Quando ir para Tiradentes (MG) – Melhor Época para Viajar





Saiba aqui qual é a melhor época para conhecer a cidade de Tiradentes (MG).

A encantadora e convidativa cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, é o destino turístico preferido de muitas pessoas que procuram por um local para se desconectar de toda a correria do dia-a-dia das grandes cidades.

É com certeza um dos melhores destinos para quem gosta de conhecer cidades históricas, um bom roteiro gastronômico, paisagens belíssimas e construções de nível colonial impressionantes. O mais legal é que na verdade, a cidade não é muito grande e a maioria das suas mais procuradas atrações se localizam em um único local, no Centro Histórico, que é onde grande parte da magia dessa cidade acontece.




Mas, ficar atento quanto ao clima pode fazer toda diferença na sua experiência nessa viagem. E nem estamos falando apenas sobre os fatores exatamente climáticos como chuva e ventania. Há também que levar em consideração os períodos em que a cidade fica muito mais cheia e movimentada com o turismo (que acaba elevando o preço de praticamente tudo), entre outros aspectos.

Veja também:  Turismo em Inhotim (MG)

Afinal, qual a melhor época para ir a Tiradentes?

Tiradentes segue o clima tradicional da região de Minas Gerais. As chuvas geralmente marcam presença garantida no verão e inverno. Mas, vale mencionar que apesar do frio ser um pouco mais rigoroso no inverno, as temperaturas mínimas e máximas não são insuportáveis, muito pelo contrário, a temperatura costuma se manter agradável durante todo o ano.


Os melhores meses para visitar o Centro Histórico de Tiradentes

Como a maioria das atrações em Tiradentes giram em torno do seu Centro Histórico, que é ao ar livre, fica claro que a melhor época para viajar e visitar essa cidade é durante o período mais seco do ano, que geralmente é nos meses de abril a setembro, onde quase não se vê sinais de chuva.

Já no início e final de ano (dezembro a fevereiro), que é o período em que se tem mais calor na cidade, se tem também mais probabilidade de chuva. Apesar da alta probabilidade de chuvas fortes e constantes nesse período, há sempre dias de trégua.

Veja também:  São Tomé das Letras (MG) reserva Grandes Formações Rochosas

Em fevereiro a cidade se transforma completamente

Se você não gosta de folia, é melhor passar longe do período do Carnaval. A cidade é muito tradicional, portanto, ainda comemora essa época do ano com uma festividade banhada a bloquinhos de rua e muitas marchinhas, o que é um prato e tanto para quem deseja uma programação diferente dos famosos festejos de Salvador, Rio de Janeiro ou São Paulo.

Além disso, nesse período de festividades, você deve lembrar que as ruas ficam lotadas de pessoas e muitas atrações podem acabar não funcionando ou funcionando com horários alterados e até restritivos. Isso também se aplica a restaurantes, museus, igrejas e outros estabelecimentos da cidade.

Dá para conhecer Tiradentes no feriado?

Apesar dos finais de semana receberem uma grande quantidade de turistas, é nos feriados que costuma-se ver a cidade realmente cheia. Em quase todos os feriados é praticamente garantido que a cidade esteja muito mais movimentada e os preços das diárias dos hotéis estejam muito maiores. Se procura pagar mais barato e ter mais conforto, não recomendamos visitar Tiradentes em épocas de feriado.

Veja também:  Onde Comer em Tiradentes (MG) - Melhores Restaurantes

Lembre-se também que é em Tiradentes que acontecem alguns eventos nacionais superimportantes como a Mostra de Cinema (que acontece em Janeiro), o Festival de Cultura e Gastronomia, dentre outros que também podem interferir na dinâmica da cidade.

Espero que esse guia possa ter te ajudado a planejar melhor sua viagem. Tenho certeza que você irá amar conhecer esse lugar incrível. Não deixe de aproveitar ao máximo todas as belezas e atrações que essa bela cidade pode te oferecer e até a próxima!

Por: Darlan Barbosa



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *