O Que Fazer em Monte Verde – Roteiro de Passeios





Veja aqui tudo o que você precisa conhecer na cidade de Monte Verde (MG).

Localizado na divisa do estado de São Paulo e Minas Gerais, Monte Verde (MG) fica à 1.555 metros de altitude e é um cenário perfeito para lua de mel, passeios em casais ou até mesmo para curtir sozinho, com os amigos e familia. Com clima frio e as belas paisagens da Serra da Mantiqueira, o local traz uma atmosfera rústica de beleza ímpar que foram mantidos mesmo com o aumento do comércio no local. São opções de trilhas, cavalgadas, patinação no gelo, serras, quedas d’água e muita natureza exuberante.

Monte Verde é um distrito que pertence ao município Camanducaia (MG) e mesmo sendo local pequeno, oferece aconchegantes pousadas e bons restaurantes, além das atrações turísticas e naturais reservadas pela região.




Monte Verde com turismo o ano todo – festivais

A região tem um apelo maior ao inverno, no entanto, é um destino atraente durante todo o ano. Poderá aproveitar os festivais, como os Festivais de Inverno, que são realizados nos finais de semana do mês de julho. O evento conta com atrações musicais, apresentações de rua e oficinas culturais. E ainda, no mês de outubro acontece o Festival Gastronômico e em dezembro o Festival de Natal.

Veja também:  Ilha de Anglesey (País de Gales) - Atrações Turísticas

Monte Verde – Trilhas como ótima opção para contemplar belezas locais

Localizada na altitude da Serra da Mantiqueira, fazer trilhas em meio a muita natureza e belas paisagens é uma das opções em Monte Verde. As trilhas são feitas por conta própria ou em grupos, no entanto, é mais seguro os passeios guiados, em grupo, que são oferecidos por diversas agências locais. Nestes passeios você poderá assistir o pôr do sol de cima de uma montanha


Uma das trilhas mais rápidas, entre meia hora ida e volta, e de fácil acesso é do Pinheiro Velho, que tem saída na avenida principal e vai até o aeroporto que foi desativado localizado no distrito. Já a Trilha das Corredeiras do Itapuá poderá acompanhar o Córrego do Cadete e diferentes quedas d’água.

Na Trilha do Chapéu do Bispo, que demora meia hora ida e volta, é possível contemplar diversos mirantes nas bifurcações do caminho.

Com percurso de uma hora e meia entre ida e volta, o passeio pela Trilha da Pedra Redonda é oferecido pela maior parte das agências que disponibilizam o passeio até ao topo da pedra, que é o local onde Minas Gerais e São Paulo se encontram. Poderá ver no percurso um mirante com uma bela vista e no alto da Pedra terá um dos mais belos pôr do sol e em dias com céu mais limpo poderá identificar as cidades abaixo.

Veja também:  Passeios em Nova York - Dicas dos Melhores Lugares para se Conhecer

A Trilha do Platô, que tem uma grande procura, tem mirantes no trajeto. Poderá curtir ainda as trilhas como Pedra Partida com nível mais avançado e Trilha do Selado também de nível avançado, que não deve ser percorrida sem a presença de um guia.

Quedas d’água em Monte Verde

Monte Verde tem também ótimas opções de Quedas d’água, com belas cachoeiras como a Roda D’Água, que a suas águas formam um pequeno lago. A queda d’água do Gato de Botas poderá contemplar várias pequenas cascatas, além da Cascata Siriema e à queda d'água da Pedreira.

Localizada 12 km de Monte Verde encontrará Cachoeira dos Pretos que tem uma queda de 170 metros e oferece lanchonete no local.

Veja também:  Turismo na Turquia - Passeios e Atrações Turísticas

Atividades de aventura para toda família

Localizado próximo de Monte Verde, a Fazenda Radical oferece diferente atividades de aventura, que podem ser curtidas com toda família. Tem opções de curtir duas mega tirolesas, arco e flecha, circuito de arvorismo, escalada passeio de quadriciclo e slackline.

Em Monte Verde tem ainda opções pela região de passeios de cavalo, passeios de Quadriciclo, trenzinho, 4×4, patinação no gelo e passeio de bicicleta.

Conhecer e contemplar sobre aves e plantas

A Escola Mineira de Falcoaria fica localizada dentro da Fazenda Radical e lá poderá conhecer e entender sobre as especificidades e hábitos de corujas, águias, gaviões e falcões, tudo explicado pelo biólogo Riuvânio Rodrigues.

Em Monte Verde poderá ainda conhecer o Orquidário MV, com quase 1.500 espécies de orquídeas, além de cactos, bromélias, suculentas e 150 plantas carnívoras.

Localização de Monte Verde

Monte Verde está localizado no sudoeste de Minas Gerais e fica a uma distância de 30 km de Camanducaia. Fica 165 km da cidade de São Paulo ( 2h30m de viagem), 541 km do Rio de Janeiro (8 horas de viagem) e 483 km de Belo Horizonte (6h30m de viagem).

Adoniran Peres



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *