Turismo em Veneza – Como Chegar e se Deslocar





Confira aqui como chegar e se locomover em Veneza.

Se você está pensando em fazer uma viagem para Veneza, é importante estar atento às informações que se seguem. Afinal, uma cidade onde as ruas são tomadas pelas águas exige que a logística do passeio, desde a chegada, seja bem planejada.

A chegada por terra

Há dois locais por onde se pode chegar por terra à Veneza. A Piazzale Roma é uma espécie de rodoviária da cidade. O local é o ponto final dos ônibus que seguem do aeroporto, os urbanos, interurbanos e de excursão. Também é o ponto final do monotrilho que parte do Terminal de Cruzeiros, onde há os estacionamentos de Tronchetto. Na praça há pontos de táxis, que realizam o trajeto até o aeroporto.




Na Piazzale Roma, o viajante pode pegar o vaporetto de praticamente todas as linhas Se você souber a linha que melhor o atende, será um importante meio de transporte.

Veja também:  Turismo em Catânia - Sicília - A Cidade das Artes

A estação Venezia Santa Lucia é o local onde chegam os trens de diversas cidades italianas, incluindo a vizinha de Mestre. Na cidade, é comum, inclusive em sinalizações, denominar a estação como Ferrovia. Em sua frente, também há paradas dos vaporettos de praticamente todas as linhas.


A chegada pelo aeroporto

Ônibus

Do Aeroporto Marco Polo, a maneira mais barata para seguir para Veneza é através de ônibus. Há duas opções, o ATVO, que é mais luxuoso, e o ACTV, mais modesto. As duas modalidades seguem para a Piazzale Roma, último local de Veneza com a possibilidade de se chegar de carro.

O ATVO custa 8 euros e segue sem paradas até a Piazzale Roma. Se comprada ida e volta de uma vez, o ticket sai por 15 euros. As passagens podem ser compradas pela internet, na loja da ATVO na Piazzale Roma, com o motorista do ônibus e em máquinas no aeroporto. O trajeto dura, em média, 20 minutos.

Veja também:  Destinos Baratos para Viajar no Carnaval 2019

O ACTV, por outro lado, é bem menos confortável. O trajeto, realizado com paradas, dura 30 minutos. O preço é o mesmo do ATVO, mas pode ser combinado com o bilhete de vaporetto, o que poderá reduzir o custo do deslocamento até o hotel.

Mas fique atento: empresas aéreas de baixo custo vendem passagens para o Aeroporto de Canova, em Treviso, como sendo “Veneza”. O aeroporto, na verdade, fica a 35 minutos de ônibus até Mestre, um total de 50 minutos de distância de Piazzale Roma. Em todo caso, há a possibilidade de pegar ônibus da ATVO para fazer o trajeto.

Táxis

São a opção mais conveniente para chegar no Terminal de Cruzeiros diretamente, sem passar pela Piazzale Roma. Para ir direto ao hotel, será necessário descer na Piazzale Roma e seguir através de táxi aquático ou vaporetto. A corrida do aeroporto Marco Polo até a Piazzale custa 55 euros e comporta até 3 pessoas.

Chegada de barco

Existe a opção de chegar à Veneza de barco. Há 10 minutos do desembarque, através de uma passarela coberta e com esteiras rolantes, fica o Terminal Hidroviário. Com a Alilaguna, a viagem sai por 15 euros (27 se compradas a ida e a volta) e pode ser comprada pela internet.

Veja também:  Viagens para pessoas sozinhas - Dicas de locais

Há também a possibilidade de compartilhar um barco, que o deixará no pier mais próximo de seu hotel. O preço por pessoa é de 32 euros e os barcos podem comportar até 8 passageiros.

Um táxi aquático, para quem procura uma experiência mais exclusiva, custa 120 euros. Como o veículo se desloca por canais menores, você poderá descer bem perto de seu hotel.

Terminal de Cruzeiros

Para realizar o deslocamento entre o Terminal de Cruzeiros e Veneza há o monotrilho, chamado People Mover. Ele parte a cada 7 minutos e em 2 minutos chega à Piazzale Roma. O custo do monotrilho é de 1,50 euro. O ticket pode ser comprado em máquinas próximas às catracas de embarque.

Por Luís Fernando Santos



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *