Paraty – Melhor Época para Viajar e Como Chegar




Saiba aqui a melhor época para viajar e como chegar até a cidade de Paraty.

Paraty é uma cidade paradisíaca do extremo sul do litoral do Rio de Janeiro, que atrai, ano a ano, diversos turistas, brasileiros e estrangeiros. Se você está pretendendo fazer uma viagem para conhecer, mas não sabe ao certo qual é a melhor época para ir e nem como chegar, confira as dicas que separamos para você.

Qual é a melhor época para viajar até Paraty?

Assim como o litoral norte do estado de São Paulo, Paraty possui invernos que podem ter ondas de frio e verões quentes e com muita chuva. De junho a setembro, a época mais seca é o melhor período para quem deseja realizar passeios de barco e, se a temperatura estiver agradável, ir à praia. Geralmente, os dias são quentes e as noites agradáveis, sobretudo para quem quer aproveitar os restaurantes de Paraty. Nas ondas de frio, a mínima pode cair para 15°C ou até menos. Por isso, se você não gosta de frio, talvez seja melhor enfrentar as chuvas do verão.

Veja também:  O Que Fazer em Gramado e Canela - Dicas de Passeios

Quanto ao melhor dia para ir, vai depender do seu gosto por "calor humano". Se você prefere passear com mais tranquilidade, sem movimento, naturalmente os períodos que devem ser evitados são as férias escolares e os feriados prolongados. A densidade demográfica dos turistas diminui consideravelmente nos dias de semana e você vai ter a cidade, sobretudo os centros históricos, praticamente só para si.

É claro que, em alguns momentos, você será obrigado a aguentar a multidão, mas nesse caso estamos falando das festas e, portanto, compensa.

  • Festa Literária de Paraty ou FLIP: realizada geralmente em julho, quando não há eventos de grande proporção no Brasil, esta festa já é tradicional há muitos anos e reúne leitores e autores de todo o Brasil e até de outros países;
  • Festas Católicas: Em qualquer cidade, um dos momentos de maior comemoração são as festas católicas e não é diferente em Paraty. Você pode aproveitar épocas como a Páscoa, a Festa do Divino e, especialmente, Corpus Christi em que a cidade, que já é linda por natureza, fica enfeitada com os tradicionais tapetes coloridos feitos de serragem e areia.
Veja também:  O Que Fazer em Porto de Galinhas - Roteiro de Passeios

Como chegar em Paraty?

  • De avião: O aeroporto mais próximo da cidade está no Rio de Janeiro, a 240 km. O aeroporto de Garulhos, em São Paulo, é um pouco mais longe, 280 km.
  • De carro: Quem já está na Cidade do Rio de Janeiro pode pegar a Avenida Brasil e cair direto na BR 101, a Rio-Santos. O trajeto tem duração entre 3h30 e 4h. Se você estiver com problemas na Avenida Brasil, pode ser que a Linha Vermelha seja um melhor trajeto e você vai pegar a Rio-Santos à altura de Itaguaí. Nesse segundo caso, você andará mais 20km.
  • De trânsfer: Pagando cerca de R$200,00, você pode viajar de trânsfer entre o Rio e Paraty. Atenção, pois você deve agendar a viagem com dois dias de antecedência e é preciso de, no mínimo, ter dois passageiros para o passeio acontecer .
  • Viajando de São Paulo para Paraty de ônibus: Com seis horas de duração e parada em São José dos Campos, a Reunidas Paulista oferece cinco horários diferentes.
Veja também:  Onde Ficar em João Pessoa (PB) - Melhores Hotéis e Pousadas

Paraty tem tudo para ser a viagem de seus sonhos, há diversas festas, restaurantes, praias, além do centro histórico. Com um bom planejamento, não há como dar errado. Aproveite e viaje com sua família, com amigos ou com quem você ama e construa memórias inesquecíveis. Com certeza você vai querer voltar mais vezes e em diferentes épocas do ano.


Você já viajou para Paraty? Divida suas experiências por meio de um comentário. Não se esqueça de compartilhar nossas dicas nas redes sociais para que você e seus acompanhantes possam se decidir qual é a melhor época para viajar e como chegar.

Por: Jéssica Lima Cochete



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *