A caatinga (mata branca) é exclusiva do Brasil e grande parte da sua fauna e flora só existe no território brasileiro. Há um grande período de seca que faz com que a paisagem fique, aparentemente, esbranquiçada. Daí a origem do nome em tupi. Na parte mais alta da caatinga está a Chapada Diamantina, na região central da Bahia.
Vegetação rasteira, um enorme e belo conjunto de serras, rios e cachoeiras que formam piscinas naturais são algumas das atrações do local. Algumas áreas são preservadas e protegidas por lei. O turismo ecológico na Chapada é um dos mais procurados e uma das principais referências é o Parque Nacional da Chapada Diamantina, cujo órgão responsável é o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Para conhecer lugares com tanta diversidade e pontos a serem explorados sempre é bom estar acompanhado por guias ou especialistas. O objetivo é não deixar que se perca nenhum detalhe. Um site com boas orientações é o www.eco.tur.br.
Por R. Tesch
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?