A Praça do Passeio Público, em Fortaleza, é um dos patrimônios históricos mais antigos da cidade. Foi construída em 1890. O local, que já foi palco de muitos acontecimentos importantes, era conhecida como Praça dos Mártires, por causa de execuções de líderes que ocorreram no decorrer da história do Ceará.
A praça conta também com amplo número de árvores, protegidas pela prefeitura, cada uma com placas informando nome e origem. Em contrapartida, agora é uma dos lugares mais modernos da cidade, sendo uma das primeiras a oferecer serviços de acesso gratuito de Internet sem fio à população.
Para utilizar o serviço, é simples: basta levar seu noteboook, netbook ou smartphone, sentar-se em um dos bancos da praça e começar a utilizar o acesso. A velocidade da banda larga é de 4 megabytes. Muitas pessoas já fizeram uso do novo serviço e aprovaram, sendo possível até acessar vídeos.
A ideia da prefeitura é atrair visitantes à praça, agora totalmente reformada, mas que continua a ser um lugar tradicional que representa muito da história do povo cearense.
Por Monique Mota