O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou recentemente um decreto polêmico sobre imigração. As novas regras atingem também os brasileiros.
As principais mudanças estão na renovação e emissão dos nossos vistos para os Estados Unidos. As informações, que começam a vigorar nesta semana, já foram confirmadas pela embaixada norte- americana.
A partir de agora, somente os brasileiros que derem entrada na renovação de seus vistos em até 12 meses após o vencimento estarão isentos da entrevista. Antes, os solicitantes de renovação tinham prazo de até 48 meses.
A margem de idade também sofreu alterações. Antes das novas regras, menores de até 16 anos e pessoas com mais de 66 anos não eram convocadas para entrevistas. Com as mudanças, a margem diminuiu e apenas menores de 14 anos e maiores de 79 serão dispensados das entrevistas.
O decreto que altera normas imigratórias gerou uma enorme polêmica em todo o mundo. Assinado na semana passada, ele proíbe não apenas a entrada de qualquer cidadão muçulmano em solo americano como também a chegada de refugiados.
Mesmo antes do endurecimento dessa lei, os brasileiros já estavam encontrando mais dificuldade para viajar aos Estados Unidos. Segundo pesquisa realizada pela Travel State, o número de recusa de vistos triplicou no último ano. De 2014 para 2015, o percentual de vistos negados correspondia a pouco mais de 5%, já no período de 2015 a 2016 as respostas negativas superaram a margem de 16%.
Segundo especialistas, o aumento no número de recusas de vistos é consequência da crise econômica que estamos atravessando. Há muito mais desconfiança de que os brasileiros queiram entrar no país para trabalhar, afinal, a taxa de desemprego chegou a 12%, uma das mais altas já registradas até hoje.
A recomendação para aqueles que pretendem tirar seu visto é comparecer com documentação extra. Assim, caso seja solicitado, é mais fácil provar as condições financeiras e a intenção de voltar ao Brasil.
Outro ponto fundamental é que o preenchimento dos formulários deve ser feito com bastante atenção. Muitas pessoas acabam preenchendo algo errado e como os agentes possuem pouco tempo para análise, é comum que o visto seja negado.
Por Beatriz
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?