Turismo Náutico no Brasil está em alta, veja como funciona

Você já ouviu falar em Turismo Náutico? Veja como funciona essa nova opção de turismo que virou tendência entre os brasileiros.

Com o início do isolamento social no ano de 2020, um setor cresceu consideravelmente no Brasil foi o turismo náutico, que vem tendo uma procura muito além da esperada e considerada normal.

Isso porque a ideia de realizar uma exploração em águas nas regiões litorâneas utilizando embarcações particulares se tornou muito mais atrativa com a pandemia e o distanciamento social ocasionado pelo Covid-19. Com isso, de lá pra cá, a busca pela realização do turismo náutico vem se fortalecendo e sendo considerada uma das maiores tendências já que o país merece grande destaque no que se refere às regiões que possibilitam essa modalidade.

O que mudou?

Anteriormente, sabe-se que essa exploração foi muito pouco atrativa no Brasil, mesmo que a nação possuísse um número superior a oito mil quilômetros de margens fluviais e de litoral. Ganhando atenção por aqui agora, o aumento também foi registrado na Europa, que ampliou o seu leque de oportunidades e vem crescendo nas buscas e alugueis de barcos.

Prova disso é de que, em território brasileiro, o número das embarcações reservadas para o feriado nacional de 7 de setembro já pode ser equiparada com os registrados no último ano novo. Em dados, isso já pode ser considerado como algo inédito no turismo náutico do país.

O que precisa para realizar o turismo náutico?

O melhor de tudo para a realização do turismo náutico é que esse não exige dos participantes uma habilitação ou uma licença para pilotar a embarcação. Portanto, o único requisito é estar disposto a encarar esse desafio e se aventurar.

Para os mais medrosos ou que possuem receios sobre a condução, é possível pagar uma taxa adicional pelo serviço, garantindo assim a presença de um marinheiro durante todo o passeio. Entende-se que essa é a opção mais segura e que acaba permitindo que os participantes consigam prestar mais atenção nas belas paisagens e se divertir.

Sobre os valores, é importante lembrar que os pacotes possuem uma variação de preço conforme a empresa que for contratada e de acordo com as atividades que forem incluídas. É o exemplo dos esportes aquáticos que garantem que a experiência seja ainda mais interessante.

Onde já é praticado?

No Brasil, o turismo náutico já vem sendo praticado em lugares praianos, sendo mais popular em regiões de forte turismo nesse sentido. É o caso de Ilhabela, em São Paulo; Recife, no Pernambuco; Fortaleza, no Ceará; João Pessoa, na Paraíba; Florianópolis, em Santa Catarina; Paraty, no Rio de Janeiro; Fernando de Noronha, em Pernambuco; Morro de São Paulo, na Bahia; Ilha Grande, no Rio de Janeiro; Natal, no Rio Grande do Norte; Caraguatatuba, em São Paulo; e, ainda, Paraty, no Rio de Janeiro.

Alguns municípios também têm tentado conquistar uma fatia de mercado nesse sentido, como é o caso da cidade carioca de Niterói. Isso porque já existe um projeto que está sendo realizado em parceria com a Fundação Euclides da Cunha, juntamente com a Prefeitura Municipal e a Universidade Federal Fluminense, a UFF, para tornar o local mais atrativo nesse sentido.

E você, o que acha sobre essa prática que vem conquistando cada vez mais brasileiros? Nos fale nos comentários.

Compartilhe

Posts Recentes

Praia do Sono é refúgio para escapar do agito da cidade grande

Entre as inúmeras praias brasileiras, algumas possuem nomes curiosos que despertam interesse e até mesmo… Leia Mais

7 melhores passeios infantis em São Paulo: diversão e educação para os pequenos

Diversão e Aprendizado para Crianças em São Paulo São Paulo, a vibrante metrópole brasileira, não… Leia Mais

Belezas à Beira-Mar: Explorando as Maravilhas do Litoral Norte Paulista

O Litoral Norte de São Paulo é um tesouro escondido na costa brasileira, um paraíso… Leia Mais

Viagens para Famílias: destinos inesquecíveis para Aventuras com Crianças

Trancoso: Paraíso Tropical na Bahia Trancoso, localizado na Bahia, é um destino perfeito para famílias… Leia Mais

Turismo no Alentejo: onde o tempo pausa e a natureza encanta

O Encanto do Alentejo Em outubro, o Alentejo revela um Portugal autêntico e intocado. Com… Leia Mais

Descubra os Top Destinos Globais para Viagens em 2024

A jornada para descobrir os destinos de viagem mais emocionantes em 2024 começa com a… Leia Mais