Será que a Black Friday foi boa para o setor de Turismo?



Alguns estudos foram realizados sobre a intenção de compra dos consumidores na Black Friday. Uma das revelações deste estudo não foi tão agradável para os empresários do setor de viagens, turismo e hotelaria. Isto porque este segmento está como um dos últimos produtos ou serviços na lista de intenção de compra do consumidor brasileiro que pretende aproveitar a Black Friday.

Sabemos que a Pandemia e a crise econômica que assolou milhares de lares dos brasileiros, tem deixado os consumidores receosos para compras. Nesta pesquisa foram constatados que são poucos os brasileiros que manifestaram intenção de comprar e aproveitar os descontos nesta Black Friday. De todo o montante pesquisado apenas 6% dos consumidores alegaram ir às compras nesta Black Friday. E destes consumidores que irão as compras, apenas 10% deles informaram que o segmento do turismo fazem parte das suas intenções de compra.



O que os consumidores estão de olho nesta Black Friday?

Os itens de maior interesse neste Black Friday são produtos eletrônicos e eletrodomésticos, celulares e artigos e utensílios ligados à moda e acessórios também estão em alta. A empresa que realizou esta pesquisa, a Conversion, os dados pesquisados se basearam em um modelo metodológico de uma empresa de consultoria americana McKinsey. As pesquisas revelam que o foco dos consumidores tem sido adquir produtos e mercadorias voltadas para o lar, com o intuito de entreter ou ainda melhorar a vida cotidiana, principalmente neste momento de isolamento.



Black Friday em plena pandemia, o que esperar?

Uma pesquisa realizada com 400 brasileiros revelam que os consumidores brasileiros possuem ainda muita desconfiança dos descontos que os estabelecimentos realizam no Black Friday e temem as fraudes. Apesar de serem receosos, os dados apontam que mesmo em plena pandemia este será um dos maiores Black Friday quanto a oferta de produtos e descontos por parte dos estabelecimentos.

Leia também:  Brasil subiu no ranking de competitividade do turismo

Além deste cenário, com o isolamento social as famílias têm percebido com o tempo maior em casa dos produtos eletro e eletrônicos que tem sentido falta. Itens que podem melhorar o cotidiano da família ou que vem com o intuito de entreter.

Não podemos deixar de destacar também a funcionalidade do e-commerce que teve um crescimento absurdo neste momento de pandemia. As vendas online lideram o mercado e até estabelecimentos que tinham o enfoque totalmente voltado a compras presenciais, tem hoje se adaptado em demonstrar os seus produtos de maneira online e utilizar de estratégias.

O que os dados da pesquisa revelam?

Dos consumidores brasileiros que foram entrevistados foi constatado que a sua maioria (mais de 75%) irão realizar suas compras em plataformas online com receio de aglomerações em lojas e consequentemente contraírem corona vírus.

Outro dado muito interessante é que metade dos consumidores alegaram que irão adquirir algum produto que auxilie na proteção á doença Covid 19.

A maioria dos consumidores realizaram na black Friday as compras de natal para conjugue e filhos.

Os produtos para casa lideram as intenções de compra, os mais cotados a serem comprados nessa black Friday são eletrodomésticos, eletrônicos e ainda aparelhos celulares.

Setor do turismo na Black Friday

O setor do turismo, viagens e hotelaria foram os que tiveram as menores intenções de compras. Apenas 10% dos consumidores manifestaram intenção de adquirir um produto ou serviço ligado a esta área. Infelizmente o dado refletido pelo impacto da pandemia, também é devido pela segunda onda de contaminação que já está presente em toda a Europa.

Valor médio gasto

A pesquisa mostra ainda que 32% dos consumidores pretendem gastar mais de mil reais nesta Black Friday.

Leia também:  Turismo de Aventura em Campos do Jordão (SP)

Já 47% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 500,00 e R$ 3000,00.

Os 34,8% restantes salientam que estão dispostos a gastarem um pouco menos, entre R$ 150,00 a R$ 500,00.

Texto de Adriana Silva Souza

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *