Os melhores lugares para conhecer em Portugal


Quem visita Portugal já inicia o roteiro passando por Porto e Lisboa, as cidades com mais pontos turísticos. Por lá, os visitantes conhecem vilarejos históricos e praias que chamam bastante atenção.


Em tempos de férias que tal acrescentar esses 6 lugares nos seus planos para conhecer em Portugal?


1. Piódão — aldeia histórica

Na Serra do Açor está um pequeno vilarejo chamado Piódão, um lugar de fácil acesso em que residem menos de cem pessoas. A região se tornou Patrimônio Mundial da Unesco, pois foi construída de folhelho betuminoso — um tipo de rocha sedimentar.


Por lá há casas, coladas umas às outras, de janelas e portas pintadas de azul e branco. O que chama a atenção fica a cargo do dia e da noite, já que a aldeia histórica muda de cenário. Pela manhã, ela fica semelhante a um conjunto de casinhas de boneca. Enquanto a noite, os detalhes do local se parecem com um presépio de natal.



2. Óbidos — vila das rainhas|

Os pontos coloridos em branco das construções encontradas na região ganham um toque medieval. Por isso, o vilarejo que durante 5 séculos ficou conhecido como a vila das rainhas portuguesas.

A muralha, do século XIV, e o castelo de origem romana deixam a pequena região mais charmosa. Por lá, as janelas das residências precisam ser destacadas com flores. As lojinhas de artesanatos também ganham detalhes medievais, sem falar nas banquinhas de ginja.

3. Serra da Arrábida — praias escondidas

Quem visita Portugal com frequência sabe que as Praias de Cascais são as mais agitadas, por isso recebe um grande número de turistas. No entanto, há uma joia escondida chamada Serra da Arrábida — situada a menos de 50 km da capital.

Os lisboetas preferem não comentar sobre o trecho no litoral, pois a natureza é praticamente intocada. A impressionante paisagem conta com um mar manso e transparente em tons azulados, além de uma encosta cheia de verde, proporcionando a região uma imensa tranquilidade.

4. Serra das Estrelas — iguarias clássicas

No inverno é um dos lugares mais visitados. A Serra da Estrela é a maior cadeia montanhosa da região, onde a neve toma conta. Quando a estação chega no fim de dezembro, Portugal ganha a única pista de esqui.

Longe do inverno, a localidade serve para passeios e fotografias, já que a natureza resolve destacar as paisagens. Ir para Portugal e não experimentar as iguarias clássicas da Serra da Estrela é até um crime, pois o famoso queijo da Serra é a delícia mais conhecida do país.

5. Fortaleza de Sagres — costa portuguesa

No sul português conta-se as histórias das navegações. Era em Fortaleza de Sagres que as embarcações recebiam ordens para movimentar o oceano. Na época, os tripulantes aguardavam as operações climáticas para iniciar a travessia do então temido atlântico.

Atualmente, a Fortaleza de Sagres, situada no extremo do Algarve, ganhou um cenário de falésias e um museu — elementos perfeitos para quem não tem um programa de fim de tarde. O pôr do sol merece ser estampado para fotografia em um quadro.

6. Ponta da Piedade — mar verde-esmeralda

Também na cidade do Algarve está localizada a Ponta da Piedade, que é nada mais que um conjunto de formações instáveis e frágeis esculpidos pela natureza. Falando nas águas do mar, elas se parecem com a cor verde-esmeralda.

Turistas que preferem conhecer as águas da costa portuguesa fazem passeio de barco no fim de tarde. As belas paisagens das grutas e de cavernas deixam o lugar fascinante, além de deixar qualquer visitante bastante empolgado.


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.