Natureza exuberante, ruas arborizadas, orla preservada pela legislação, além de praias maravilhosas, em uma das mais antigas capitais e menores capitais do Nordeste. João Pessoa, capital da Paraíba, possui opções de turismo para toda família, com as praias do litoral sul, praias do norte, piscinas naturais e Centro Histórico.
Com clima sempre quente, João Pessoa é um destino que é belo em qualquer época do ano. No entanto, poderá encontrar as praias com tons ainda mais maravilhosos entre os meses de dezembro e março. Neste período, que contempla o verão, que já será época que parou as chuvas constantes, a cor do mar fica no tom azul-bebê e verde-água.
Entre as praias mais urbanas estão no norte, que possui opções de barracas de praia que alugam cadeiras e guarda-sóis e venda de bebidas. Os passeios de barco, conhecidos como catamarãs, com destino as piscinas naturais de Picãozinho e Seixas partem de Tambaú, no canto esquerdo da praia, quando a maré está baixa.
As praias de Tambaú, Cabo Branco e Manaíra estão localizadas orla urbana central de João Pessoa, com calçadões, com bares e restaurantes, e próximas aos principais hotéis da cidade. Em Cabo Branco a areia é mais fofa do que Tambaú, mas as duas praias, apesar de apresentar águas turvas, são próprias para banho. Vale a pena para toda família, pois suas águas são morninhas e as ondas são tranquilas. Durante à noite, os quiosques oferecem opções de gastronomia e bebidas, como pizza, frutos do mar, fast-food e churrasco.
Nas praias do sul, em direção a Pernambuco, estão as paisagens mais belas e rústicas e bonitas da cidade e encontram-se águas mais claras. É nesta região que poderá encontrar a praia de Tambaba, que é um das mais famosas praias naturista do Brasil e fica 42 km de João Pessoa.
Localizada em um bairro residencial e por causa dos recifes, a praia do Bessa é conhecida como “Caribessa”. Na praia não existe quiosque, somente as barracas de praia desmontáveis que vendem bebidas e alugam cadeiras e guarda sóis. Nas proximidades do bairro do Bessa, chegará na cidade vizinha Cabedelo, onde é possível desfrutar da praia Intermares, procurada pelos surfistas por conta das grandes ondas. E ainda nas proximidades é possível desfrutar o mar de mais três praias: Ponta da Campina, Poço e Camboinha.
Outra opção que não pode ficar de fora, são os passeios nas piscinas naturais e na ilha de Areia Vermelha, que são melhores aproveitados no início da lua cheia e lua nova. Durante o mês, o passeio é oferecido durante 20 dias, devido à maré. Não pode ficar fora do roteiro de viagens o mergulho entre diversos peixes coloridos nas piscinas naturais de Picãozinho.
Além das belas praias e natureza, João Pessoa oferece diversas opções culturais e históricas que atraem muitos turistas. Entre outras opções, tem a Paróquia Santo Antônio, Centro Cultural de São Francisco, Casa do Artista Popular, Casa José Américo e Museu de Cultura Popular Paraibana
O Farol do Cabo Branco é considerado um dos mais belos e representativos cartões postais da cidade. Neste Farol que é sinalizado que João Pessoa está no ponto mais oriental das Américas. Localizado na falésia de Cabo Branco, a 800 metros da Ponta de Seixas, o Farol foi construído em 1972, tem 19 metros e seu alcance luminoso é de 27 milhas náuticas.
Adoniran Peres
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?