você fica três dias em Atenas e, além dos passeios indicados para um dia, aproveite para conhecer também a Ágora Antiga, local que era o centro da vida ateniense na antiguidade, no qual aconteciam reuniões e debates políticos, bem como atividades mercantis e religiosas. O Museu da Ágora também é um lugar que merece visita.

No dia seguinte, visite o Estádio Panatenaico, construído especialmente para as primeiras olímpiadas da era moderna, que ocorreram em Atenas, no ano de 1896. O Estádio tem capacidade para abrigar 60 mil pessoas. Saindo dali, onde você poderá visitar a pista de corrida e as arquibancadas, além de poder ver uma coleção com tochas olímpicas de todas as edições dos jogos desde 1896, visite também o Templo de Zeus Olímpico, que contava com 104 colunas originais, das quais sobraram apenas 16. Este foi o maior templo construído na Grécia Antiga, e imaginar o seu tamanho com as colunas que faltam é um exercício interessante. O templo foi construído em 131 d.C.

Leia também:  Turismo em Tasmânia (AU) - Dicas de Passeios e Hospedagem

Não pode faltar, claro, uma foto no Arco de Adriano, um portão que lembra um arco triunfal romano – por isso a denominação “arco”. O Arco foi construído para celebrar a chegada do imperador romano Adriano, por volta de 131-132 d.C.

Ficando três dias na cidade será possível conhecer todas essas maravilhas e também aproveitar a Atenas moderna, podendo estabelecer um paralelo entre mundo antigo e mundo atual. Coloque Atenas em seus planos de viagem. Valerá a pena.

Sabrina Ferraz Fraccari

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *