Tirar visto norte-americano pode ser bastante demorado em alguns casos. Por isso, diversos moradores da região Sul do Brasil têm escolhido outra opção para obter o documento: vão à Montevidéu, no Uruguai. Embora pareça algo curioso, essa pode ser uma boa saída para agilizar o processo, até mesmo com certa economia.
Isso acontece porque a solicitação de visto nesse caso pode ser feita em qualquer embaixada ou consulado em qualquer país. Basicamente, os critérios adotados serão os mesmos, a diferença é que as entrevistas de rotina serão feitas em língua espanhola. Ao contrário do acontece no Brasil, que são feitas em língua portuguesa.
Analisando essa situação, diversos brasileiros têm optado ir ao Uruguai para solicitar o visto, em vez de ir até São Paulo, por ser mais rápido e barato. Por lá, a entrevista pode ser agendada para o dia seguinte e, nesse mesmo período, já é possível tirar digitais e fazer entrega das fotos requisitadas.
Já na capital paulista, é preciso pelo menos dois dias disponíveis e ir até dois locais: Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), para que possam ser colhidos dados biométricos, e Consulado Americano, para realização de entrevista com um cônsul.
Para poder fazer tudo isso em apenas um dia, é preciso ir até Brasília ou Recife, destinos um pouco distantes do Sul.
Além disso, o passaporte no Uruguai é entregue em dois ou três dias úteis, que pode ser retirado pessoalmente ou enviado através de transportadora. Em São Paulo, esse processo pode levar até dez dias.
Além dessas facilidades, a proximidade do país latino-americano com a região torna os gastos de deslocamento e hospedagens bem menores. Afinal, para ir até São Paulo é preciso que moradores do Sul, em alguns casos, precisem pagar viagens de ônibus, avião e diárias em hotéis.
Dependendo do estado em que mora, esse custo pode ser muito inferior, devido à rapidez do processo e distância, que pode ser percorrida de carro. Assim, muitos aproveitam a situação para passear por Montevidéu e conhecer as atrações e belezas da cidade. Dessa forma, une-se o “útil ao agradável”.
Camilla Silva
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?