Turismo em Caldas Novas – Melhor Época para Viajar





Saiba aqui qual é a melhor época do ano para conhecer Caldas Novas.

É fato que Caldas Novas tornou-se a estação termal mais famosa de todo Brasil, afinal de contas, quem nunca ouviu falar sobre esse paraíso? Para começar, as estações termais foram descobertas por acaso, no século 18. A pincípio, tornaram-se famosas e, além disso, passaram a ser utilizadas com o intuito de auxíliar em tratamentos de saúde. No entanto, com o tempo, as fontes deixaram de possuir caráter terapêutico para assumir caráter de entreterimento, que nos dias de hoje é responsável por levar a Caldas Novas aproximadamente 500.000 visitantes em temporadas de mais movimento.

Para quem quem não sabe, Caldas Novas foi autoproclamada como a maior estância hidrotermal do mundo. As suas águas brotam de forma natural em temperaturas superiores a 35ºC e abastecem os grandes parques aquáticos da cidade, assim como as piscinas de hotéis, condomínios e flats. É possível visitar um parque diferente por dia, durante 7 dias. Tudo isso torna-se possível por causa do clima do cerrado brasileiro, que permite aos turistas relaxar, brincar, mergulhar, boiar e nadar em qualquer época do ano.

Veja também:  Ibirapuera está na lista dos parques mais belos do mundo



Além das famosas hidrotermais, Caldas Novas também é referência como capital brasileira do time-sharing. Desse modo, muitos turistas acabam alugando flats e apartamentos por tempo estimulado, o mais comum é aproximadamente 15 dias.

Outro atrativo da cidade é a música. Por estar localizada na região Centro-Oeste os estilos musicais mais comuns são o pop e o sertanejo, e movimentam a cidade em épocas de férias, bem como os feriados prolongados. Dessa maneira, shows em casas de espetáculos e clubes estão bastantes comuns no local e reúnem multidões de fãs, trazendo uma cara mais jovem a uma região marcada principalmente pelo sertanejo raiz, em que a maior parte dos simpatizantes são idosos.


De acordo com os guias turísticos, para explorar a cidade de Caldas Novas é necessário pelo menos dois dias, ou seja, três pernoites. Isso porque, a cidade conta com quatro atrações principais de parques aquáticos. Sendo assim, percebe-se que há inúmeros programas para o dia, mas o que fazer a noite? Se você pensou em descansar, essa sem dúvidas é a resposta errada, pois as atrações noturnas contam com barzinhos e casas de shows lotadas. Por isso, é recomendável àqueles que desejam conhecer Caldas Novas programar a viagem para o final de semana, feriados prolongados e férias.

Veja também:  Réveillon em São Paulo 2017 - Locais para comemorar

A afirmação de que a melhor época do ano para visitar Caldas Novas é o inverno, é feita por unanimidade. Desse modo, os meses de maio, junho e julho são os mais em alta, pois raramente chove.

Por outro lado, os meses mais quentes são posteriores ao inverno, no início da primavera, são eles: agosto, setembro e outubro, sendo que o mês de agosto é o mais quente de todos.

O período mais chuvosos vai desde novembro até o mês de abril. Isso porque, as precipitações são superiores a 200mm e não há registro de forte calor, nem mesmo no mês de janeiro, em que em outras regiões do país é o mês do ano que oferece maior registro de temperatura.

Veja também:  Busan - Coréia do Sul - Passeios e Atrações Turísticas

Ainda assim, os meses em que há maior número de turistas, são os de férias, ou seja, vão de janeiro ao mês de julho.

Não se pode deixar de mencionar as grandes festas que ocorrem anualmente em Caldas Novas e deixam a cidade muito cheia, com muitos turistas que aproveitam os shows para fazer aquela visita aos parques aquáticos e aproveitarem bastante as hidrotermais. Esses shows são: Caldas Country Show, que acontece no mês de novembro; Festeja Caldas Novas, que ocorre em julho; Festas Juninas, com quadrilhas, arraiais e forró; Carnaval e Verão Sertanejo, que acontece no mês de janeiro.

Ana Paula Oliveira Coimbra



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *