Tamanho da Bagagem de Mão – Início da Fiscalização





Confira aqui todos os detalhes sobre a fiscalização da bagagem de mão em voos nacionais.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas – ABEAR, anunciou que neste próximo dia 10 de abril, quarta-feira, todas as empresas aéreas nacionais começarão com um novo regime, que passa a ser muito mais severo no quesito que diz respeito a fiscalização das malas de mãos nos voos domésticos.

A Associação informou ainda que essa fiscalização será unificada para todas as empresas aéreas nacionais, e a partir dessa data, todas as empresas aéreas nacionais deverão exigir dos seus usuários que as suas bagagens de mão agora deverão seguir os padrões que são exigidos pela Associação Internacional de Transporte Aéreo, a Iata, devendo então a mala de mão ter as medidas de 55 centímetros de altura, contando já com as rodinhas e a alça da bagagem, 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade.




Caso o passageiro possua ainda uma bolsa de mão, possuindo os seus itens pessoais, poderá acomodar a bolsa na parte de baixo do banco que fica localizado na sua frente. Para essa bolsa, o tamanho máximo exigido é de 35 centímetros de altura, 45 centímetros de largura e de 20 centímetros de profundidade.

Veja também:  Como Fazer Check-In Online na Azul - Aplicativo e SMS

Essa mudança no limite de bagagem será feita em duas fases, sendo a primeira fase feita ainda no mês de abril desse ano, quando os aeroportos começarão a ter uma fiscalização maior e ainda mais severa, sendo iniciado como forma educativa, para orientar a todos os usuários.


Já na segunda fase, que acontecerá no mês de maio desse ano, as bagagens que estiverem fora das exigências da empresa aérea deverão ser despachadas como uma bagagem grande. Esse despacho deverá ser feito nos check-ins das empresas aéreas nacionais e podem ser cobrados valores a parte, dependendo do que foi contratado pelo cliente na hora da compra da passagem da referida viagem.

A implementação dessas novas regras será iniciada já no dia 25 de abril do corrente ano, sendo que as informações aos usuários em relação a essas novas regras acontecerão de maneira dividida entre alguns aeroportos.

Veja também:  Compras no Exterior - O Que não é Taxado

Os primeiros aeroportos que irão informar de maneira educativa aos seus passageiros serão os aeroportos de Brasília, de Curitiba, de Campinas e de Natal, que são eles: Juscelino Kubitschek, Afonso Pena, Viracopos e Aluízio Alves.

Porém, já em seguida, na outra semana, outros aeroportos irão levar essas informações de maneira educativa para os seus usuários, são eles: Aeroporto Pinto Martins, localizado em Fortaleza- Ceará, Aeroporto de Confins, localizado em Belo Horizonte- Minas Gerais, Aeroporto de Guarapes – Gilberto Freyer, localizado em Recife – Pernambuco, Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, localizado em Salvador – Bahia, Aeroporto Val- de – Cans – Júlio Cezar Ribeiro, localizado em Belém – Pará.

No dia 2 de maio desse ano, irá acontecer de fato a exigência de que o usuário faça o despacho da bagagem que estiver fora dos padrões que são exigidos pela empresa aérea.

Veja também:  Onde Comer em Foz do Iguaçu - Melhores Restaurantes

E ainda no dia 24 de abril do corrente ano, irá começar essa divulgação das informações de maneira a educar os usuários nos Aeroportos Salgado Filho, localizado em Porto Alegre – RS, Santa Genoveva, localizado em Goiânia – GO, Congonhas, localizado em São Paulo – SP, Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos – SP, RIO Galeão – Tom Jobim, localizado no Rio de Janeiro – RJ, Santos Dumont, localizado no Rio de Janeiro – RJ. Para esses aeroportos supramencionados, a regra irá se iniciar de fato no dia 13 de maio desse ano.

Com isso, cabe aos passageiros ficarem sempre muito atentos quando forem viajar, devendo agora respeitar a todas as especificações que forem exigidas quanto ao tamanho da bagagem de mão, para não ter problema na hora do embarque, bem como evitar gastos a mais com despachos de bagagem em cima da hora do embarque.

Por Carol Wurlitzer



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *