Já sabe onde vai passar as suas próximas férias? Um destino bastante convidativo é a cidade de Manaus, no Amazonas, que concentra algumas das principais belezas da região Norte do Brasil. O local é cheio de pontos turísticos para todos os gostos, museus que recontam a história do país e uma culinária diferenciada e deliciosa.
Para aproveitar bem a sua viagem, o ideal é reservar entre quatro e cinco dias para passear pela capital amazonense. Monte o seu roteiro com antecedência, assim você pode se preparar para as atrações que pretende curtir por lá.
Quer saber mais? Confira, abaixo, tudo o que você pode fazer em Manaus!
Construído no ano de 1880, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa fica próximo do porto, bem no centro da cidade e é indispensável para quem quer provar as comidas típicas da região. O prédio histórico apresenta uma arquitetura inspirada nos mercados de Paris, tendo diversos boxes que comercializam cosméticos, artesanato local, frutas, cachaças e pratos típicos.
O espaço abre de segunda a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 6h às 12h, sendo uma boa opção para comprar umas lembrancinhas.
O Teatro Amazonas foi inaugurado em 1896, no período do Ciclo da Borracha, quando a região tinha como economia principal a exportação de látex para a Europa. O ambiente surgiu como uma alternativa de cultura e lazer para os estrangeiros que passam pela cidade. O destaque fica por conta da sua arquitetura francesa e rica em detalhes.
Os turistas podem conhecer o teatro com visitas guiadas, em que se contam as histórias da construção até os dias atuais. Também é possível aproveitar para assistir eventos locais que vão desde ópera até festivais de dança e música.
Parada obrigatória para quem vai para Manaus, não deixe de passear pela floresta amazônica. Para isso, é necessário contratar guias turísticos que o levarão de barco para o encontro das águas. Na sequência, o barco segue para a feirinha de artesanato, permitindo que você entre em contato com os moradores locais e também veja macaquinhos, preguiças, jacarés e cobras.
O passeio pode ser finalizado com uma parada no restaurante flutuante, que é um buffet com comidas típicas da região, como tambaqui, moqueca de pirarucu, tacacá, e sorvete de tucumã.
Trata-se de um museu que fica a céu aberto dentro de uma reserva florestal, fazendo divisa com o Jardim Botânico de Manaus. Pode-se fazer trilhas com o acompanhamento de guias pela floresta. Esta é uma boa oportunidade para conhecer a flora e fauna do local, pois há a possibilidade de avistar bichos pelo caminho. Passe também pelo borboletário experimental que é aberto para visitantes.
O cartão postal do museu é uma torre com 42 m de altura, o que corresponde a um prédio de 14 andares, que está fixada em cima das árvores. Ao subir no monumento, você tem acesso a três plataformas com visões diferentes, o que inclui o topo da floresta e animais de pequeno porte.
As temperaturas costumam ser altas em Manaus e para se refrescar no calor, os manauenses costumam ir até a Praia de Ponta Negra, que tem um calçadão, praças e muitos barzinhos. Assim, você pode pedir um açaí e descansar ouvindo o barulho do mar.
Gostou das atrações de Manaus? Com um roteiro bem planejado, você pode escolher melhor o seu local de hospedagem, podendo ficar um local estratégico, que facilite a sua locomoção para os pontos turísticos que deseja conhecer. Faça as malas e boa viagem!
Simone de Paula Leal
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?