Quando ir a Arraial do Cabo – Melhor Época para Viajar





Saiba aqui quando viajar para Arraial do Cabo.

Apesar da obsessão de muitos brasileiros pelos diversos tons de azul do mar caribenho, há opções no litoral nacional que oferecem cenários igualmente paradisíacos. É o caso de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. A cidade, localizada na Região dos Lagos, há 20 minutos de distância de Cabo Frio, possui areia branca, ondas calmas e tonalidades no mar que variam do turquesa ao azul-bebê.

Em infraestrutura, o município perde para Búzios e Cabo Frio, seus vizinhos mais badalados da Região dos Lagos. Suas principais atividades de lazer são relacionadas ao mar. Se estiver procurando uma agitada vida noturna, há outras opções a serem consideradas.




O passeio de barco até a Ilha do Farol, que possui acesso controlado, é uma atividade imperdível do turismo local. Lá, o visitante encontrará águas cristalinas, com condições ideais para mergulho com snorkel ou cilindro.

Melhor momento para visitar Arraial do Cabo

A visita a Arraial do Cabo pode ser melhor desfrutada fora da temporada. Programe-se, portanto, para uma folga durante a semana, fora do período de férias ou de algum feriado. Assim, você encontrará praias vazias do município de cerca de 30 mil habitantes e, de quebra, conseguirá preços reduzidos de hospedagem.

Veja também:  Turismo em Ilha Grande (RJ) - Pratique os Esportes da Natureza

Em feriados e em fins de semana de verão, a cidade recebe muitos turistas, causando transtornos que podem prejudicar o seu descanso. Nessas situações, é comum encontrar engarrafamentos, poucas vagas para estacionar e dificuldade para reservar vagas em barcos de passeio. Há também quem relate problemas com o fornecimento de luz e abastecimento de água em situações de superlotação do Arraial do Cabo. Nesses casos, é aconselhável se hospedar em Cabo Frio, cidade com 216 mil habitantes e, consequentemente, melhor infraestrutura para receber turistas. Como a distância entre as cidades é pequena, fazer os passeios em Arraial do Cabo partindo de Cabo Frio é uma possibilidade.

Outra questão do verão em Arraial do Cabo no verão são as pancadas de chuva. Os meses de dezembro e janeiro, justamente os das férias escolares de fim de ano, são os mais chuvosos, com precipitação média em torno de 200 mm.

Veja também:  Shows do Bruno Mars no Brasil em 2017

Na primavera, as chuvas são menos frequentes do que no verão, mas ainda são uma possibilidade. As temperaturas são agradáveis. Os melhores meses da primavera para visitar Arraial do Cabo são setembro e outubro, que são os mais secos.

O inverno é a estação mais seca do balneário. Em compensação, as temperaturas são mais baixas, ficando, em média, entre 21 e 24º C. Se for a opção escolhida, vale a pena acompanhar a previsão do tempo e se certificar que o clima esteja agradável – há dias mais quentes do que a média relatada acima.

A melhor época para se visitar Arraial do Cabo é o outono. É uma estação em que se chove bem menos do que no verão, que é a opção mais óbvia de muita gente. Ou seja, é também um período mais vazio no balneário. A temperatura no período também é agradável, chegando aos 30º C entre os meses de abril e maio.

Hospedagem em Arraial do Cabo

A maioria das pousadas de Arraial do Cabo são simples, acomodações modestas sem maiores requintes. Algumas, inclusive, não apresentam um estado de conservação muito bom, portanto é importante pesquisar bem para não ter surpresas desagradáveis. Há pousadas que são casas de veraneio adaptadas. E, mesmo que se opte por alugar uma dessas casas de veraneio, é importante estar ciente que a situação não é muito diferente da encontrada nas pousadas.

Veja também:  Albergues Rio de Janeiro (RJ) - Tupiniquim Hostel

Por isso, é importante frisar que se hospedar em Cabo Frio é uma opção mais adequada ao gosto de alguns turistas, pois possui melhor infraestrutura e opções mais confortáveis.

Ao se hospedar em Arraial do Cabo, a localização mais interessante é ficar no canto esquerdo da Praia dos Anjos, nas proximidades da Praça da Cova. Não se trata de um trecho indicado para banho, mas a logística do local é a ideal, próximo de onde saem os passeis de barco, da trilha que vai até a Praia do Forno e com restaurantes, lojas e agências de passeios.

Por Luís Fernando Santos



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *